10 dicas para ter uma escola mais sustentável

10 dicas para ter uma escola mais sustentável

Ações simples realizadas no ambiente escolar podem ajudar a preservar o planeta e a natureza. Veja como ter uma escola mais sustentável!

 Se existe um ambiente que deve se preocupar com a sustentabilidade, é o escolar.  Afinal, a escola é a responsável pela formação das próximas gerações e não pode se isentar da responsabilidade de ensinar os futuros adultos a se relacionarem com o meio ambiente.

Trata-se de um tópico a cada dia mais em alta, já que a realidade do planeta exige sérios cuidados com os recursos naturais. O papel da escola sustentável é mostrar como é possível mudar nossa forma de consumo para preservar a natureza e seus recursos. Mas, afinal, como ser sustentável nos dias atuais?

O que é uma escola sustentável?

Uma escola sustentável é aquela que repensa todos os seus processos a favor do meio ambiente.  Portanto, muito mais do que apenas discursar sobre o assunto, essas instituições desenvolvem práticas para formar cidadãos realmente preocupados e engajados com o futuro do planeta.

Em uma escola sustentável é comum encontrar estímulos que contribuem para a formação de alunos conscientes, e isso é muito importante. Além de colocar o discurso em ação no dia a dia, o ambiente escolar desenvolve atividades permanentes e participativas para seus alunos e comunidade.

Qual a importância de uma escola sustentável?

Os reflexos de uma escola sustentável são perceptíveis a curto e longo prazos. Estimular um pensamento voltado para a sustentabilidade é importante para a construção de um mundo capaz de gerenciar os recursos naturais.

A preocupação com a sustentabilidade também tem outros impactos diretos. Por exemplo, há efeitos na economia da escola, na imagem dela perante a comunidade e no seu relacionamento com os alunos.

Mas, sem dúvidas, um dos motivos que tornam a escola sustentável relevante é seu poder transformador nas atitudes e perspectivas de jovens e crianças. São eles que, num futuro próximo, cuidarão do planeta, fazendo escolhas que contribuirão para o bem-estar de todos.

10 dicas para uma escola mais sustentável

Não sabe por onde começar a adotar uma postura mais sustentável na sua escola? Separamos 10 dicas simples que podem influenciar, de forma positiva, os processos escolares e na experiência dos alunos e comunidade.

Reciclar é importante

Ensinar como reciclar de forma correta é importante, mas incluir essa atividade na rotina dos alunos é muito mais interessante. A escola pode dedicar um espaço à coleta seletiva, propor atividades que envolvam o assunto e fazer que a prática se incorpore ao dia a dia de seus alunos.

Economize água

O desperdício de água pode ser controlado por meio de pequenos ajustes nas atividades do dia a dia. Os alunos precisam entender o caminho que a água leva até chegar ao encanamento e aprender que preservar rios e outras fontes é primordial para que ela nunca falte.

De forma prática, a escola pode adotar itens como torneiras automáticas e outros que reduzam o desperdício de água.

Diminua o uso de papel

As escolas são conhecidas pelo uso abusivo de papel. Mesmo com os avanços tecnológicos ainda é possível melhorar esse cenário. Os alunos precisam ter consciência da origem do papel (árvores) e entender a importância da sua redução.

No campo administrativo, a papelada pode ser trocada por sistemas automatizados. Dentro da sala de aula, estimular o reaproveitamento de livros, apostilas e, claro, a reciclagem do papel.

Utilize menos energia elétrica

Além de ensinar aos alunos sobre os impactos que as usinas hidrelétricas causam, a escola sustentável pode adotar ações para utilizar menos energia elétrica. A instalação de lâmpadas LED, sensores de presença e adequações para o uso de energia solar são práticas interessantes nesse sentido.

Atividades a céu aberto

Tirar os alunos de dentro da estrutura física da escola e levá-los para ambientes como parques, por exemplo, é muito importante. Por meio dessas experiências, aprende-se a valorizar ainda mais a qualidade de vida dentro e fora da sala de aula.

Crie espaços sustentáveis

Os alunos vão adquirir ainda mais consciência ambiental se, dentro da própria escola, tiverem contato com ambientes sustentáveis. Por isso, detalhes como cestos coloridos para coleta seletiva e ambientes com itens reciclados vão fazer toda a diferença na visão e experiência das crianças.

Horta coletiva

A construção de uma horta coletiva é uma ótima aposta para uma escola sustentável. Além de despertar a sensibilizar os alunos para questões ambientais, a experiência de cultivar alimentos fortalece as relações interpessoais.

Essa sensibilidade é muito importante no desenvolvimento dos alunos e deve ser incentivada sempre que possível. Um canteiro, algumas mudas, sementes e ferramentas simples é tudo de que a escola precisa para começar a desenvolver essa atividade.

Quer mais dicas sobre hortas? Confira aqui.

Rede de caronas

O carro é o meio de transporte utilizado por muitos pais para levar os filhos até a escola. Sabemos das consequências desse hábito no meio ambiente e podemos pensar em soluções para tentar diminuí-lo.

Uma rede de caronas, por exemplo, é uma maneira de estreitar os laços entre a comunidade de pais e alunos, além de representar economia (de tempo e dinheiro) e facilidades no dia a dia. Que tal propor uma reunião para discutir essa possibilidade na sua escola?

Reaproveitamento de alimentos

A cozinha de casa é um dos lugares onde mais podemos reconhecer o desperdício (alimentos, água, energia). Esse pode ser o exemplo necessário para ensinar os jovens e as crianças a lidarem melhor com os alimentos.

Oficinas de culinária que ensinam receitas com alimentos reutilizáveis são uma ótima maneira de estimular os alunos. Além disso, são momentos geradores de integração.

Uso racional de material escolar

Um estojo bonito, um caderno estampado e jogo de lápis coloridos… Os alunos têm o hábito de trocar de material escolar a todo o momento, mesmo quando não há necessidade. Uma escola sustentável deve incentivar seus alunos e funcionários a utilizar esses material até que não possam ser reaproveitados.

Gostou das nossas sugestões? E sua escola já desenvolve alguma prática sustentável? Conte para nós nos comentários!

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.