Quais as vantagens do Paisagismo na escola?

Um projeto de paisagismo na escola consegue, não somente, melhorar o aspecto visual da instituição, mas proporcionar conforto, acolhimento e segurança. Hoje em dia, ter aspectos da natureza nas escolas se tornou papel fundamental no aprendizado dos jovens. Afinal é fato que o aprendizado ultrapassa os limites da sala de aula e se expande para as áreas externas.

Pensar em áreas verdes, vai desde a construção de uma horta à criação de espaços de convivência. Com isso, buscamos o melhor aproveitamento do potencial pedagógico de cada ambiente para criar uma relação afetuosa entre o aluno e a natureza.

Por isso, nesse post vamos falar da importância do paisagismo no aprendizado e mostrar exemplos de como você pode implantá-lo na sua escola.

Qual a importância do paisagismo nas escolas?

O paisagismo em si, está relacionado à todo tratamento nas áreas que ficam em partes externas do edifício. Podendo ser tanto a fachada da instituição, como em uma horta ou parque na área externa, por exemplo. O ambiente paisagista cumpre um papel tanto ecológico como educacional para as crianças, proporcionando benefícios através do contato direto com a natureza.

Precisando de ajuda com esse tema?

Fale com o Ateliê Urbano :)

    Com isso, o que vai diferenciar o projeto paisagista de cada instituição é o desejo dos gestores e a metodologia pedagógica de cada uma. Por exemplo, o SESI é uma escola que leva a sério a relação das crianças com o meio ambiente. Por isso, no projeto de área externa nós incluímos uma horta que contribui diretamente para a educação ambiental. Dessa forma, é possível construir uma consciência educacional, ecológica e cidadã desde cedo.

    horta na escola

    Horta em área externa

    Além disso, é comprovado que viver em ambientes mais arborizados contribui para a melhoria da qualidade de vida, da respiração pulmonar e atua no desenvolvimento psicológico e social das crianças e adolescentes. E todo esse processo acontece tanto diretamente como indiretamente.

    Paisagismo na fachada

    Se você passa na frente de uma fachada com a pintura descascada, sem sinalização e com o jardim mal cuidado, dificilmente surgirá a curiosidade de conhecer o interior do prédio. A fachada deve encantar, despertar interesse, convidar as pessoas a entrar e conhecer o restante da sua instituição.

    É aí que entra o paisagismo. O efeito de agregar plantas à estrutura das instituições é bastante positivo, pois humaniza o ambiente. A horta também é uma ótima opção para inserir na fachada. Dessa forma, você sai um pouco do óbvio do que seria o paisagismo desse espaço e ainda transforma algo que poderia ser apenas estético em funcional.

    horta paisagista

    Horta aplicada na fachada

    Entretanto, a escolha do paisagismo precisa traduzir a alma da escola. O ambiente deve seguir a mesma ideia do restante da instituição e fazer jus a sua metodologia. Por isso, projetamos tudo de maneira que os ambientes sejam integrados entre si: ambiente, paisagem, estética, professores e alunos. Gerando uma sinergia harmoniosa entre eles. 

    Área externa

    O paisagismo para áreas externas é ótimo para que os alunos se sintam em um ambiente agradável tanto dentro como fora da sala de aula. Para escolas de Ensino Médio e Fundamental, por exemplo, ter uma área verde onde os alunos possam descansar entre as aulas, socializar, relaxar e se sentirem livres, faz toda a diferença no dia a dia. Além disso, ter um espaço arborizado na instituição traz conforto térmico e acústico para o local.

    área de convívio com natureza na escola

    Área externa de convívio

    Quando o assunto é paisagismo, existem diversas maneiras de enriquecer o espaço com soluções criativas. Integrar o espaço verde com bancos, mesas ou arquibancadas, deixa os jovens mais a vontade para interagir com a natureza e entre si. Inclusive, se o espaço disponível é grande, podemos projetar tanto para ser usado como um espaço de convívio diário, como para eventos externos da escola. Nesse caso, incluir arquibancadas para que as pessoas possam sentar, é uma opção bonita e funcional para essa área.

    pátio escolar com paisagismo e arquibancada

    Área externa com arquibancada

    Parque externo

    Já quando o assunto são os pequenos, incluir vegetação nos parques ou pequenas áreas externas tem influência direta no aprendizado. Uma vez que ajuda no desenvolvimento sensorial, nas interações sociais e na descoberta das habilidades. Nesse sentido, as áreas verdes podem ser no parque inteiro, como na imagem da horta que colocamos acima, ou em lugares estratégicos, por exemplo, utilizando grama, arbustos ou paredes com jardins verticais.

    parque de paisagismo na escola

    Parque infantil

    Dessa forma, fica claro que incluir o paisagismo no projeto da sua instituição só traz benefícios. Independente do segmento, a conexão do ser humano com a natureza é ancestral, essencial no dia a dia e deveria estar presente sempre que possível.

    Se gostou do nosso post, nos acompanhe também no Instagram! Sempre postamos nossos projetos atualizados por lá.

    Os comentários estão fechados.