3 Modelos escolares de sucesso no mundo.

Aplicar modelos escolares pedagógicos de sucesso como referência é uma ótima maneira para otimizar os setores da sua instituição. Dessa forma, gestores conseguem ter noções práticas dos resultados positivos de outras instituições e analisam o que podem aprimorar nas suas.

O modelo de educação mais tradicional está cada vez mais ultrapassado: alunos em carteiras individuais enfileiradas, aulas expositivas, professores centralizados e provas para avaliação de desempenho. Isso já não é tão eficiente, pois com a chegada de equipamentos e novas teorias educacionais, modelos de educação são desenvolvidos e ganham espaço nas escolas do Brasil e do mundo.

Por isso, separamos três modelos escolares de êxito  internacional para que você possa utilizar como referência. Esses modelos não servem apenas para novas escolas, mas também para adequar o ensino das já existentes. Esperamos que vocês consigam se inspirar e mergulhar ainda mais nesse mundo da educação!

1- Orestad Gymnasium, modelo escolar da Dinamarca.

A estrutura física e a arquitetura já evidenciam que essa é uma escola inovadora. Organizada em torno de uma escada central, essa escola na Dinamarca conta com um edifício de planta livre. Nele, as salas de aula podem ser tanto as de modelo tradicional quanto em círculos nas coberturas das salas.

Diante deste cenário de inovação, a metodologia de ensino, em sua maior parte, é feita através de atividades práticas e desafios que são resolvidos em pequenos grupos.

Além disso, cadernos, papéis e livros são elementos do passado dentro desse modelo escolar, pois, alunos e professores utilizam ferramentas tecnológicas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

Orestad Gymnasium - Dinamarca

2- Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia, modelo escolar Argentino.

Diferente do habitual, esta escola não prepara os alunos para ingressar na Universidade ou para o mercado de trabalho. O objetivo dela é preparar os estudantes para enfrentarem os desafios que a vida cotidiana impõe. Além de todos os aspectos dessa metodologia diferenciada, não há turmas separadas por idade. A alimentação oferecida é vegetariana e os diretores da escola moram no próprio campus.

Ademais, as aulas são abertas e em ambientes aconchegantes e próximos à natureza. Os alunos definem o próprio currículo de acordo com as suas escolhas individuais. Com isso, o objetivo da escola é atuar na transformação pessoal e social dos estudantes, impactando toda a sociedade ao seu redor.

escuela de la nueva cultura la cecilia

3- Núcleo Avançado de Educação (NAVE)

Você já pode até conhecer esta escola inovadora. Localizada em Recife, Pernambuco, seu foco é na educação profissional e no desenvolvimento da criatividade. Para isso, ela une o ensino médio tradicional ao profissionalizante na área de mídias digitais. Assim, há a oferta de cursos como Multimídia, Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais aos alunos.

Além do curso técnico, os alunos têm a oportunidade de atuar como pesquisadores dentro da NAVE, o que estimula a criatividade e a capacidade de solução de problemas. Isso posto, os estudantes saem com uma formação técnica alinhada às demandas e necessidades da Era Digital.

NAVE

Por fim, ainda existem diversos modelos educacionais. Apenas citamos alguns para inspirar você! Escrevemos um post aqui no blog falando sobre o tão renomado ensino na Finlândia. O sucesso da educação na Finlândia.

Os comentários estão fechados.