6 dicas para aproveitar pequenos espaços na escola

Reformar pequenos espaços na escola pode ser uma grande dor de cabeça. Isso porque alguns gestores não sabem como aproveitar aquele ambiente da melhor maneira. Diante disso, escolher itens que mantenham a comodidade do espaço e ainda preservem a circulação de alunos e professores pode ser um grande desafio.

Mas calma, nada está perdido. Nestes casos, é preciso planejar e pensar na praticidade e funcionalidade, que pode ser feito através de mobiliários sob medida, cores e objetos de decoração.

Bom, para não te deixar na mão, neste post vamos dar 6 dicas para aproveitar melhor os pequenos espaços da sua escola.

1- Aproveite a estrutura disponível

Muitas escolas decidem reformar ou fazer adequações anos depois da sua construção final. Por isso, o espaço disponível para a criação de novos ambientes acaba sendo menor. Nesse caso, algumas instituições optam por anexar imóveis próximos, mas a maioria tem um orçamento reduzido e preferem utilizar os espaços disponíveis na própria escola.

Uma solução é seguir a estrutura do local, pois facilita o aproveitamento do lugar e permite ter uma área de livre circulação. Um bom exemplo é colocar painéis nas paredes com iluminação e móveis embutidos. Assim, é possível unir todas as vantagens de decoração e função de maneira prática e sem lotar o ambiente.

pequenos espaços podem ser bem aproveitados

 

2- Salas multiuso

Já para a otimização do espaço, as salas multiuso são uma ótima opção. Então, ao invés de ter mais de uma sala com objetivos diferentes e ocupando mais espaço, é possível transformar tudo em um único ambiente capaz de atender a todas essas atividades.

O mobiliário sob medida é um grande aliado desse tipo de sala, pois possibilita criar ambientes diferentes no local. Assim, é possível aproveitar espaços altos que seriam geralmente ignorados e transformar em um playground divertido, como na imagem abaixo.

como aproveitar pequenos espaços na escola

Brinquedoteca

3- Mobiliário sob medida

Falando neles, os móveis planejados ajudam a aproveitar espaços geralmente inutilizados. Quando falamos de pequenos espaços na escola, comprar móveis prontos pode não ser a melhor opção, pois pode contribuir para a desorganização do espaço.

Contudo, o clássico banco com gaveta ou baú ajuda a ter espaço de armazenamento e otimiza o ambiente. Esse tipo de mobiliário possui diversas variações, podendo ser tanto arquibancadas como um palco ou um banco. Nesse caso, cada instituição escolar que irá determinar a melhor solução para suas necessidades.

como reformar pequenos espaços na escola

Sala multiuso com palco

4- Portas retráteis

Uma solução que adoramos sugerir para os gestores, são as portas retráteis. Tanto para novos locais como para reformas, elas são uma ótima solução de otimização de espaço. Do mesmo modo que ela pode ser uma divisória retrátil, ela também pode ser uma parede ou armário com rodízios, podendo modificar a sala de diversas maneiras.

pequenos espaços na escola

Parede retrátil com rodízio

Muitas vezes, as escolas precisam de espaços amplos que seriam pouco utilizados ao decorrer do ano. Com isso, o uso de mobiliários móveis ou das portas retrateis, permite que o ambiente vire multiuso e seja muito mais aproveitado pela escola. O que é ótimo para otimizar a manutenção e usar todo o espaço que ela tem disponível, durante todo o ano letivo.

5- Pense bem nas cores

As cores também são um ponto bem importante. O uso de cores mais claras em um ambiente ajuda na sensação de amplitude, enquanto as escuras passam a impressão do ambiente ser menor. Por isso, aconselhamos que as cores mais escuras fiquem para detalhes de decoração e no mobiliário.

Outra dica é usar cores similares no piso e nas paredes, pois transmite uma sensação de continuidade no ambiente. Para áreas externas, o uso de uma cobertura transparente, além de conectar as crianças com a natureza, também ajuda na sensação de amplitude e acolhimento.

pequeno espaço sensorial

Espaço sensorial

6- Área externa

Ademais, muitos gestores acreditam que uma área externa pequena não tem muito a oferecer. Porém, o que determina isso é a maneira que o espaço será aproveitado. Definitivamente é possível fazer diversas intervenções nesses espaços.

Caso se trate de um playgorund, a escolha de um brinquedão alto otimiza o espaço de brincadeiras. Já no caso de uma área de berçário, o uso de um painel sensorial — onde os brinquedos estão fixos nas paredes — também ajuda a deixar espaço livre para a circulação das crianças.

solário

Solário

A diversidade de soluções para pequenos espaços em escolas é infinita! E agora, que você conheceu todas essas dicas, já pode começar a pensar nas soluções para aplicar na sua escola.

Confira também:

Dicas para aumentar a popularidade da sua instituição

Recepção escolar: a porta de entrada da sua instituição

Os comentários estão fechados.