A importância de uma identidade de marca forte para a escola

A identidade visual de uma empresa inclui as cores, formas, nomes e fontes; tudo o que ajuda a identificar a sua marca. É a partir dessa distinção que vocês serão recordados. Ou seja, é como se tivéssemos um carimbo: com uma simples mirada, sua instituição é reconhecida. Ademais, é através de uma forte identidade de marca que você deixa seu legado como referência.

Contudo, o seu maior objetivo é comunicar aos consumidores e ao mercado sua ideia, seus valores, seu propósito e sua missão. Com uma identidade visual de marca forte e padronizada, a instituição mostra que está preocupada com seu reconhecimento pelo público. Grandes marcas deixam história e uma boa impressão. Todo mundo reconhece a logo do McDonald’s ou o Mickey da Disney. É através dessa forte construção de elementos + valores que essas empresas ficaram marcadas em todo mundo. O padrão e a repetição da identidade fazem com que guardemos as propostas divulgadas por essas instituições de ensino.

E isso não é diferente para a sua instituição de educação. Bom, agora que entendemos melhor o seu significado, iremos te guiar brevemente nos pontos mais importantes na constância de uma forte identidade de marca.

De quais maneiras podemos utilizar a identidade de marca?

Algo bem simples para começar é ser minimamente ativo nas mídias sociais. Grande parte de seus clientes ou consumidores está conectado nas plataformas digitais. A postagem de conteúdo é uma ótima maneira de mostrar diariamente as conquistas, rotina e infraestrutura da escola, reforçando os valores para quem acompanha. Quando queremos saber mais sobre algum lugar, pesquisamos em alguma rede social ou em sites de pesquisa, ou seja, ter um perfil ativo na internet é bastante positivo.

Por isso, para manter o padrão e identidade, também é importante aplicar suas cores, fontes e logo, pois são esses elementos visuais que identificam a sua marca. Para isso, você pode buscar alguém especializado neste serviço de Marketing e Design. Porém, se você já possui facilidade na área, existem ferramentas como o “Canva” que ajuda a otimizar esse processo e padronização na aplicação da sua identidade. Dentre estas ferramentas, há no mercado, ainda, a Adobe, com programas como Illustrator e Photoshop que são mais completos e permitem que você desenvolva publicações mais aprimoradas e complexas.

O papel da Arquitetura na identidade visual da instituição.

Para além do digital, existem aspectos físicos que também reforçam a identidade de marca da sua instituição. Como citamos anteriormente, tudo o que envolve a imagem da marca da sua escola fazem parte da identidade visual. A fachada da sua escola, por exemplo, é um grande elemento de identificação de marca. Através dela, você já consegue transmitir o que a sua instituição representa, suas cores, nome e elementos. Na foto abaixo conseguimos identificar claramente o nome da escola, seu logo, quais são as suas cores principais, sua paleta de cores, e que ela presa, por exemplo, pela permeabilidade visual entre o externo e o interno, por meio de elementos vazados no portão e brises.

Identidade de marca maple bear

Fachada Maple Bear Lavras

Não é só a fachada que faz parte da identidade visual; o interior da instituição também é muito importante. Contanto, todos os espaços da sua escola precisam estar em harmonia. Além disso, quando tratamos do interior, precisamos considerar desde a recepção, os corredores e até o pátio externo. Ou seja, aplicar a paleta de cores, escolher linhas de mobiliários que conversem entre si e unir diferentes materiais reforçam a identidade, valores e a metodologia de ensino que a instituição propõe.

Fachada Santa Edwiges

Já a escola Luminova (imagem abaixo), possui em sua identidade visual principalmente as cores roxo e amarelo. Por isso, incluímos esses tons no mobiliário, paredes e até mesmo no suporte metálico da iluminação.

Biblioteca Luminova Interlagos

Biblioteca Luminova Interlagos.

Sempre levamos em consideração a identidade da marca nos nossos projetos. Um dos trabalhos do arquiteto é seguir uma linha de design baseando-se na mensagem e na finalidade do ambiente. Então, se você gostaria de deixar sua instituição educacional com a cara da sua marca, entre em contato com o Ateliê Urbano!

Os comentários estão fechados.