As vantagens da escola profissionalizante.

Neste post, vamos falar um pouco sobre a escola profissionalizante e dar algumas dicas para você que está pensando em investir nessa área. A gente fala bastante aqui sobre escolas de ensino básico, mas o Ateliê Urbano é um escritório de arquitetura focado em instituições educacionais. Ou seja, trazemos soluções para qualquer estabelecimento educacional. E, por isso, decidimos falar um pouco desse universo da escola profissionalizante.

Então, o que é uma escola profissionalizante? Nada mais é do que um espaço de ensino que oferece cursos específicos focados no mercado de trabalho. Neles, as pessoas se qualificam ou especializam em uma determinada área de atuação profissional. Ele é curto e voltado para quem quer se atualizar em um assunto específico, mas de forma rápida. O legal é que ele serve tanto para quem já está no mercado como pra quem quer iniciar a sua carreira.

 

 

 

Quais são as vantagens?

Rapidez.

Esse tipo de ensino é ótimo para quem quer entrar no mercado de trabalho rapidamente, ainda mais no caso do Brasil, que possuí uma grande taxa de desemprego. Ter o diploma de um curso profissionalizante coloca as pessoas na frente e dão mais oportunidade para entrar no mercado de trabalho. E, por ser um curso rápido e específico, faz com que a procura por ele aumente. Além disso, muitos pesquisadores acreditam que no período pós pandemia, a procura por essas instituições tende a crescer.

Baixo custo.

A escola profissionalizante, oferece cursos muito mais baratos do que uma graduação ou ensino técnico, tornando-se assim, uma opção muito mais acessível para os brasileiros. O valor investido sempre é algo que se leva em consideração quando se procura uma recolocação ou inserção rápida no mercado. Portanto, podemos dizer que esse tipo de ensino é muito mais democrático. Além disso, é uma excelente opção para as pessoas com poucos recursos financeiros e que não podem comprometer uma parte da renda familiar.

Foco no mercado de trabalho.

No ensino profissionalizante, o estudante é preparado para que saiba como lidar com os acontecimentos do dia a dia da profissão; sempre de maneira profissional e segura. A formação prática garante ao estudante as habilidades necessárias para que ele faça a diferença, tendo a chance de construir uma carreira de sucesso.

Como estruturar a escola profissionalizante?

Por ser uma instituição de ensino com foco específico, a sua estrutura também precisa seguir essa lógica. Existem itens que são essenciais para colocar nos espaços, como computadores, equipamentos e mobiliário adequado para cada curso. Além disso, necessita-se de salas de aula, uma boa recepção e ambientação, pois os alunos precisam sentir vontade de estudar e permanecer ali.

escola profissionalizante

Equipamentos e espaço de estudos.

Por se tratar de um ensino no qual as pessoas pensam 2 vezes antes de adquirir, o local precisa passar uma boa impressão. Então, as cores e os móveis precisam seguir um padrão. O padrão da marca. Quem entra pela primeira vez, precisa se sentir acolhido e ter a certeza que aquilo irá mudar a sua vida para melhor. Outro ponto importante, é ter um espaço para alimentação no local. Pois, muitos alunos vem direto do trabalho e precisam de um local para se alimentar.

Espaço para alimentação.

Se você gostou desse post, dá uma olhadinha nos nossos outros posts do blog! Abordamos vários temas informativos do universo educacional.

Os comentários estão fechados.