As vantagens de uma quadra escolar bem projetada

A presença de uma quadra escolar é fundamental para ter aulas de educação física e estimular os alunos a praticarem um esporte. Isso traz diversos benefícios como a prevenção da obesidade infantil, diminuição de problemas sociais e psicológicos no comportamento infantil, melhora do aprendizado em sala de aula e o desenvolvimento habilidades sociais.

O espaço físico da quadra pode ser utilizado para apresentações dos alunos e de datas comemorativas, atividades dinâmicas, exposições para feiras, e, até mesmo, cerimônias de encerramento do ano letivo. Ou seja, além de possibilitar a atividade física – que já traz diversos benefícios para os alunos -, a quadra escolar também vira um espaço multiuso para a escola.

Nesse post, vamos mostrar as vantagens da quadra escolar. Além de mostrar como um projeto faz toda a diferença.

Quadra escolar coberta ou descoberta?

Vocês já devem ter percebido que algumas escolas possuem quadras com cobertura e outras descobertas. Afinal, há uma melhor opção? Na verdade, tudo depende das expectativas e necessidades do gestor. Por isso, deve-se levar em consideração, a direção pedagógica de cada instituição educacional.

Quadra escolar descoberta

A quadra descoberta é bastante interessante, pois além de conectar as crianças ao exterior, é excelente para unir os diversos ambientes da escola. Além disso, como na imagem acima, contribuindo, para o conforto ambiental. 

Já a quadra coberta, possibilita que a escola utilize o espaço para diversas atividades. Sem correr o risco de serem interrompidas por temperaturas extremas, que possam atrapalhar os alunos.

Portanto, precisamos pensar no conforto acústico quando tratamos das quadras com cobertura. Já imaginou o barulho de chuva forte no meio de uma partida ou evento na escola? Desagradável, não é mesmo? No entanto, há um material bastante empregado que ajuda a minimizar esses sons externos: a telha metálica do tipo sanduíche. Os gestores, juntamente com a equipe de arquitetos, também podem pensar em um desenho de telhado menos tradicional, que possa aumentar a quantidade de iluminação e ventilação naturais. O shed, como no projeto de cobertura da quadra abaixo, ilustra essa tecnologia.

quadra escolar

Quadra com modelo de telhado que permite ventilação e iluminação naturais

Estrutura interna da quadra escolar

Um dos principais elementos que compõem a estrutura interna em uma quadra é a arquibancada. Pois, é muito útil tanto durante as aulas de educação física, quanto durante nos eventos que a escola possa recepcionar.

Além disso, o material do piso é outro ponto importante ao projetar uma quadra. Para a educação infantil, o ideal é que o piso seja emborrachado, para garantir conforto e segurança. Já para as quadras utilizadas pelos mais velhos, temos pinturas com tintas para piso ou do tipo epoxi, funcionais para bases em concreto. O piso modular é uma boa opção para quadras descobertas, pois ele possui a capacidade de drenar a água em caso de chuva e não escorrega.

No entanto, para o acabamento nas paredes, aconselhamos a aplicação de placas cerâmicas, pois possuem maior durabilidade e facilidade no momento da limpeza, já que há muito impacto de bolas e movimentação de alunos nessas áreas.

Diferentes tipos da quadra escolar

Existem várias maneiras de aproveitar o espaço da quadra. 

Então, se você é um gestor que procura fazer uma quadra mais moderna, diferente e com uma estrutura adequada, podemos pendurar cordas e tecidos para aulas de circo ou atividades dinâmicas. 

No projeto abaixo, por exemplo, desenhamos um palco ao fundo, permitindo que apresentações sejam feitas ali. Já a iluminação, é específica para esse espaço, sendo feita por refletores cênicos. Para isso, faz-se necessário escolher equipamentos removíveis, para que você possa mudar o layout da quadra sempre que precisar.

quadra escolar

Exemplo de quadra escolar com palco ao fundo

Implantar a quadra na cobertura é outra ideia interessante para as instituições que possuem pouco espaço em seu pavimento térreo. Isso permite ter mais áreas para atividades com os alunos. Aqui, tamanho não é documento: mesmo em espaços menores, a função é a mesma. 

exemplo quadra na escola

Quadra localizada na cobertura do colégio

Gostou da nossa conversa? Esperamos que tenha ficado claro as vantagens de ter uma quadra escolar bem projetada! E se quiser ajuda para projetar a sua quadra escolar, entre em contato com a gente.

Os comentários estão fechados.