BNCC no Ensino Médio: como a escola deve se preparar?

BNCC no Ensino Médio: como a escola deve se preparar?

O ano de 2020 vai trazer mudanças importantes com a implementação da BNCC no Ensino Médio. Você e sua escola estão preparados?

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) vem sendo pauta das discussões sobre ensino público e privado no Brasil, desde sua homologação, em 2017. Inicialmente foi o Ensino Infantil, depois disso, tiveram início as audiências públicas para os níveis fundamental e médio. A cada novo passo, comprovava-se a importância de rever muitos aspectos de todas dessas etapas.
Em continuidade ao que já vem sendo feito, 2020 será decisivo. Isso porque a partir do início do ano letivo todas as escolas precisam estar pedagógica, administrativa e fisicamente e prontas para o novo momento. Neste texto, abordamos alguns aspectos importantes da BNCC no Ensino Médio.  Dentre eles, a adequação do espaço físico para os melhores resultados.

Antes de tudo: afinal, o que é a BNCC?

De forma objetiva, a BNCC é um documento oficial que determina as competências (gerais ou específicas), habilidades, eixos e aprendizagens essenciais. Essa base deverá ser usada para nortear a criação e aplicação dos currículos escolares em todo o país. É composta por uma parte obrigatória e outra adaptável à realidade de cada estado, município ou escola. Com isso ficarão demonstradas quais são as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver na jornada escolar.
Uma das grandes vantagens propostas pela BNCC é o seu reflexo na melhoria da educação no Brasil. Estando familiarizada com as competências essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, a comunidade escolar terá uma visão mais ampla e clara de todo o processo de ensino, tornando-o, assim, mais igualitário.

BNCC no Ensino Médio

O Ensino Médio representa o fechamento do ciclo iniciado com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC determina que as competências, habilidades e conteúdos abordados sejam os mesmos para todos os estudantes. Independentemente do local de moradia ou de estudo dos jovens. Ela traz orientações para a elaboração de currículos e planos de ação coerentes, buscando uniformizar a forma de ensino em todo o país. Contudo, não se trata de currículo escolar.
Atender ao proposto pela BNCC significa também investir em áreas como laboratórios, oficinas, observatórios, incubadoras, núcleo de estudos e de criação artística. Elas favorecem a convivência e troca democrática de ideias e devem estar preparadas para receber os mais diversos tipos de atividades.

A importância do PPP neste contexto

Funcionando como um orientador, o PPP (Projeto Político Pedagógico) é um documento obrigatório para todas as escolas, desempenhando três grandes funções:

  • Diagnosticar a situação atual da escola;
  • Indicar como a escola quer ser no futuro; e, por último;
  • Apresentar propostas de ação para atingir os objetivos.

Cada escola deve ter o seu PPP e certificar-se de que ele está de acordo com os novos paradigmas e direcionamentos propostos pela BNCC. A sua escola ainda não possui um PPP atualizado? Qual a data da última revisão feita? A chegada da implementação da BNCC pode ser o momento ideal para rever esse aspecto. E até, elaborar um novo se assim for necessário.
Um dos pontos de maior destaque do PPP é prática da gestão democrática. Esta considera as relações entre a escola e a comunidade local. Fazem parte deste grupo: os profissionais da escola, associações externas, como a Associação de Pais e Mestres, grêmios estudantis e outros grupos de interesse.

Para a BNCC essas relações são muito importantes. Como os estudantes do Ensino Médio estão em um momento decisivo de suas vidas, essas conexões podem resultar em projetos únicos e essenciais para, por isso, o papel da PPP é tão importante.
Essas conexões podem acontecer em ambientes específicos da escola, explorando seu espaço físico. Assim, mais uma vez, fica explícita a importância de pensar, muito detalhadamente, toda a arquitetura do espaço escolar.

Impactos e prazos da BNCC

O ano de 2020 será importante e decisivo em toda a trajetória da BNCC. Esse é o ano limite para que as escolas elaborem, revisem ou adaptem seus currículos e propostas pedagógicas à nova Base. Isso vai impactar, diretamente, no resultado do Ensino Médio e experiência dos alunos de todas as redes escolares.

Como ser um dos lugares de acolhida a essa experiência tão importante e significativa?

As escolas precisam contar com espaços físicos preparados para o desenvolvimento de diferentes atividades. Assim, os alunos e comunidades se sentirão pertencentes ao espaço escolar, o que contribui para uma experiência ainda mais determinante.

Estrutura física da escola

Depois das elaborações (ou revisões) dos currículos escolares, bem como sua homologação, será necessário, então, partir para a prática.

Para que a BNCC seja implantada com sucesso, alguns desafios deverão ser superados pelas escolas. Entre eles a formação contínua dos docentes, adequação de materiais didáticos, reformulação de políticas diversas e acompanhamento da aprendizagem de modo geral. Você consegue imaginar todas essas fases bem-sucedidas sem a presença de espaços adequados na escola?

Mais uma vez, é importante lembrar que a estrutura física desse ambiente é essencial, já que a escola será palco de mudanças tão importantes. Investir em salas de aula com boa infraestrutura e conforto um bom começo! Além das salas, a estrutura escolar, como um todo, precisa ser revista.  Áreas abertas e ambientes dedicados a práticas esportivas (quadras e campos, por exemplo), são perfeitos para integração fora da classe. E complementam o proposto nos novos paradigmas da BNCC no Ensino Médio. Sendo assim, se deseja estar pronto para adequar sua escola da melhor maneira à BNCC, saiba que a arquitetura do local deve ser considerada um diferencial desde o primeiro momento.

Quer saber mais sobre como inovar sua escola?

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.