5 Dicas sobre como decorar uma escola de educação infantil

5 Dicas sobre como decorar uma escola de educação infantil

Espaços dedicados às crianças precisam valorizar a beleza e o lúdico. Mas como decorar uma escola de educação infantil de forma que ela tenha detalhes exclusivos e bem pensados?

Aqui no Ateliê temos muita demanda por projetos de escolas de educação infantil e a primeira pergunta que fazemos a quem nos procura é: qual a linha pedagógica que você irá seguir? Esta resposta é fundamental. É ela que nos ajuda a decidir qual a “cara” que terá esta escola e nos ajudará em como decorar uma escola de educação infantil.

Aliás falar de decoração em escolas pode parecer meio estranho para algumas pessoas.

Decorar uma escola de educação infantil é fazer com que ela tenha uma identidade única e se diferencie das demais.

Sabemos que a primeira infância é uma fase de descobertas e aprendizados diários. Criar um ambiente que estimule o desenvolvimento é o papel da arquitetura e da decoração de espaços escolares.

Uma escola que cuida de seus espaços internos e se preocupa com a ambientação certamente traz uma série de benefícios. Faz com que suas crianças fiquem mais felizes e respondam melhor às atividades propostas. Além disso, os pais ficam mais tranquilos em saber que seus filhos passam grande parte do dia em um local seguro, com conforto e qualidade. Sim, isso também é papel da decoração.

Se você já é um gestor ou pretende iniciar sua empresa no mundo da educação preste atenção nestas 5 dicas que podem te ajudar na hora de decorar uma escola de educação infantil:

1. ORGANIZAÇÃO AJUDA, E MUITO.

Não há nada pior do que entrar numa escola de educação infantil e encontrar aquela bagunça generalizada. Brinquedos jogados por toda a parte (com risco até de causar acidentes), livros fora do lugar, lixo esparramado, comida pelo chão.

Pode parecer absurdo, mas nós já visitamos escolas assim e a visão é apocalíptica! Além da sensação de sujeira e desleixo um ambiente deste tipo pode ser perigoso para as crianças.

É claro que a bagunça faz parte da brincadeira. Não estamos dizendo aqui que a escola dever ser absolutamente arrumada em todos os períodos do dia. Muito pelo contrário. O que queremos passar aqui é que ao decorar uma escola de educação infantil com os móveis corretos e criando espaços dedicados à cada atividade é possível ter um ambiente organizado e totalmente voltado à diversão e ao aprendizado.

Muitas vezes as professoras e assistentes não conseguem manter tudo em ordem. Simplesmente porque as estantes e prateleiras são muito altas e impedem que as próprias crianças colaborem na hora de ajeitar os brinquedos e livros utilizados nas atividades. Estantes na altura das crianças diminuem este problema e já estimulam nelas o senso de responsabilidade e organização. Hoje existem no mercado inúmeras caixas, estantes e móveis prontos para armazenar os mais diversos materiais.

Se você quiser algo exclusivo basta recorrer a um profissional e ele poderá desenhar peças que se encaixem perfeitamente na sua escola. Na hora de pensar em como decorar, as peças exclusivas ajudam bastante e podem resolver a falta de espaço, por exemplo.

2. SEGURANÇA PARA OS PEQUENOS

Esta é uma dica que se relaciona diretamente ao bem estar dos seus alunos. E a decoração é fundamental neste quesito.

Quando fazemos um projeto de arquitetura escolar aqui no Ateliê, pensamos desde o começo em todos os detalhes que garantam a proteção das crianças. Estes detalhes envolvem a escolha dos melhores revestimentos ( no piso e na parede), a iluminação adequada a cada espaço, a especificação correta de vidros e espelhos, etc.

Se a arquitetura já está definida e fazemos somente a parte de decoração, um primeiro ponto a definir são os móveis. Feitos sob medida ou comprados prontos, os móveis  para escolas de educação infantil devem seguir algumas regras que garantam o conforto e segurança das crianças:

As peças devem ter altura adequada, com ergonomia correta e possibilitando a melhor postura possível durante o seu uso; móveis com quinas vivas são proibidos, o ideal é optar sempre por peças com quinas arredondadas evitando assim acidentes caso ocorram quedas; sempre que forem utilizados móveis com rodinhas estas devem ter freios, assim as professoras e assistentes podem travar a peça durante o manuseio das crianças.

Quando falamos em segurança outro assunto polêmico é a utilização de espelhos.

Os espelhos são fundamentais no desenvolvimento de bebês e crianças e devem estar presentes no ambiente escolar. Mas como decorar uma escola de educação infantil utilizando espelhos de forma segura?

Os espelho devem ter uma espessura maior dos que utilizamos habitualmente, pelo menos 5 mm. Eles podem ser colados à parede e em suas bordas pode ser feita uma moldura.

Uma outra solução para quem tem medo de utilizar os espelhos comuns é o “espelho de acrílico”. É uma chapa de acrílico com 1×2 metros e que pode ser utilizado em várias aplicações, inclusive em móveis. O acrílico não reflete as imagens tão perfeitamente quanto o espelho comum, mas o efeito é excelente. Funciona muito bem em espaços de educação infantil.

3. DETALHES EXCLUSIVOS

Cantinhos com decoração especial sempre chamam a atenção das pessoas que visitam a sua escola. Também acabam criando hábitos entre as crianças. Um exemplo destes cantinhos são os murais.

Criar mural de aniversariantes, mural de fotos das festas ou mural de apresentação de trabalhos. Podem ser boas alternativas para esconder aquela parede sem graça. Também criam a sensação de pertencimento nas crianças.

Na hora de criar um mural é importante fazer algo que converse com o restante da escola, que seja fácil de se modificar e que não tenha cara de improviso. Utilizar materiais de boa qualidade e de fácil manutenção também é importante.

Dentro das salas de aula painéis que indiquem o clima ou o ajudante do dia também podem ser boas ideias para decoração.

4. BELEZA É FUNDAMENTAL

Decoração e beleza são palavras que caminham juntas. Em uma escola isso não seria diferente. A maneira como sua escola foi decorada fala muito sobre ela. Assim não dá pra fazer qualquer coisa e achar que aquilo vai funcionar.

Decorar uma escola de educação infantil é muito mais do que “encapar” as portas das salas com tecido. É mais do que colocar bichinhos de EVA em todos os lados. E é muito mais do que ter personagens famosos pintados na parede.

Na decoração de escolas de educação infantil o uso correto das cores gera um impacto visual positivo. É importante não só no aspecto visual, mas ajuda no desenvolvimento das crianças. Sendo assim, é importante pensar em cada detalhe visando uma educação de qualidade.

A harmonia entre os móveis e o tamanho dos espaços; a escolha das cores e a utilização de cada ambiente;  os detalhes de ambientação; as atividades desenvolvidas. Todos esses aspectos farão com que a decoração da sua escola seja um sucesso ou um grande Carnaval.

5. ENCANTE CLIENTES

A decoração dá alma à sua escola, mostra como os espaços foram bem planejados e deixa claro que tudo ali foi pensado em função da criança.

Quando falamos de encantar clientes, falamos em deixar os pais com a certeza de que aquela é a melhor escola para a educação de seu filho. Falamos de ter ambientes que deixem as crianças felizes, seguras e que auxiliem na sua autonomia e desenvolvimento. Falamos que a decoração da sua escola pode transformá-la numa referência, em exemplo do que deve ser feito e em como a decoração pode influenciar positivamente no dia-a-dia da sua instituição.

Sempre que fazemos um projeto de decoração de uma escola de educação infantil (seja de um único ambiente, seja de uma escola inteira) entendemos como podemos fazer com que aquele espaço seja inesquecível para todos que por ele passam e que nele permaneçam.

Espaços pensados para o conforto e o bem estar sempre conquistarão fãs. É nosso dever e criar espaços assim. Se você quer tirar alguma dúvida sobre como decorar escolas de educação infantil fale conosco! Se deseja realizar uma reforma conosco, também ficaremos mais que felizes em ajudar a sua escola a se tornar o que você deseja!

Nosso e-mail é o atelieurbano@atelieurbano.com.br e será um prazer conversar com você.

Até a próxima!

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.