Como é a nova biblioteca escolar?

Biblioteca Escolar

Como é a nova biblioteca escolar?

Hoje, nós vamos conversar sobre a biblioteca escolar. Com certeza, se compararmos aos nossos tempos de escola, você verá como este ambiente mudou. Não só pelo uso da tecnologia, mas também, pela mudança do modo de pensar da nova geração.

A nova biblioteca escolar é parte importante na transformação da educação. E é sobre isto que vamos falar nesse post: como a maneira que ela é projetada influencia nesse processo. Incentivar a leitura continua sendo importante, por isso, é tão necessária a adaptação para diferentes suportes e formatos de aprendizado.

A biblioteca é um espaço além da leitura.

As bibliotecas escolares podem acomodar atividades de ensino variadas. É um local não só de busca de informação, mas também de produção de conhecimento. Tudo isso por meio de atividades em grupo, conectadas e diferentes. A leitura ainda é presente, claro, entretanto na biblioteca escolar também temos estudos coletivos, conversas, debates, apresentações e pesquisas em conjunto.

Portanto, o a sua estrutura também sofreu alterações com o passar do tempo.

Tecnologia na biblioteca escolar.

Cada vez mais os estudantes chegam às escolas com domínio da tecnologia para diversos fins. Então, usá-la como ferramenta na biblioteca, ajuda a ter um ensino mais conectado, divertido e interessante para os alunos.

A tecnologia e a internet, possibilitou novos caminhos de aprendizagem. Um exemplo disso são: audio livros, streaming de vídeos, livros eletrônicos e outros recursos on-line, e essas são ferramentas que os alunos já usam para o seu lazer. Todas estas possibilidades aplicadas podem criar um biblioteca versátil, multiuso.

A tecnologia também permite a ampliação do acervo sem que, necessariamente, seja necessária a ampliação do espaço físico da biblioteca. Assim, o espaço livre aumentou e a criatividade precisa ser acionada para utilizar melhor os metros quadrados extras. O uso de tablets ou livros digitais, facilita permite que vários alunos tenham acesso ao livro de uma vez só. Isso é incrível, não é?

O uso de novos recursos muda a forma de aprender e possibilita aprofundar os conhecimentos. Nesse sentido, a biblioteca tradicional com estantes em fileiras e placas de silêncio, não serve mais. Entra aqui um novo desenho para o espaço da biblioteca escolar.

A arquitetura na biblioteca escolar.

Quando falamos de projetos de arquitetura, sempre levamos em consideração a finalidade do espaço. Entendemos que a a nova biblioteca escolar pode ser divida em diferentes setores. Espaços separados para quem quer estudar com tranquilidade, são necessários. Entretanto a conversa é permitida, as explanações são frequentes e contar histórias é uma atividade bem vinda. Além de usar móveis flexíveis, diferentes formas de se sentar e uma arquitetura aberta e mudanças funcionam muito bem.

Aqui no Ateliê adoramos colocar arquibancadas nas bibliotecas, para que os jovens tenham bastante espaço e interajam entre si. A escolha das mesas, revestimentos e cores também são importantes. São elas que vão ajudar a deixar o ambiente mais aconchegante e divertido. Dessa forma, mostramos que ali a interação é desejada. A biblioteca escolar precisa ser uma porta aberta para sonhos e muito aprendizado.

É preciso mudar.

Acho que ficou claro o quanto a biblioteca escola tem mudado al longo dos anos, entretanto sabemos que nem sempre o espaço muda com a mesma velocidade.

E aqui deixamos uma pergunta, como está o espaço da sua biblioteca? Ela ainda é tratada somente como um espaço de leitura? Ainda abriga uma séria de livros e enciclopédias pesadas com informações desatualizadas?

Que tal repensar este espaço tão importante e tão significativo dentro do ideário do que é uma escola? A biblioteca escolar certamente não vai morrer, mas a sua modernização é urgente e importantíssima na nova era da digitalização do ensino híbrido.

Nossa equipe é apaixonada em transformar bibliotecas escolares,  e sempre criamos soluções incríveis e personalizadas para a sua instituição. Corre no nosso  Instagram.  , lá sempre mostramos nossos projetos e, claro, as bibliotecas também estão por lá.

E se deseja adaptar a sua biblioteca, entre em contato conosco! Vamos adorar ajudar e trazer ótimas soluções para você!

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.