Como funciona o projeto de arquitetura a distância?

Como funciona o projeto de arquitetura a distância?

Já possuímos ferramentas e tecnologia que nos possibilitam executar um projeto de arquitetura a distância sem perder sua qualidade. Esta prática tende a se tornar mais comum e o Ateliê já vem trabalhando desta forma há algum tempo. 

Algumas perguntas comuns que recebemos aqui no Ateliê são: vocês fazem projetos fora de São Paulo? Minha escola é em outra cidade vocês conseguem nos atender?  Agora com o isolamento social, até mesmo clientes aqui da cidade de São Paulo tem nos solicitado. Por isso, vamos explicar em 5 passos como funciona um projeto de arquitetura a distância e mostrar que o processo é bem mais simples do que você imagina.

1. Primeiro contato

Geralmente o primeiro contato conosco já se dá por um meio digital: e-mail, mensagem via direct no Instagram (@atelieurbano), formulário do site ou WhatsApp (1138723701).
Assim que recebemos a mensagem já ligamos para o cliente interessado e temos uma primeira conversa por telefone. Dependendo da dimensão do projeto marcamos uma chamada de vídeo e então podemos usar a plataforma que seja mais confortável para o cliente (zoom, Google meet, Skype, etc). Neste primeiro bate papo identificamos quais são as necessidades do cliente e então traçamos junto com ele quais serão os próximos passos.

vídeo conferencia com o cliente

2. Diagnóstico e proposta comercial

Cada cliente vem com uma demanda diferente, as vezes é apenas a reforma de um espaço isolado, outras vezes se trata de um projeto para uma ampliação e até a um projeto do zero. Por isso não temos um pacote padrão, pessoas são diferentes e os projetos de arquitetura a distância também. Apesar de ser um trabalho remoto ele é personalizado como tudo o que fazemos por aqui.
Assim criamos um “briefing”, ou seja, uma lista com todos os desejos, necessidades, problemas, medos, área a ser trabalhada e tudo mais que fizer parte da demanda.
Em cima deste briefing calculamos as horas necessárias para o projeto de arquitetura escolar a distância e conseguimos desta forma passar ao cliente o valor do projeto.

3. Fechamento do contrato

Assim que a proposta é aceita, fazemos um contrato e iniciamos o trabalho!

homem assinando um contrato de projeto
4. Início do projeto – execução do levantamento

Nesta fase contamos com a participação do cliente. Aqui solicitamos plantas com medidas dos espaços e fotos, muitas fotos. O levantamento é algo bem simples de fazer, e para que seja o mais tranquilo possível, ajudamos com todas as dúvidas que possam surgir. Quanto maior a quantidade de informações fornecida mais preciso se torna o projeto.

5. Desenvolvimento do projeto a distância

Cada projeto de arquitetura a distância tem um grau de complexidade, entretanto podemos dividir o processo em 3 fases básicas (colocar exemplos em cada uma delas):

  •  Anteprojeto – com o briefing e o levantamento em mãos desenvolvemos opções de plantas e imagens em 3D dos espaços
  • Projeto executivo – desenhos que servirão para a obra com todos os dados para execução: medidas, especificações de materiais, cores, etc.
  • Detalhamento – desenhos com detalhes específicos como marcenaria e serralheria, por exemplo.

arquiteta desenhando projeto de arquitetura

Após a entrega das etapas ajudamos o cliente no esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante a obra. O fato de estar distante não impede que possamos auxiliar na resolução de pequenos problemas que possam surgir.

Portanto, o projeto de arquitetura a distância tende a se tornar cada vez mais comum, já temos todas as ferramentas que nos possibilitam executar este trabalho com muita qualidade e a tecnologia é uma grande aliada. Antes mesmo do isolamento que foi imposto, a equipe do Ateliê já havia feito projetos para diversas cidades no interior e litoral de São Paulo e para outros estados como Minas Gerais e Bahia.

Percebemos que com a pandemia as pessoas entenderam que muitos serviços podem ser desenvolvidos sem estarmos no mesmo espaço físico. Algumas barreiras foram rompidas, como por exemplo, o preconceito com reuniões on-line, e isso só impulsiona o crescimento deste tipo de trabalho.

Podemos dizer que a peça fundamental de um projeto é o entendimento do que o cliente precisa.

Tanto presencialmente quanto a distância, é muito importante que seja feito um detalhamento apurado de todas as necessidades da escola. Próximo ao cliente ou longe dele, escuta-lo e entender seus anseios é o segredo de um projeto de sucesso.

Agora que ficou claro como é simples o processo de contratação e execução de um projeto de arquitetura a distância basta entrar em contato conosco! Sempre nos sentimos honrados em realizar o seu sonho, seja perto ou longe.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.