A arquitetura educacional, como funciona o projeto

A arquitetura educacional, como funciona o projeto

Se você quer construir ou reformar uma escola, o primeiro passo é contar com a ajuda de um arquiteto especializado. Um profissional deve ter experiência em projetos de arquitetura arquitetura educacional. Assim, ele conhecerá todas as particularidades desse mercado e poderá auxiliá-lo antes mesmo do início do projeto. O Ateliê Urbano vai esclarecer quais são os pontos fundamentais de um projeto de arquitetura educacional.

 

1 Reunião inicial com o arquiteto

Antes de começar qualquer projeto, nós vamos ouvir qual é o objetivo do mantenedor – criar uma escola, ampliar a estrutura existente ou reformar o espaço atual. Se a escola já estiver em funcionamento, a reunião inicial pode ser no próprio local.

O ateliê também está de portas abertas para essa conversa. Esse encontro é o que vai nortear o andamento e a definição do escopo do projeto da sua escola. Para realizar um sonho precisamos ter um ponto de partida e começa com uma boa conversa!

2 Elaboração da proposta de arquitetura educacional

Depois de entender todas as necessidades e desejos dos gestores, elaboramos a proposta de acordo com o briefing da reunião inicial. O projeto é dividido em algumas etapas, assim fica fácil entender cada passo e ajuda na execução da obra.

Dessa forma, na proposta do Ateliê Urbano, escritório especializado em arquitetura educacional, mostramo as etapas específicas daquele projeto (anteprojeto, projeto legal, projeto executivo, detalhamento, etc.), quanto tempo cada uma delas leva para ser executada e qual material o cliente irá receber.

Nossas propostas são feitas de forma personalizada e levando em consideração as demandas de cada cliente. Para tanto, o processo é rápido para que não haja desperdício de tempo dos gestores escolares.

3 Contratação dos serviços

Proposta aceita, elaboramos o contrato e seguimos em frente com o projeto. O contrato é a garantia de que todas as partes estão seguras com relação a qualquer problema que possa surgir no futuro. Assim, cada passo do projeto estará documentado nesse instrumento, que deixará o gestor tranquilo e seguro de que o trabalho será executado no prazo.

4 Elaboração do projeto de arquitetura educacional

Vencida a parte burocrática, passamos para o melhor da história: a execução do projeto de arquitetura escolar. Dependendo da complexidade, o projeto pode demorar dias, semanas ou meses para ser aprovado, elaborado e finalizado.

Projetos maiores contam ainda com o que chamamos de “projetos complementares” (elétrica, hidráulica, estrutura, fundação, etc) executados por parceiros.

Portanto, durante todo o processo o contato com os representantes das escolas é constante e intenso. É uma parceria que prezamos muito e é fundamental para o bom andamento de todo o processo.

O projeto materializa o sonho do cliente, sem esquecer todas as demandas técnicas e funcionais que uma escola tem que cumprir. Importante: o orçamento disponível é o que baliza todas as nossas decisões.

5 Execução da obra de construção ou reforma do projeto de arquitetura educacional

Depois de todas as aprovações alcançadas e o projeto executivo na mão, passamos para a execução da obra. A mão na massa que garante que o projeto seja seguido e o resultado final seja exatamente o esperado.

Assim, para garantir o sucesso dessa etapa, é necessário planejamento e organização com antecedência. Portanto, vale destacar a importância do projeto na garantia de solução de imprevistos, cumprimentos de metas e encaixe no orçamento previsto para a obra escolar.

Saiba mais sobre o o trabalho do Ateliê Urbano com arquitetura de escolas e explore nosso trabalho.

Quer organizar a reforma escolar sonhada de sua escola? Entre em contato conosco, podemos transformar esse desejo em realidade.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.