Como montar um laboratório escolar?

laboratorio escolar

Como montar um laboratório escolar?

Não é de hoje que se discute a necessidade de se aprender na prática. Uma maneira de aplicar isso é através do laboratório escolar. Porém, ele não costuma ser uma prioridade da escola. Mas, despertar o interesse e a curiosidade nos estudantes, é muito importante na qualidade de ensino.

Neste post você vai entender o que é e como funciona um laboratório escolar, essa ferramenta que aproxima conteúdo e prática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Vamos mostrar a sua importância na fixação da teoria multidisciplinar, no desenvolvimento de senso crítico e na habilidade de trabalhar em grupo. E tudo isso, através de um espaço bem construído e planejado na sua escola.

Aprender a teoria na prática com o laboratório escolar.

Normalmente, o conteúdo teórico é apresentado ao aluno em sala e, só depois, como o assunto se relaciona a uma experiência prática. Mas, com um laboratório escolar bem montado, é possível inverter esta lógica e transformar a relação com o aprendizado. Assim, é possível despertar a curiosidade dos alunos.

Nesse cenário, o professor é o mediador que coordena os alunos no processo, levando para a turma assuntos que sejam relevantes para o currículo pedagógico e tenham uma relação com a vida dos jovens. Com isso, espera-se que os estudantes se tornem mais críticos, questionando-se sobre a relação entre causa e consequência (o que acaba sendo comprovado com as experiências no laboratório).

Ou seja, um dos principais benefícios do laboratório escolar é aplicar a teoria de sala de aula de uma maneira mais rápida. Isso faz com que os jovens testem conceitos e formulem ideias sobre determinado assunto de maneira prática. Este espaço geralmente é utilizado por disciplinas das ciências da natureza, mas também é útil para outras áreas do conhecimento.

Importância do trabalho em equipe.

Laboratórios também facilitam a socialização na escola e são uma ótima maneira de desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, assim como a capacidade de liderança. Por isso, os alunos alcançam um resultado graças ao trabalho em equipe.

Com a possibilidade de manuseio de diferentes equipamentos e criação de variadas experiências, cada aluno pode ficar responsável por uma etapa do processo. Assim, conseguem entender a importância de distribuir funções para concluir uma tarefa na companhia dos colegas e sob a supervisão de um tutor. O laboratório também ajuda no desenvolvimento afetivo da turma, por meio de discussões e debates em grupo, sempre com respeito e escuta ativa.

Laboratório escolar: o que é essencial?

Como o laboratório escolar costuma ter objetos frágeis, substâncias que precisam de um armazenamento específico e possibilita a execução de reações químicas durante as aulas, é necessário seguir regras de segurança quanto a estrutura da sala.

Um bom espaço de armazenagem como armários e prateleiras é indispensável. Além disso, precisa ter janelas que garantam uma boa ventilação, pia com água a disposição, mesas e cadeiras para que os alunos tenham espaço para realizar as atividades. Também, é recomendado o uso de paredes brancas ou de cor esmaecida, que ajudam a clarear o local e facilitam a limpeza. Os materiais utilizados devem ter boa resistência (por conta de quedas de equipamento e o uso de materiais químicos e abrasivos) e facilidade de manutenção.

Além disso, o mobiliário deve ter as alturas corretas de forma que mesas e cadeiras facilitem as atividades a serem desenvolvidas. Muitas vezes os alunos trabalham em pé e plataformas de trabalho baixas dificultam os movimentos e podem comprometer a qualidade da experiência.

Finalmente, o laboratório escolar deve conversar com a proposta pedagógica da escola! Ou seja, não adianta fazer um investimento importante num espaço que depois ninguém saberá exatamente como utilizar ou que ficará subutilizado.

Diante disso, é possível entender a importância do projeto de arquitetura na construção do laboratório escolar. O olhar de um especialista consegue entender as reais necessidades da instituição e transformar os desejos e sonhos em espaço construído com qualidade e praticidade.

Agora que você sabe qual a importância do laboratório na escola para o aprendizado, entre em contato com o Ateliê e saiba como transformar o seu espaço.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.