Escolas pelo mundo que unem arquitetura e projeto pedagógico

Escolas pelo mundo que unem arquitetura e projeto pedagógico

Já dissemos algumas vezes por aqui que o projeto de arquitetura pode se um grande aliado das escolas. E essa nossa crença vem de exemplos que encontramos pelo mundo afora e que nos servem de inspiração.

Vemos que, quando o projeto da escola conversa totalmente com a filosofia da instituição, os alunos têm um desempenho muito melhor e o processo de aprendizado é mais saudável.

Procurar experiências que deram certo e entender como estes exemplos podem funcionar nos nossos projetos de arquitetura escolar é uma constante aqui no Ateliê.

Escolhemos alguns projetos de arquitetura escolar fora do Brasil para mostrar neste post. São projetos que tem como base a proposta pedagógica da escola e se utilizam deste para encontrar soluções criativas.

Vamos começar a nossa viagem?

Montessori Kinderhaus

Nossa primeira parada é na Alemanha, lá encontramos o Montessori Kinderhaus. Localizada na cidade de Aufkirchen, este jardim da infância tem toda a sua concepção baseada na arquitetura sustentável e seguindo os conceitos do sistema de Ensino Montessoriano.

As salas de aula possuem móveis de desenho enxuto, especialmente concebidos para este prédio. A madeira é um material muito presente e todos os acabamentos são muito simples, de fácil manutenção e que permitem a exploração por parte das crianças.

As cores neutras dominam os espaços, e encontramos pontos de cores mais fortes que se tornam destaques dentro dos ambientes.

As áreas externas deste projeto de arquitetura escolar também têm um desenho todo especial. A forma como o edifício foi pensado permite que a cobertura verde seja utilizada como área de lazer, e qual criança não gosta de subir num telhado?

A exploração e a utilização de todo o ambiente, tão presente na filosofia montessoriana é estimulada pelo projeto de arquitetura desta escola. Os espaços amplos que oferecem pontos de interesse e podem se transformar em áreas de brincadeiras e aprendizado.

E como não querer ter seus alunos num espaço com este?

Escola Trem Amarelo

E agora temos uma escala na Índia, afinal o roteiro da nossa viagem foge do convencional.

Muitas vezes achamos que somente países desenvolvidos e escolas que tem muito dinheiro para investir é que conseguem ter edifícios escolares especiais. Selecionamos este projeto porque ele nos prova justamente o contrário.

Baseado na filosofia Waldorf, esta escola tem as brincadeiras como uma forma importante de aprendizado. Por estar numa cidade muito quente os arquitetos criaram dentro do edifício espaços amplos onde podem ser feitos jogos em grupo e onde as crianças fiquem mais confortáveis.

A iluminação e a ventilação natural com aberturas em todos os ambientes promovem o bem estar necessário sem a utilização de equipamentos de ar condicionado e diminuindo o uso de luz elétrica.

Os materiais de construção utilizados nesta escola são muito simples e muito comuns aqui no Brasil também: paredes de tijolos aparentes, piso em cimento queimado colorido portas em madeira e janelas em ferro pintado.

O grande trunfo do projeto de arquitetura desta escola é utilizar todos estes elementos que conhecemos tão bem a favor do aluno e em parceria com a proposta pedagógica.

As salas de aula são muito generosas, os espaços de exposição dos trabalhos dos alunos se espalham por vários ambientes, um teatro ao ar livre incentiva a criação de peças e pequenos espetáculos…tudo simples e tudo lindo.

Istituzione Nidi e Scuole dell’Infanzia Comune di Reggio Emilia

Quando falamos de Reggio Emilia fica difícil sair da Itália.  E é em Reggio Emilia que encontramos esta escola linda desenhada pelo escritório ZPZ Partners.

Pelas fotos já dá para perceber o quanto o projeto de arquitetura desta escola foi pensado com todo o cuidado.

Seguindo a filosofia criada por Loris Malaguzzi, todos os espaços desta escola são amplos, com farta iluminação natural e espaços que proporcionam a execução de atividades em grupo.

Não existe o conceito de salas de aulas com lugares individuais e demarcados, todos circulam por ambientes sem fronteiras claras e o estar com o outro é mais uma forma de adquirir aprendizado e conhecimento.

Os ambientes têm paredes em cores neutras e piso em madeira. As cores mais fortes aparecem nos mobiliários e nos trabalhos das crianças que sempre se encontram expostos pelos espaços.

Os móveis também não seguem um padrão rígido. Existem diferentes tipos de cadeiras e o desenho das mesas também varia, mesmo estando tudo num mesmo ambiente.

Andar por esta escola é se surpreender com detalhes que farão toda a diferença no dia-a-dia das crianças que a frequentam, não há monotonia e a rotina é sempre uma grande brincadeira.

Se você se inspirou dando esta volta ao mundo entre em contato conosco! Queremos que a sua escola também se torne referência e seja tão bonita e interessante como as que você viu por aqui.

Mande um email para o atelieurbano@atelieurbano.com.br e vamos criar juntos o projeto que você sempre quis.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.