Ideias de Fachadas Escolares que vão fazer você se destacar da concorrência

Ideias de Fachadas Escolares que vão fazer você se destacar da concorrência

Estamos num mundo em que a imagem tem impacto direto sobre a decisão de compra dos clientes.

Numa escola essa primeira imagem é tida através da fachada e não se pode perder a chance de impressionar positivamente um potencial cliente.

Entretanto muitas vezes é difícil sair do lugar comum e inovar na fachada sem exagerar. Por isso separamos algumas ideias incríveis de fachadas de escola pelo mundo para você se inspirar.

Escola na Áustria

O primeiro projeto que escolhemos para mostrar aqui é o de uma escola na Áustria projetado pelo escritório Wiesflecker Architecture.

O prédio tem linhas simples e o que chama atenção é a parede de concreto que se assemelha a uma folha de papel amassada.

No projeto de ampliação da escola feito em 2009 o arquiteto criou um novo edifício e na fachada principal ele fez esta brincadeira. A “fachada de papel” fica voltada para rua e chama a atenção de quem passa.

Essa ideia muito simples não poderia remeter melhor ao universo da educação.

Jardim de infância na Eslovênia

É um edifício de estrutura muito simples, pré-fabricado e acabamentos internos de cores neutras localizado no meio de um jardim.

A fachada desta escola tem brises de madeira móveis que fazem com que a fachada seja “mutante”. De um lado os brises tem acabamento em madeira natural e do outro a madeira é pintada com cores variadas. A fachada se transforma de acordo com a posição em que estes brises são colocados.

Uma solução simples que serve para várias situações e cujo efeito é incrível.

Centro de cuidados infantis Giraffe

Este projeto mostra o lado lúdico que uma fachada pode ter.

Localizado na França, este edifício não é uma escola, mas também é dedicado às crianças. Trata-se de um centro de cuidados para crianças onde também existe uma creche.

O inusitado deste projeto se dá pela girafa que foi colocada no bloco da frente do edifício, bem próximo à calçada.

A girafa se torna um posto de atenção e referência dentro do bairro e torna o edifício conhecido no entorno.

Mas preste atenção, como podemos observar todo o restante do prédio é branco, sem muitos detalhes e o único ponto de destaque é a escultura da girafa (que inclusive dá nome ao centro clínico).

Jardim da infância no Japão

Mais um exemplo de como as cores podem ser utilizadas de forma inusitada.

Este projeto de um jardim de infância no Japão projetado pela arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux tem fitas de cores vibrantes que foram colocadas em frente ao fundo branco e transparente do edifício.

Saber usar as cores fez com que elas não pesassem no conjunto. São 22 cores diferentes utilizadas nas fitas das fachadas, mas o conjunto é tão harmônico que nem parecem que são tantas.

Todos os trabalhos de Emmanuelle tem essa característica: o uso de muita cor de uma maneira suave.

Todos estes projetos fogem bastante do padrão de fachadas que estamos acostumados em ver no Brasil. A busca por referências fora do nosso país nos ajuda a ter diferentes ideias e criar fachadas de escolas mais criativas.

Gostou destas ideias?

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como a fachada da sua escola pode melhorar, fale com a gente!

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.