Por que contratar um arquiteto? Confira 5 bons motivos

Por que contratar um arquiteto? Confira 5 bons motivos

No Brasil temos a tradição da autoconstrução. Mas esse costume pode trazer uma série de malefícios na hora de realizar uma obra. Confira por que contratar um arquiteto.

Todo mundo tem aquele amigo que indica um empreiteiro “ótimo” que resolve tudo e dá “um monte de ideias”. Existem uma série de problemas nessa situação: muitas vezes o tal empreiteiro nem sempre tem toda esta experiência; não assume os riscos de que uma obra apresenta, pois atua num mercado informal; fatalmente sua obra irá durar mais tempo e ficará mais cara do que foi pensado inicialmente. Esses são apenas alguns motivos de por que contratar um arquiteto.

Este é um cenário comum e que é reforçado pelo desconhecimento. Muitas vezes as pessoas não entendem muito bem o que faz um arquiteto. Acham que custa muito caro de contratar e ficam na dúvida sobre se é este o profissional mais indicado para resolver os seus problemas.

Pensando em esclarecer todas estas questões fizemos este post com os 5 principais motivos do por que contratar um arquiteto. Vamos a eles:

  1. O arquiteto é um especialista!

Imagine a maior dor de dentes que uma pessoa pode sentir, numa situação dessas qual o profissional que lhe vem à cabeça? Um dentista, claro!

Você sabe que só ele pode dar um fim à dor que não lhe deixa trabalhar e que roubou até o seu sono.

Se você pretende construir ou reformar a situação é exatamente a mesma. Somente um especialista pode lhe indicar as melhores soluções e fazer com que você se sinta seguro.

O arquiteto é o profissional que reúne todas estas características e que consegue aliar a técnica e a estética. Afinal não basta ser bonito, tem que funcionar… Mas também não adianta funcionar e ser horroroso.

As soluções dadas por um bom profissional funcionam e agradam ao olhar. Por que contratar um arquiteto em uma reforma? Pois apenas um arquiteto tem uma visão global que impede que a sua reforma se transforme em um verdadeiro “Frankenstein”.

  1. Por que contratar um arquiteto é sinônimo garantia e segurança?

O arquiteto está habilitado a desenvolver projetos seguindo todas as leis e normas vigentes de acordo com o local em que será feita a obra.

É importante saber também que todo arquiteto profissinoal deverá emitir uma RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). É um documento expedido pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) no qual ficam claros quais os serviços que serão prestados e sobre os quais haverá uma responsabilidade civil caso aconteça algum problema.

A partir do momento que você contrata um arquiteto responsável pela sua obra você tem a garantia de que o trabalho será executado dentro de padrões de segurança e terá toda a documentação que atesta isso.

  1. O arquiteto ajuda você a PLANEJAR

Imagine que você vai comprar um carro. Você pesquisa os modelos que se encaixam na sua meta de investimento, analisa os valores de IPVA e seguros, confere o tamanho do porta-malas, compara os itens de segurança, faz um “test drive” e somente depois você executa a compra.

Todo este processo faz parte de um PLANEJAMENTO voltado a um investimento importante e que é fundamental.

Se o assunto é um projeto ou uma obra o raciocínio deve ser o mesmo. Sem planejamento você se perde nas atividades e na ordem de importância das coisas.

O arquiteto é o profissional que te ajuda neste processo, que se inicia com o projeto. Logo após passa pela quantificação de materiais, criação de um cronograma de obras, contratação de mão de obra, etc, etc. Sem ele a chance de errar na hora da tomada de decisão é muito maior.

  1. O arquiteto gera economia de TEMPO e de DINHEIRO

Com o planejamento sua obra tem um prazo de execução menor.

No exterior, 80% do tempo de uma obra é gasto com o projeto e o planejamento e apenas 20% é gasto com a construção em si. Já no Brasil a situação é inversa.

Qualquer grande investimento demanda um pensamento cuidadoso. São cercados todos os possíveis problemas que possam surgir e agir quando há certeza quanto à melhor solução a ser aplicada.

Hoje, no nosso país, a média de desperdício numa obra pode chegar aos 30% , acarretando em um aumento no custo da produção em torno de 20%.

Pois é, estes números podem ser muito reduzidos com a escolha correta dos materiais, a contratação de mão de obra especializada e o controle das compras. Mais algumas funções que um arquiteto desempenha durante o gerenciamento da sua obra.

É ótimo saber o quanto você vai gastar, como vai pagar os fornecedores e quanto tempo será necessário para que a sua obra esteja concluída, não? Tudo isto pode ser feito através do gerenciamento, com a execução de cronograma de obra, planilha de pagamentos e comparativos de orçamentos entre os fornecedores.

Aqui no Ateliê temos todos estes serviços e trabalhamos junto aos clientes visando o emprego correto dos recursos disponíveis.

  1. O arquiteto fala a língua dos fornecedores

Muitas vezes você vai ao médico e não entende muito bem o que ele está dizendo, já sentiu isso numa obra também?

O arquiteto ajuda na “tradução” da linguagem técnica, explica o passo a passo da obra e facilita a conversa com os fornecedores. Ele é o intérprete do projeto e da obra, com que os clientes saiam da escuridão que é o início de uma obra e encontrem a luz no final do túnel.

Eu sou capaz de apostar que você já se viu numa situação em que esteve totalmente nas mãos do pedreiro ou empreiteiro. Sem saber o que fazer acabou acatando as sugestões dele, e no fim o resultado final não foi o esperado.

Uma equipe técnica de qualidade é capaz de afastar esta insegurança e gerar resultados surpreendentes.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, nós estamos aqui para te ajudar. Envie sua mensagem para atelieurbano@atelierbano.com.br e responderemos com o maior prazer. Ficaremos felizes em te ajudar com as obras também!

Abraço e até a próxima!

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.