Ideias de móveis montessorianos para sua escola

Ideias de móveis montessorianos para sua escola

Móveis montessorianos podem ser uma ótima ideia para a sua escola e para o desenvolvimento de seus alunos!

Você conhece os móveis montessorianos? Maria de Montessori era médica, mas foi na pedagogia que trilhou o seu caminho e deixou o seu legado. No início do século XX ela inovou com o sistema tradicional vigente até então. Pela primeira vez alguém pregava que a independência da criança, sua autonomia e capacidade de exploração são a peça central de seu aprendizado. O professor não era mais o centro.

Uma escola montessoriana é uma instituição centrada nas crianças, são elas que vão descobrir os espaços e utilizar da liberdade como ferramenta para se desenvolver.

Maria de Montessori criou todo um conjunto de brinquedos e objetos que fazem parte de sua proposta pedagógica. Para ela “A brincadeira é o trabalho da criança” e ela deve fazer o seu trabalho de forma autônoma, descobrindo as possibilidades e crescendo com as novidades que vão aparecendo.

Quais são os conceitos de uma educação Montessoriana?

  • Os brinquedos não devem brincar sozinhos, ou seja, as crianças devem interagir com eles e não ficar esperando que eles façam alguma coisa. Esqueçam os brinquedos a pilha ou eletrônicos.
  • As crianças têm que se movimentar e interagir, muito, com o ambiente.
  • O faz de conta faz parte da rotina das crianças e é muito estimulado.
  • As tarefas do dia-a-dia são fonte de aprendizado e cooperação mútua.
  • A integração entre os espaços é bem-vinda.

Com base em todos estes conceitos, selecionamos para você alguns dos principais móveis e objetos que não podem faltar numa escola montessoriana.

Brinquedos e material didático

  • Letras de lixa – material utilizado na alfabetização, com estas letras as crianças também aprendem as letras de forma sensorial com a utilização do tato.

móveis montessorianos

  • Alfabeto móvel – uma caixa de madeira com um nicho para cada letra do alfabeto. As consoantes e vogais tem cores diferentes. A criança pode manipular as letras e ir descobrindo como escrever.
  • Hastes vermelhas – material utilizado para mostrar o conceito de curto e longo de uma maneira sensorial.

móveis montessorianos

  • Quadro de divisão – este é um material para o ensino de matemática e mostra as noções básicas da divisão.
  • Escada marrom – material parecido com as hastes vermelhas, mas que trabalha o conceito de alto e baixo.

móveis montessorianos

  • Caixas de permanência – estas caixas são muito utilizadas com bebês a partir dos 8 meses e são um doa materiais mais conhecidos no método Montessori.móveis montessorianos

Estes são só alguns exemplos que coletamos de brinquedos e materiais didáticos, há muito mais para se mostrar.

Dentro do método Montessori os objetos do cotidiano podem ser utilizados como brinquedos. Fica fácil criar uma séria de atividades em que pratos, colheres, baldes e muito mais podem ser usados. Há um site brasileiro que comercializa muitos destes materiais, o Montessori Emporium.

Para quem quer ter mais informações sobre como utilizar estes materiais há vários canais no youtube, mas recomendamos o da professora Simone Clemens, que mora na Alemanha e é especialista no assunto.

Móveis e arquitetura

  • Estantes e murais: a sua altura deve acompanhar a altura das crianças. Desta forma os alunos têm a autonomia para retirar e colocar objetos nas estantes sempre que queiram ou seja necessário. Geralmente utilizamos madeiras ou cores claras em sua confecção.
  • Ambientes que remetam aos espaços de uma casa: os alunos aprendem fazendo atividades domésticas, como cozinhar por exemplo. Criar espaços que eles realizem atividades práticas é uma das características de uma escola montessoriana.
  • Berços: o método montessoriano defende que as crianças possam se movimentar livremente. Por conta disso os tradicionais berços não são utilizados. Colchões no chão funcionam como berços e dão todo o aconchego e segurança de que as crianças precisam.
  • Espelhos: a presença de espelhos em espaços montessorianos também é muito comum. É através do espelho que a criança começa a se reconhecer e a se entender como indivíduo. Eles devem ser colocado na altura do aluno e para os menores a presença de uma barra de apoio é uma ótima ideia.Um site brasileiro que desenvolve móveis montessorianos é o Cuchi.  As peças são lindas. Um projeto de arquitetura escolar Montessori deve ter em seu conceito algumas palavras chave: autonomia, liberdade e descoberta.

 

Se você quer começar uma escola Montessori e está perdido em como resolver a arquitetura e a decoração dos espaços fale com  a nossa equipe. O Ateliê Urbano está preparado para desenvolver seu projeto! Fale conosco pelo telefone 1138723701 ou pelo nosso email atelieurbano@atelieurbano.com.br.

Continue nos acompanhando e até a próxima!

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.