O que um berçário deve oferecer? 8 dicas para ser a melhor opção para os pais

O que um berçário deve oferecer? 8 dicas para ser a melhor opção para os pais

O berçário é uma necessidade para os pais com uma rotina cheia de compromissos. Saiba como ser a melhor escolha para eles.

Encontrar um lugar para deixar o filho pequeno pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Ainda assim, é parte da realidade de muitos pais ao retornar à rotina profissional poucos meses após o parto. Tal missão exige atenção e cuidados e o principal deles se deve à escolha de um lugar apropriado para acolher os pequenos da melhor maneira.

É pensando nesse cenário que o berçário da sua escola deve ser estruturado para transmitir segurança aos pais e a melhor experiência para as crianças. Ainda tem dúvidas sobre as características a serem seguidas? Esse texto foi feito para ajudar a sua escola a se tornar a melhor das opções.

A estrutura é o cartão de visitas do berçário

A estrutura do berçário transmite segurança e sensação de conforto para os pais? Essa é uma das primeiras questões a serem levantadas pelas escolas. O motivo? A simples ideia de deixar os filhos com estranhos é capaz de tirar o sono de mães e pais.

O espaço físico de um berçário funciona como um cartão de visita e deve representar tudo de bom que a instituição pretende (e pode) oferecer. Se necessário, não deixe de buscar consultoria para conhecer o que há de mais adequado para sua escola.

Detalhes que fazem a diferença

Observe atentamente seu berçário e responda: você seria conquistado na primeira visita? Pois bem, detalhes são indispensáveis para causar uma boa impressão. Tenha certeza de uma coisa: numa primeira visita nada ficará de lado no checklist dos pais.

A presença de salas com aberturas de vidros, por exemplo, pode fazer a diferença. Arquitetonicamente, esse tipo de ambiente demonstra controle das atividades por parte da direção da escola, o que acaba refletindo na segurança dos bebês.

Outros pontos que serão observados pelos pais são os acabamentos do teto, as paredes, os pisos… nada passará batido. Sendo assim, vale sempre a pena investir em materiais resistentes, fáceis de limpar condizentes com o clima da sua região. Dica extra: evite carpetes, causadores de alergia para muitas crianças.

Fraldário

Tenha sempre em mente que as palavras de ordem no fraldário devem ser higiene e organização. Para facilitar e tornar mais seguros a limpeza, troca e banho dos bebês no berçário, é recomendado adquirir itens pensados para esta função, sem apostar nas “gambiarras”.

Considere, por exemplo, investir em soluções como nichos individuais para os pertences das crianças, de bebê-conforto e de cesto de lixo com pedal próximo ao local destinado à troca de fraldas.

Lactário

Indispensável na estrutura de um bom berçário, o lactário é a área destinada à preparação das mamadeiras e dos alimentos das crianças cuidadas pelo local. Para que seja um destaque na sua escola, devem-se seguir todas as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ou seja, o espaço deve contar com uma estrutura que permita a preparação e higiene de todos os alimentos consumidos pelos bebês. É ideal ter uma área para lavagem, esterilização e correta armazenagem das mamadeiras.

Espaço para amamentação

Como complemento ao lactário, é interessante que o berçário ofereça uma sala de amamentação. Deixe o ambiente preparado, inclusive para uma eventual concentração maior de mães que desejarem aproveitar o espaço no mesmo horário.

Muitas delas optam por berçários próximos ao local de trabalho, para terem a oportunidade de amamentarem os filhos diariamente. A sala de amamentação é mais que indicada nas escolas que desejam ter a melhor opção de berçário disponível na região. Além disso, um espaço reservado para a amamentação só mostra o apoio da escola ao aleitamento materno, o que é muito positivo.

Segurança do berçário

Segurança, segurança e segurança. Esse deve ser uma espécie de “mantra” dentro dos berçários. Além disso, não duvide da capacidade dos pais de observarem absolutamente tudo, antes de elegerem um local para deixar os filhos. Nesse sentido, algumas medidas simples podem evitar grandes dores de cabeça – para os pais e para os funcionários.

Tomadas protegidas com tampas de plástico para evitar choques;
Quinas com protetores de silicone para evitar impactos e acidentes;
Pisos antiderrapantes nos espaços destinados a brincadeiras;
Tapetes de proteção;
Controles de entradas e saídas do ambiente;
Auxílio das crianças na subida e descida de escadas;
Elevadores operados apenas por adultos;
Revisão constante dos brinquedos (quando quebrados, velhos ou mal conservados, podem representar perigo);
Higienização dos brinquedos com álcool para evitar contaminações;
Limpeza do local em dia para evitar que as crianças tenham contato com sujeira;
Evitar o uso de bichos de pelúcia e outros tecidos (materiais que favorecem a proliferação de fungos e bactérias).

Solário: a importância de uma área externa no berçário

Uma área externa disponível para as crianças está na lista de exigência da maioria dos pais. Por esse motivo, investir num solário ou pátio é importante para diferenciar sua escola. Muito mais que um lugar reservado a brincadeiras e atividades ao ar livre, ele tornará a rotina da criança melhor com banhos diários de sol.

Nesse espaço a criança vai ter a oportunidade de socializar e desenvolver capacidades psicomotoras físicas, além, é claro, de se divertir muito… Ter um solário disponível é uma escolha interessante para se tornar a melhor opção de berçário.

Hora do descanso

Depois de gastar energia só resta uma coisa que as crianças querem fazer: descansar e tirar uma soneca bem gostosa. O espaço destinado a essa atividade no berçário da sua escola está apto para atender às exigências dos pais?

É importante que a sala de soninho conte com bons berços e transmita uma sensação de lar e conforto para os pequenos. O lugar escolhido para essa atividade deve ser tranquilo, para evitar que os bebês fiquem agitados.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhá-las com sua equipe! E, para receber sempre informações como essa em primeira mão, assine nossa newsletter!

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.