O Ateliê Carambola é uma escola que valoriza a cultura da infância. Por isso, projetamos espaços para que as crianças possam aproveitar cada cantinho com muita imaginação! Essa é uma escola que funciona como um grande ateliê, onde os pequenos descobrem e interpretam o mundo através do brincar e das experiências orgânicas manuais.

Como a escola está crescendo, eles precisaram ampliar o espaço para criação de novas salas. Com isso, seguimos o modelo de construção que já havia sido feito no restante do terreno, utilizando também o mobiliário em madeira. Além disso, criamos vários setores dentro da sala (com o auxílio dos próprios móveis), onde cada espaço pode ser aproveitado para uma atividade diferente.

Já as paredes, são brancas para que os trabalhos dos alunos fiquem expostos ali, colorindo o ambiente e inspirando os colegas. Na iluminação, inserimos alguns pontos diferenciados e focais, porque é algo que os professores gostam: ao invés de ligar todas as luminárias de uma vez, eles podem ir ligando conforme a atividade e o setor da sala que será usado. Como nessa metodologia eles gostam de explorar e brincar livres com brinquedos, colocamos o brinquedão do lado de fora, onde as crianças podem subir ou descer entre o térreo e o primeiro pavimento.

Quando os pais visitam a escola e conseguem ver que não haverá problemas no processo de aprendizado dos filhos, a arquitetura se torna um ponto chave na decisão de matrícula! A arquitetura escolar tem o papel de valorizar a metodologia de cada instituição, contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e pessoal dos alunos. É a combinação perfeita: arquitetura + pedagogia!