O projeto de reforma da One School foi criado por nossa equipe com o desafio de adaptar um edifício dos anos 80 originalmente destinado a uma escola de idiomas em uma escola de educação infantil que deveria receber crianças de 2 a 6 anos, com base nos princípios da pedagogia de Reggio Emilia.

A Casa Thomas Jefferson é um renomado e tradicional centro de ensino de inglês na cidade de Brasília e agora também ingressa na educação básica nesta primeira unidade no Lago Sul.

Na pedagogia de Reggio Emilia é muito forte a importância da ligação dos espaços internos e externos. Portanto, o projeto da One School foi além da necessidade de remodelar e ampliar as salas de aula, mas também considerou cuidadosamente a criação de ambientes externos estimulantes e integrados ao processo de aprendizagem das crianças.

As salas de aula foram equipadas com mobiliário sob medida, cuidadosamente desenhado para promover a autonomia das crianças. Cada peça foi pensada para proporcionar conforto, segurança e funcionalidade, permitindo que os pequenos desenvolvam habilidades motoras e sociais enquanto exploram livremente o ambiente.

As grandes janelas e portas das salas de aula voltadas para um dos parques trazem luz, o entendimento do passar do tempo e a visão da vida fora do edifício.

No refeitório quisemos trazer um pouco da memória dos azulejos de Athos Bulcão presentes em muitos edifícios icônicos de Brasília. Todo o bloco central de apoio da cozinha foi revestido com um painel de azulejos.

As cores suaves, a iluminação adequada e o mobiliário confortável criam um ambiente propício para promover hábitos alimentares saudáveis e fortalecer os laços comunitários.

A sala de arte da One School é um verdadeiro ateliê de criatividade, projetado para inspirar a expressão artística e promover a imaginação das crianças. Equipada com uma variedade de materiais e ferramentas, esta sala estimula a experimentação e a auto expressão. 

A grande lousa, a integração com o espaço externo, o mobiliário flexível e elementos de arquitetura com um desenho mais livre criam um ambiente que estimula a criação..

Os parques da One School oferecem uma variedade de experiências sensoriais e oportunidades de aprendizado ao ar livre

Um grande recuo externo foi aproveitado como área de parque para as crianças de até 5 anos. Um corredor sem uso que agora tem brinquedos de madeira e um muro utilizado como suporte para diversas atividades.

Em outro trecho da área externa foi colocar um grande brinquedão para a diversão de alunos acima de 5 anos ( a escola deverá crescer até o ensino fundamental II). A grande peça de estrutura em madeira promove desafios mais significativos aos alunos que já tem maior autonomia.

A grande estrela da área externa é o parque de águas, um espaço pensado para as brincadeiras nos dias quentes de Brasília. Com a supervisão de professores as crianças têm atividades direcionadas no espelho d’água e na área com os brinquedos aquáticos. 

Um projeto como este redefine as vocações de um edifício, adaptando-o às novas necessidades e criando ambientes que inspiram e nutrem o potencial humano. 

A One School é uma prova do poder transformador da arquitetura quando aliada a um ótimo projeto pedagógico.