Esse foi um projeto que  fizemos para o Centro Lumi, uma Clínica-escola especializada em pessoas com Autismo, principalmente crianças, localizado aqui em São Paulo.

Eles tinham uma área externa pequena e precisavam da nossa ajuda para projetá-la de maneira a aproveitar bem todo o espaço disponível. Por estar localizada no primeiro piso do prédio, precisávamos tomar cuidado para não colocar brinquedos muito altos nem muito grandes. Por isso, resolvemos criar vários pequenos ambientes de estímulos diferentes.

Um deles, possui bancos e um painel sensorial com instrumentos e vários objetos na parede. É um espaço onde elas podem conversar, interagir e brincar em conjunto. Outro canto, possuí uma cabana de madeira que serve como um espaço de refúgio, pois as crianças do espectro autista gostam de ter esse espaço mais fechado para ficarem mais quietinhas.

Também optamos por um canto com uma rede náutica inclinada que serve como uma grande cadeira, onde os alunos podem ficar recostadas. No fundo dela, fizemos uma parede com grama sintética verde, que também dá para elas ficarem tocando e sentindo a textura.

No piso, temos mais texturas diferentes, como o piso emborrachado, o deck de madeira e o seixo de rio embrechado, onde as crianças podem ficar descalças e sentir outras texturas também nos pés! Apostamos em ambientes onde elas tivessem experiências lúdicas e sensoriais através do toque e das brincadeiras. Além disso, trouxemos bastantes elementos de madeira e cores pastéis, para criar esse ambiente mais aconchegante onde o estímulo fosse mais suave e tranquilo

Criar uma escola acolhedora para crianças com autismo exige dedicação de toda comunidade escolar. E o Centro Lumi está bastante capacitado para lidar com maestria deste assunto!