Modernização para escola em Cubatão

Category
Projetos Escolares
About This Project

A FORTEC começou como um sonho de um empreendedor que queria popularizar os cursos técnicos de forma que todos tivessem condições de ter uma profissão.
O sonho se tornou realidade e cresce pelo litoral paulista nas cidades de Santos, Praia grande, São Vicente e Cubatão. Depois de muitos anos de trabalho e algumas unidades construídas, inclusive uma faculdade, o negócio mudou e precisava de modernização.
Foi neste momento da história da FORTEC que conhecemos a Silvia e a Mariana, mãe e filha que passaram a administrar a unidade de Cubatão e sentiram que o espaço já não atendia às novas demandas da escola.
Além da estrutura muito antiga, e que não passava por reformas há tempos, as gestoras ansiavam por espaços que acolhessem melhor tanto os pais quanto os alunos.
Inicialmente fizemos um estudo de plantas de toda a escola onde alteramos o layout existente. Com isto conseguimos uma nova área de atendimento, criamos um novo laboratório, mais uma sala para a educação infantil, aumentamos a antiga cantina e reformulamos a biblioteca que estava num local cujo acesso não era o ideal.
Além disso, toda a escola agora possui acessibilidade com rampas de acesso e novos banheiros adaptados que antes não existiam. A calçada também foi toda reformada com a utilização de piso intertravado de concreto, tiramos assim as imperfeições e buracos que dificultavam a circulação no local.
Outra área da escola, dedicada ao um projeto social a idosos, também mudou bastante, os novos vestiários ficaram mais enxutos e com o espaço que sobrou foi possível melhorar a sala de atendimento de fisioterapia. Uma grande melhoria para a turma da terceira idade.
A fachada era uma grande preocupação das gestoras. O longo tempo sem reformas fez com que a fachada se tornasse antiga, sem graça e já não chamasse a atenção de quem passa pela região. A ideia aqui foi criar uma comunicação visual que atraísse o olhar.
Fizemos então um jogo com cores e texturas que otimizou o tempo e o custo de execução e mudou totalmente a fachada sem graça de então.
A área dedicada às crianças também era um espaço a ser renovado. Cubatão é uma cidade muito quente, por estar localizada num vale quase não há circulação de vento e isto torna o local um forno no verão. Pensando nisso criamos um parque infantil com brinquedos, sim, e também com brincadeiras com água. Assim as crianças do infantil poderão aproveitar os dias quentes de verão na nova área externa.
Os acabamentos escolhidos são todos muito simples, mas que conversam entre si, dando unidade aos espaços e criando uma nova imagem da escola. Este é um cuidado que sempre temos: as soluções escolhidas em projeto têm que funcionar para o tipo de público que procura e frequenta a escola.
A obra está acontecendo em etapas.
Numa primeira fase foram feitas modificações na área da cantina, nova guarita, reforma da calçada e da recepção. Num segundo momento serão feitos os serviços de reforma do parque infantil e laboratório e finalmente serão executadas as obras da área da biblioteca, projeto social e fachada.
Executar um plano geral em que vemos todos os ambientes da escola em conjunto e organizar a sua execução em etapas é algo que fazemos com grande frequência aqui no Ateliê.
Desta forma é possível organizar as obras de acordo com o cronograma das aulas e com o orçamento disponível. Assim a execução de todo o plano é garantida e a escola consegue o resultado esperado com uma transformação completa e que torna a instituição referência na região.
Na FORTEC contamos com a parceria destas duas gestoras que nos confiaram a escrita de mais uma página desta história tão bonita.