Projeto de Sala Maker Colégio Santo Agostinho

Category
Projetos Escolares
About This Project

Simplesmente adoramos atender a escolas que estão sempre em transformação. Normalmente escolas tradicionais, muitas vezes de cunho religioso, tem demandas muito fortes quando o assunto é modernização dos espaços.
Os prédios de pé direito alto e arquitetura austera muitas vezes não conseguem conversar com o novo modo de vida dinâmico e mutante dos nossos jovens.
Assim aconteceu com o Colégio Santo Agostinho, que nos contratou para criar o seu espaço “fablab”. Carinhosamente apelidado de CSA o colégio tem mais de 80 anos e durante todo esse tempo sua estrutura veio passando por intervenções.
O colégio cresceu e sua proposta pedagógica foi se modernizando, entretanto, nem todos os espaços do seu prédio conseguiram acompanhar as inovações.
A demolição de algumas salas e um banheiro permitiu que fosse criada uma sala maker onde os alunos podem desenvolver atividades com jogos, criação e produção de peças e os professores tem uma estrutura ideal para instigar a criatividade e o trabalho em grupo.
O projeto da sala maker teve como inspiração o ambiente industrial. Assim utilizamos telhas metálicas como revestimento, piso imitando o cimento queimado e luminárias utilizadas em fábricas.
Como o ambiente tem diferentes usos fizemos uma divisória acústica retrátil, assim, sempre que necessário o espaço pode ser dividido em dois.
Detalhamos toda a marcenaria de forma a se adequar às necessidades de uso: espaço para armazenamento, espaço para exposição de trabalhos, arquibancada que serve como espaço de assento de apresentações e de conversas.
A obra de criação da sala maker foi organizada para se iniciar durante as férias, ela foi finalizada após o início do ano letivo. Entretanto, para criar o efeito surpresa nos alunos foi feito um fechamento no corredor para que ninguém enxergue o que está surgindo por ali.
As cores, a iluminação, a acústicatudo foi pensado como um ambiente voltado para os jovens de 11 a 16 anos que utilizam este espaço. Assim fica muito mais fácil fazer com que as aulas sejam interessantes e se desenvolva um trabalho de sucesso com os alunos.
Mudar os espaços ao longo do tempo é fundamental para qualquer escola. Os anos passam e uma estrutura que há algum tempo funcionava super bem, hoje pode não atender a todos da melhor maneira possível.
O olhar profissional pode te auxiliar tanto na criação de uma sala maker quanto na concepção de qualquer outro espaço que faça com que a sua escola atenda melhor aos seus alunos.