Reforma de escola na Vila Sônia

Category
Projetos Escolares
About This Project

Sempre fomos grandes admiradores do trabalho do professor José Pacheco. Para quem não conhece ele foi o fundador da Escola da Ponte em Portugal e trouxe o seu modo de aprender para São Paulo no projeto Âncora.
Hoje muitas escolas no Brasil se baseiam no método desenvolvido pelo professor e uma dessas instituições é a nova Escola Aberta de são Paulo.
O desafio era transformar o prédio de cerca de 1200 metros e que já tinha sido utilizado por uma universidade num espaço voltado ao aprendizado baseado na experiência e na troca.
O orçamento enxuto e o prazo curto foram mais dois fatores que influenciaram diretamente nas escolhas. Precisávamos tirar o máximo proveito do que já existia.
Assim o layout sofreu poucas alterações. As maiores transformações aconteceram nas áreas molhadas. Criamos novos sanitários em todos os pavimentos já que os existentes não eram suficientes.
Criamos uma nova cozinha bem ao lado do refeitório. O refeitório se abre para uma área externa onde ficará a horta e o pátio externo da escola.
A fachada era algo que precisávamos mudar de forma muito rápida e com o menor custo possível, e nada como o uso da cor para dar uma cara nova. As cores do logo serviram de inspiração e utilizamos o desenho que a fachada já tinha para criar uma nova identidade visual para o prédio.
A escola começará com o funcionamento focada na educação infantil, mas a ideia é que ela atenda a alunos até o fundamental II, sendo assim todos os espaços precisam funcionar para alunos desde os 3 até os 14 anos.
Um dos pilares da escola é a integração entre os estudantes e o desenvolvimento de sua autonomia, os espaços precisavam refletir todo esse de educar que foge dos padrões da educação tradicional e a arquitetura cumpriu seu papel.
A Escola Aberta trabalhará com a população carente da região e toda a comunidade poderá participar do dia-a-dia da escola.
Este é um projeto que nos deixa cheios de orgulho. Sempre é uma honra participar da construção de uma instituição que tem uma preocupação genuína com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.