Começar um novo projeto sempre é um grande desafio.

É preciso conhecer o local onde faremos o projeto, entender a necessidade do cliente, entender qual o público que será atendido…e além de todas estas questões técnicas há o fator humano.

Sim, é fundamental que a escola “goste” do Ateliê e vice-versa, neste caso foi “paixão à primeira vista”.

Impossível não se apaixonar pelo espaço do Stoquinho, não se encantar com a ternura da D. Regina (coordenadora do infantil), não respeitar a competência da Jozi (diretora-geral do colégio) e não admirar a Isabel (mantenedora do colégio).

Some-se a todos estes personagens uma escola tradicional que tem o olhar voltado para o futuro e para as inovações pelas quais a educação tem passado.

Com todos estes ingredientes vencerem o desafio se tornou mais fácil e mais prazeroso. E foi então que surgiu o novo refeitório do Stoquinho, a unidade da Educação Infantil do Colégio Stocco em Santo André.

O antigo refeitório tinha um bom espaço, mas a cozinha era pequena, o espaço de armazenamento era confuso e faltava um bom banheiro para os funcionários. Além disso, os móveis já tinham mais de 20 anos e precisavam ser trocados. Finalmente, o refeitório é usado tanto pelos bebês de 1 ano quanto pelas crianças de até 6 anos uma nova setorização seria muito bem-vinda.

E a última exigência: a mágica deveria acontecer em 30 dias, durante as férias de julho.

A mudança foi total!

Demolimos dois banheiros que não eram utilizados e com isso ganhamos espaço extra para o refeitório e ampliação da cozinha.

No refeitório criamos uma área específica para os bebês que agora utilizam cadeirões novos e muito mais práticos. As crianças até 3 anos agora ficam em mesas redondas no centro do espaço onde as professoras e assistentes circulam com maior facilidade e conseguem auxiliá-los de forma muito mais efetivamente. E os maiores ganharam novas mesas e bancos coletivos com a altura ideal, assim a autonomia fica garantida.

A cozinha do refeitório ganhou novos móveis e novos equipamentos em inox feito sob medida. Pisos, revestimentos e iluminação seguem todas as normas da Vigilância Sanitária e agora a segurança está garantida. Todas as janelas também foram trocadas por novas peças em alumínio com tela externa como exige a legislação.

E os acabamentos do refeitório? Tudo novo! O pedido era de uma refeitório com cara de sítio, cara de casa da “Vovó Alzira” (fundadora da escola) e escolhemos o ladrilho hidráulico decorado e o porcelanato que imita madeira para revestimentos de piso. Nas paredes uma cerâmica que remonta a tijolinhos e um painel com o logo da escola que foi remodelado recentemente completaram o cenário.

A renovação transformou o refeitório num espaço de reunião e confraternização. O Stoquinho tem usado o espaço para reuniões com os pais e até para encontros de ex-alunos.

A surpresa de quem viu o espaço pela primeira vez depois da reforma nos mostrou que o desafio foi vencido. O refeitório ficou lindo e se transformou no local mais visitado da escola.

E o refeitório da sua escola? É só um espaço para se fazer as refeições ou é um local de aprendizado, de descobertas e de encontros?

Quer fazer como o Stoquinho e transformar a sua escola? Conte com a equipe do Ateliê para te ajudar a vencer este desafio!