Recepção escolar: a porta de entrada da sua instituição

É fato que a recepção é o primeiro ponto de contato entre os alunos, pais e a instituição. Ou seja, é a partir desta comunicação que o seu cliente tem suas primeiras impressões sobre a sua instituição. Por isso, a recepção tem um papel de grande importância para garantir que a sua imagem seja transmitida de forma positiva.

Uma boa estrutura de recepção escolar é fundamental para a captação de novos alunos. Além, de ajudar a manter os que já fazem parte da sua instituição. É por esse espaço que, normalmente, as pessoas entram na sua escola. Por isso, é fundamental garantir que a experiência seja positiva e garanta a conquista de quem chega pela primeira vez. Com isso, o espaço precisa refletir a qualidade do ensino e do atendimento que sua instituição educacional oferece.

A importância da recepção escolar.

Muitas instituições focam em reformar ou construir espaços como salas de aula, áreas externas e pátios. E esquecem da recepção. Óbvio que essas áreas citadas possuem muita importância. Mas, quando se trata de uma escola, por exemplo, tudo precisa estar em harmonia. Desde a recepção, até o refeitório. Ou seja, é o mesmo ditado de que o conteúdo do livro é importante, mas a capa que chama a atenção. As pessoas precisam se sentir confortáveis, acolhidas e bem recebidas, quando entram na sua instituição.

O primeiro contato com seu possível cliente vai dizer muito sobre como será essa relação. Pode ter certeza que, “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, a recepção escolar bem estruturada é importante. Pois, uma boa imagem inicial passa credibilidade e gera confiança. Além disso, a recepção escolar serve para dar apoio diário a quem visita a escola. Não é apenas para o primeiro contato. Mas também, para ajudar na organização e na facilidade de obter informações.

Recepção da Maple Bear – Projeto realizado pelo Ateliê Urbano.

Recepção escolar e sua estrutura.

Bom, a recepção é um local onde as pessoas buscam por informações, aguardam seus filhos ou serve de passagem para o interior da escola. O CPV  na imagem abaixo, é um exemplo de recepção por onde os alunos passam todos os dias.

Visto isso, é necessário que a arquitetura do local atenda a essas necessidades. Precisa ser um local com uma boa iluminação, cores claras no piso e nas paredes – pois deixa o local parecendo maior -, balcões para atendimento e poltronas confortáveis.

Algumas recepções, também abrigam salas coorporativas, como secretaria e coordenação. Nesse caso, é interessante que o interior delas siga o mesmo padrão de cores e mobiliários da recepção. O que também foi o caso do CPV. Pois, toda essa área precisa estar em harmonia, deixando as pessoas confortáveis e deixando a identidade da instituição gravada na cabeça dela desde o primeiro contato até o último.

Um bônus legal de ter na recepção, é a exposição do trabalho dos alunos de vez em quando (como dá pra ver na imagem abaixo). Dessa forma, quem entrar pela primeira vez, já vai sentir um pouco da metodologia da instituição e verá como os alunos são valorizados por ela. Além dos próprios alunos que vão passar por ali todos os dias e vão poder sentir esse prestígio.

Recepção CPV – Projeto realizado pelo Ateliê Urbano.

Se você gostou do nosso post, segue a gente no Instagram! Lá, sempre atualizamos com o nosso dia a dia e os nossos trabalhos mais recentes.

E se deseja fazer um orçamento ou bater um papo com o Ateliê, é só entrar em contato por aqui.

Os comentários estão fechados.