Refeitório escolar infantil: a escolha dos móveis

Refeitório escolar infantil: a escolha dos móveis

A escolha dos móveis corretos para o refeitório escolar infantil não é tarefa simples. Neste post vamos falar um pouco sobre alguns móveis que usamos bastante em nossos projetos.

Grande parte da vida escolar acontece dentro do refeitório escolar infantil. Hoje em dia, muitas crianças fazem quase todas as refeições na escola, o que é uma grande preocupação dos pais, e fator decisivo na escolha da escola. Este é um ambiente que deve refletir a preocupação com a saúde e com a alimentação dos alunos, portanto precisamos caprichar.

O refeitório é um espaço também de convívio e aprendizado. Na mesa as crianças aprendem com os colegas a conhecer novos alimentos, a compartilhar suas refeições, a se servir e testar sua autonomia… A escola, portanto, precisa construir um ambiente que propicie que tudo isso aconteça da melhor maneira possível.

Cadeirinhas para alimentação

Esse é um móvel bem prático no dia-a-dia, já que a berçarista pode ficar no centro, e cuidar de quatro ou cinco bebês ao mesmo tempo. As cadeirinhas já vem com cinto para melhor segurança e conforto da criança.

Ele é recomendado principalmente para quem não tem muito espaço na escola. Além disso, tem outra vantagem: Quando os bebês começam a ficar autônomos e a comer sozinhos, o prato pode ser colocado na frente deles, e assim podem lidar com a comida sozinhos, sem que a berçarista acompanhe todo o tempo. E isso é ótimo, já que estimula o contato com a comida.

Normalmente esse móvel vem com o tampo branco, mas as cadeirinhas podem ser coloridas. Existem vários fabricantes que produzem esse tipo de peça e diversos modelos no mercado.

Mesas para educação infantil

Para os maiores, recomendamos mesas coletivas, mas que sejam da altura certa para as crianças, e isso depende da faixa etária. Existem vários no mercado, e na hora da compra você deve atentar-se para isso.

O acabamento das mesas deve ser preferencialmente de laminado melamínico branco, material de simples limpeza e manutenção. Para as cadeiras, plástico é um excelente material, de ótimo custo-benefício e fácil manutenção e limpeza.

Para sentar existem duas opções: cadeiras ou bancos, isso depende da preferência da escola. Os bancos são do mesmo acabamento que as mesas, e podem ser coloridos, o que torna o ambiente mais divertido e acolhedor.

É muito importante que os cantos de todos os móveis sejam arredondados, para prevenir acidentes, e que os pés tenham borrachinhas, pois assim evita-se que as cadeiras e mesas balancem ou se arrastem facilmente.

Com móveis assim, o refeitório escolar infantil vai contribuir para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, com higiene e segurança.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.