Saiba como implantar a tecnologia na escola

Saiba como implantar a tecnologia na escola

A tecnologia na escola é cada vez mais presente. As possibilidades são inúmeras e muitos projetos pedagógicos já contemplam essa vertente de inovação no ensino. Porém, antes mesmo de projetar uma sala de aula para essa finalidade, é preciso considerar algumas questões.

Os projetos do Ateliê Urbano, escritório especializado em arquitetura escolar, vão muito além da velha sala de computadores. O primeiro passo é entender qual é a necessidade para o projeto específico. Portanto, antes de sair planejando um novo ambiente, vale pensar de que maneira a tecnologia na escola será trabalhada entre professores e alunos.

A sua escola está preparada?

Investir na preparação dos professores é de extrema importância, assim evita que um ambiente pensando para trabalhar a tecnologia na escola caia no ostracismo. De nada adianta ter uma sala incrível, se os profissionais que a utilizarão não estiverem prontos para tirar o máximo de proveito do espaço.

Comece esse projeto analisando de que maneira a escola pretende apostar na tecnologia na sala de aula. O projeto de arquitetura leva em conta as particularidades de cada plano pedagógico. Como as aulas serão ministradas, qual é a necessidade da faixa etária que utilizará o espaço e o desejo dos gestores da escola.

Um projeto de arquitetura escolar vai pensar em cada detalhe. Logo, nós planejamos desde a escolha dos móveis até as melhores soluções para a escolha do equipamento adequado.

O mobiliário, por exemplo, precisa ser versátil a ponto de permitir a reorganização da sala com pouco esforço. As cadeiras devem ter rodízios, assim os alunos têm liberdade e mobilidade de acordo com a aula proposta.

As mesas não podem ocupar muito espaço, já que é preciso espaço para explorar todos os recursos disponíveis para a tecnologia na escola.

Esqueça aqueles computadores enfileirados de anos atrás. A tecnologia hoje está presente na rotina dos alunos, na palma das mãos – eles estão sempre conectados com os smartphones. O espaço para o uso desta tecnologia tão acessível deve oferecer o protagonismo para quem importa: os alunos.

 

Equipamentos para tecnologia na escola

Escolher os equipamentos que serão utilizados na sala é fundamental para a elaboração do projeto de arquitetura escolar. De acordo com as escolhas, nós pensaremos em todos os detalhes para que a tecnologia seja a protagonista do espaço.

 

Conheça alguns queridinhos desse tipo de projeto:

Impressora 3D: já é realidade nas escolas, principalmente nos projetos de sala maker, e o aprendizado sobre como realizar pequenos projetos consta no currículo de alguns colégios.

Projetor interativo: permite que o professor ou os alunos interajam com o conteúdo projetado na parede. Canetas especiais ou, apenas o dedo, ajudam nas marcações.

Rack para armazenar tablets e notebooks: a praticidade é palavra-chave dos equipamentos para a sala de tecnologia na escola. O rack especial para armazenar tablets e notebooks permite que os aparelhos sejam recarregados no próprio local.

Se a sua escola já enxergou a necessidade de se modernizar, , nós podemos ajudá-lo! Entre em contato com a equipe do Ateliê Urbano para entender como a tecnologia na escola pode ser implantada.

tecnologia na escola com crianças

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.