Sala multimídia: tecnologia na sala de aula

A tecnologia é um aspecto muito importante a ser abordado pelas escolas. Investir em inovação, progresso e desenvolvimento elevam sua instituição a outro patamar, colocando em primeiro lugar a qualidade da educação de seus alunos.

Uma sala multimídia é uma sala em que alunos se reúnem para utilizar computadores, tablets e lousas eletrônicas para potencializar seu aprendizado. O estudo se torna uma atividade dinâmica e o aluno se torna protagonista de seu conhecimento, podendo pesquisar e acompanhar dados passados em aula em tempo real.

Ao criar uma sala multimídia é importante trazer ao seu projeto aspectos atuais e modernos, que combinam com toda essa tecnologia implementada.

Essa foi uma reforma realizada pelo Ateliê Urbano que transformou completamente uma antiga sala de informática. Criando um ambiente muito mais moderno e inspirado pela inovação. Confira aqui o projeto.

Quer projetar ou reformar sua Escola?

Fale com o Ateliê Urbano :)

    1. Organização

    O armazenamento dos computadores na sala multimídia foi ponto-chave para que os equipamentos ficassem protegidos e tivessem um local adequado. Foram instalados armários para guardar todo o material utilizado em sala de aula: óculos 3D, tabelets e notebooks.

    Além disso, foi especificado um móvel que possibilita recarregar os equipamentos simultaneamente. Que podem ser carregados durante o tempo que a sala não estiver sendo usada, durante a noite, por exemplo.

    2. Mesas

    O modelo das mesas utilizadas pelos alunos possibilita que o layout da sala seja sempre mutável e flexível. Seu formato triangular permite a elaboração de diferentes combinações para que a sala seja o mais versátil possível, assim os estudantes podem se agrupar de diferentes formas. 

     

    3.Marcenaria sob medida.

    Criar um mobiliário específico é o que torna o espaço único. Neste projeto não foi diferente.

    A grande sensação desta sala são estes espaços de leitura em forma de letra onde as crianças podem sentar, brincar, ler, interagir e utilizar os tablets. Ao lado, estantes foram projetadas pra o armazenamento de livros, reforçando a parceria entre o mundo digital e o mundo real. 

    4. Projetor interativo

    Uma grande novidade da sala multimídia foi a implantação de um projetor interativo. Um projetor interativo reconhece o uso das mãos e canetas especiais para que se possa brincar e desenhar. 

    Os professores conseguem ter um grande aliado com este tipo de equipamento. A aula fica bem dinâmica e os alunos também podem utilizar o equipamento de forma muito fácil.

    5.  Pisos apropriados para crianças

    Neste projeto utilizamos dois pisos diferentes.

    Na área das mesas, onde haverá maior movimento, o piso Paviflex da linha Natural da Coleção Thru (para conhecer mais sobre este piso clique aqui) foi o escolhido. Três cores diferentes foram utilizadas no desenho do piso, deixando o ambiente mais dinâmico, salientando a flexibilidade.

    Na área de leitura escolhemos um carpete. Permitindo que os alunos fiquem descalços e possam até sentar no chão. O carpete em placas de 50×50 cm da Beaulieu da linha Equinox foi o que utilizamos.

    Os dois pisos são colados sobre o contrapiso e tem uma instalação bem rápida. Garantindo um prazo curto de obra e uma excelente relação custo-benefício.

    Esses foram os aspectos essenciais para a reforma da sala multimídia! Ela ficou muito bonita, não é mesmo? E o melhor: os alunos adoraram o resultado. Para conferir o resultado final da sala e mais aspectos da tecnologia nas escolas e salas de aula, confira aqui.

    Abraços!

    Os comentários estão fechados.