Tecnologia na escola: como ter uma escola mais atualizada.

Tecnologia na escola

Tecnologia na escola: como ter uma escola mais atualizada.

A tecnologia na escola já devia ser uma realidade. Devemos estar sempre atualizados as mudanças na forma relacionar, comunicar, ensinar e aprender. Escolas bem administradas e atentas estão tendo um aprendizado muito mais eficaz.

A escola precisa ajudar a construir cidadãos prontos para a nova era da informação. Pois, irá acompanhá-los por toda vida acadêmica e profissional.

Usar a tecnologia nas escolas, possibilita o acesso a informação muito mais rápido. Permite viajar pelo mundo em segundos, além de garantir um processo muito mais participativo dos alunos. Com isso, é possível estimular e explorar novas estratégias dentro da sala de aula. A esperança, é que até 2030 boa parte das instituições educacionais já estejam imersas nessa tendência. Com isso, a dúvida que fica é: como a tecnologia deixa a escola mais atrativa para todos?

Tecnologia como um novo conceito na educação.

Usar técnicas e métodos diferentes, ajuda no crescimento dos alunos e aprimora suas habilidades intelectuais. Por isso, a tecnologia é tão importante no aprendizado. Com ela, ele pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Não existem barreiras, é como se o mundo todo coubesse dentro de uma sala da aula.

Uma maneira de entrar no mundo do aluno que já convive com a tecnologia, é através de tablets, computadores, aplicativos e jogos. Falar a língua do aluno, ajuda a gerar mais interesse e atenção nos assuntos em sala de aula. Quando temos essa quebra do ensino tradicional, os alunos mostram mais interesse nas aulas. O que amplia tanto o conhecimento dos alunos como dos professores.

Aquele método antigo no qual o professor só fica falando e falando, não deixa espaço para que tenha uma participação real do aluno. O uso da tecnologia, quebra essa barreira social e faz com que os alunos interajam mais entre si e com os professores. Ou seja, não é só o aluno que se beneficia com o uso da tecnologia na escola. Ela também é uma grande aliada no desenvolvimento dos professores. Pois, amplia e aprimora as suas competências e a qualidade das suas aulas.

O ensino híbrido é a nova tendência de tecnologia na escola.

O conceito de ensino híbrido foi muito citado com a pandemia, pois é uma metodologia que mistura o off-line com o on-line. O objetivo desse ensino é que um modelo complete o outro. Dessa maneira, promovendo uma aprendizagem melhor, motivadora e personalizada. E assim, tornando as atividades escolares mais dinâmicas.

Nesse caso, as tecnologias complementam o aprendizado em sala de aula com diferentes ferramentas. Assim, faz com que o aluno vá atrás, pesquise e desenvolva uma maior compreensão dos conteúdos.

Para ter o Ensino Híbrido na sua escola, é preciso realizar mudanças na infraestrutura, no currículo e na formação dos professores. É preciso também, ter os recursos tecnológicos que permitem o ensino virtual de forma completa. Bem como, saber usar o on-line e off-line como complementares e interagir uma com a outra. De fato, é preciso investir. Mas, vale a pena! Pois, enriquece muito o aprendizado e dá retorno para a escola.

Quer saber mais sobre inovação na escola? Também temos um post super legal falando mais sobre as principais tendências. É só clicar aqui.

Lembre-se de pensar os seus espaços.

Com o investimento de ambientes e projetos de tecnologia na sua escola, você fortalece a sua instituição. Além disso, passa uma imagem inovadora e moderna para a sua comunidade escolar.

Para que os jovens de fato aprendam, é essencial que o ambiente seja adequado. Precisa ser um espaço acolhedor e convidativo. Para que a criança e o adolescente se sintam confortáveis de estar ali. As mesas, que antes eram colocadas em fileiras, são substituídas por mesas maiores onde os alunos conseguem interagir entre si. O uso de pufes, arquibancadas e até um chão acolchoado, deixa o ambiente mais dinâmico e confortável.

Usando a tecnologia na sua escola, você reforça o papel de mudança da sociedade. Além de ajudar na construção de um país melhor, mais inovador, criativo e em constante avanço. É preciso sempre construir um novo olhar para a educação. Pois ela transforma e nos torna os seres humanos que somos hoje em dia.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.