Transformação de Escolas – Colégio Batista

Transformação de Escolas – Colégio Batista

Clientes especiais sempre rendem trabalhos únicos de arquitetura escolar e que nos enchem de satisfação. É o caso do Colégio Batista da Vila Mariana

Como começou?

Nossa história começa em 2008 com uma pequena reforma (acesse nosso e-book GRATUITO sobre reformas nas escolas) que fizemos na Igreja Batista, prédio que fica ao lado do Colégio. Logo em seguida tivemos a primeira intervenção no prédio do Colégio: os novos sanitários do térreo.

Depois fizemos a renovação de todo Santuário, uma obra de cerca de 70 anos e que nunca havia passado por uma reforma. Foi um grande desafio e o resultado ficou incrível!

Como funcionou o processo de regularização?

Em 2012 iniciou-se o processo de regularização junto à Prefeitura de São Paulo de várias partes dos dois prédios (Igreja e Colégio) e que estavam com áreas sem aprovação.

Neste momento surgiu a solicitação de adequação de toda a acessibilidade e criação de rotas de fuga nos dois prédios. Além disso seria feita a reforma de dois pavimentos do colégio que são dedicados à educação infantil e berçário.

Durante quatro anos estivemos envolvidos no projeto de reforma da escola e depois na execução das obras. Foi um trabalho que demandou bastante conhecimento técnico, pesquisa, proximidade com o cliente e atenção aos detalhes.

Sobre a acessibilidade…

Seguindo as premissas dadas pela legislação foram criados dois novos elevadores e duas rampas de acesso (cada um deles em um dos prédios) e uma nova escada que serve como rota de fuga para a Igreja.

Os dois edifícios, apesar de separados visualmente, tem circulações internas e usos comuns e por isso entender muito bem como tudo funciona fez toda a diferença na hora de pensar nas melhores soluções.

Escolhemos a estrutura metálica como método de construção para as novas estruturas que seriam erguidas, com isso economizamos tempo na obra.

Surpresas!

Como toda boa reforma de escola, tivemos algumas surpresas! Uma delas foi a fundação do prédio do Colégio que apareceu quando escavamos o subsolo para colocação de um dos elevadores.

Conseguimos contornar todos os percalços e em 2016 a obra foi concluída.

Toda a nova estrutura construída para atender à legislação de acessibilidade era enorme e queríamos que ela ficasse bonita na fachada e se integrasse totalmente aos dois prédios.

Então tiramos partido das cores para que a fachada da escola ficasse bonita e atrativa. O amarelo e o cinza predominam, mas temos o verde nas torres dos elevadores e a cerâmica vermelha original da fachada do colégio que dão o contraste que queríamos.

Reformas de escola como essa demandam um planejamento muito grande já que a transformação é total e geram grande impacto no dia-a-dia da instituição.

Antes de começar todo o quebra-quebra foram feitas muitas reuniões e pensadas em diferentes alternativas para que toda a comunidade escolar sofresse o mínimo possível.

O projeto foi apresentado aos pais antes do início das obras e durante toda a reforma foram feitas reuniões esporádicas apresentando o andamento das obras e mostrando como o processo foi evoluindo.

Manter as pessoas cientes dos passos que tem sido dados deixa todos mais tranquilos e faz com que se sintam participantes do andamento da reforma.

Hoje o Colégio Batista consegue atender a todas as pessoas, a inclusão é total e ficamos muito felizes em fazer parte desta história.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.