4 soluções de arquitetura que auxiliam no aprendizado

Quando falamos de um projeto para instituição educacional, precisamos pensar em soluções de arquitetura para auxiliar no processo de aprendizagem. Por isso, os projetos precisam ser direcionados, principalmente, pelo lado funcional aliado ao estético.

Pensando nisso, preparamos 4 fatores que diminuem o aprendizado em sala de aula e poderiam ser resolvidos com simples soluções de arquitetura.

1- Conforto ambiental

Começando pelo conforto ambiental, ele consiste em não somente priorizar a estética, mas também, proporcionar boas condições ambientais para que todos possam realizar suas atividades. Nele, englobamos o conforto acústico, térmico e lumínico do espaço.

O conforto acústico diz respeito aos sons externos (que podem adentrar o ambiente escolar) e a reverberação do som no próprio ambiente. Já o térmico, diz respeito ao calor ou frio excessivos que podem atrapalhar o aprendizado e desempenho dos alunos. E, por último, mas não menos importante, o lumínico, que diz que todas as instituições devem ter boa iluminação tanto natural como artificial e na quantidade adequada.

soluções de arquitetura que auxiliam no aprendizado

Brises utilizados na fachada

Os brises são um exemplo de solução lumínica e térmica; Nesse caso da imagem, por exemplo, eles podem ser fixos ou articulados. Isso porque nas áreas de sala de aula ou salas administrativas, os articulados permitem a regulagem para entrar mais ou menos luz. Já os fixos, ficam em áreas de quadra, por exemplo, pois não precisam ser regulados com frequência.

Desenvolver soluções para o conforto ambiental da instituição é um processo bastante relevante, já que cada vez mais os pais procuram escolas que pensem nos alunos, que se colocam a disposição e oferecem o melhor que uma instituição de educação tem para oferecer.

Você pode ler mais sobre conforto ambiental no nosso post: O que é Conforto Ambiental e qual sua importância na educação.

2- Mobiliário

Pensar no mobiliário adequado significa levar alguns pontos em consideração na sua escolha final. Os principais  são: a faixa etária dos alunos, a proposta pedagógica da escola e o orçamento disponível. A partir disso, é possível escolher os móveis que atenderão todas as necessidades dos gestores sem prejudicar o desempenho em sala de aula.

arquitetura

Refeitório infantil

Contudo, investir em um mobiliário adequado, garante mais foco e realização das atividades propostas em sala. Como neste refeitório, onde as mesas dos alunos do infantil tem a altura adequada para que as crianças tenham liberdade ao se sentar e realizar as refeições; e ainda os banquinhos de berçário com uma altura elevada, para que as professoras tenham facilidade no auxílio da alimentação dos bebês. 

3- Aplicação de materiais

Já quando pensamos na escolha de acabamentos, luminárias, artigos de decoração e até mesmo definição da marcenaria, todos tem bastante influência na maneira como os alunos se percebem no espaço. Porém, quando o uso desses elementos é inadequado, acidentes podem acontecer, como um escorregão devido a um piso inadequado, distrações com iluminação muito estourada ou uso de cores muito fortes, são exemplos desses acidentes.

soluções

Sala Maker com piso adequado e acabamento arredondado da arquibancada

4- Layout do ambiente

A posição dos móveis e objetos na sala de aula também podem afetar no aprendizado. Um exemplo, é a altura e o local que a lousa será aplicada no espaço. Nesse caso, é preciso analisar a finalidade e a faixa etária que ocupar essa sala de aula.

Todavia, as mesas e cadeiras também precisam estar bem posicionadas para que os alunos tenham fácil acesso a elas e consigam assistir às aulas sem nenhuma dificuldade.

Sala de aula Ensino Médio

Além disso, é preciso conciliar os aspectos técnicos construtivos com a proposta pedagógica da escola e a finalidade das modificações. O sucesso do aprendizado depende de diversos fatores. Entre eles estão: a vontade e possibilidade de investimento do gestor, a disponibilidade do local e uma boa equipe para realizar um projeto profissional. Tudo isso faz parte da construção de um ambiente que ajudará no futuro de crianças e adolescentes 🙂

Os comentários estão fechados.