A escola pós pandemia: educação à distância.

A escola pós pandemia: educação à distância.

O coronavírus forçou a maioria das pessoas ao distanciamento social e à muitas horas dentro de casa.  E o que fazer com tanto tempo livre? Aprender! A educação à distância se consolidou neste período de pandemia.

A internet democratizou a aprendizagem e diminuiu a distância entre o professor ou o especialista e o aluno, ou aprendiz. Um simples celular nos dá acesso a inúmeros canais do YouTube, cursos on-line e lives com conteúdos diversos que podem nos ensinar sobre inúmeros assuntos.

Se para nós, adultos, o aprender pela internet abriu um novo mundo totalmente desconhecido  e cheio de possibilidades para os mais jovens esta perspectiva já existia e só foi intensificada.

Com o fechamento das escolas o ensino à distância veio como um tsunami na rotina, já inteiramente alterada, das instituições. Para que o ano letivo não fosse totalmente interrompido, gestores e professores tiveram que criar a toque de caixa seu próprio sistema de educação à distância (EAD). 

 

A educação à distância veio para ficar

A pandemia acelerou um processo que vinha engatinhando em algumas escolas, era inexistente em tantas outras e somente em poucas já estava estruturado: ensinar sem a presença física.

É possível que sejam necessárias várias quarentenas até a pandemia ser controlada por uma vacina, então a comunicação e o oferecimento de conteúdos online deve continuar e, como todo o processo de aprendizado, deverão ser aprimorados pelas escolas e professores. 

Com o tempo o estranhamento dos alunos e as reclamações dos pais serão minimizadas, mas para que isso aconteça a escola deverá preparar um conteúdo de excelência para seu público.

Temos acompanhado o dia-a-dia de nossos clientes se adaptando a esta nova forma de aprender, muitas vezes com bastante dificuldade, entretanto, as aulas online e a educação à distância, vieram para ficar e podem ser uma ótima oportunidade.

Apesar da dor e da insegurança as mudanças trazem, todo este universo on-line abre novas portas de comunicação com alunos, pais e professores. Vislumbramos uma circunstância positiva para aqueles que estiverem abertos ao novo, olha só o exemplo que separamos:

Comunicação

A comunicação com os pais e alunos pode ser muito mais fácil e eficaz através da gravação de vídeos. Já vimos muitas escolas mandando boletins para os pais durante a pandemia por meio de filmes. Os e-mails não foram banidos, mas os vídeos são muito mais humanos e aproximam a direção da comunidade escolar, com uma linguagem bem mais pessoal. 

Conteúdo online

E se a escola oferecesse conteúdos (gratuitos ou não) online para os pais? Cursos que ajudem na tarefa de auxiliar o estudo das crianças em casa, cursos sobre como gerir conflitos com adolescentes, cursos sobre como brincar com as crianças. Os pais também estão estressados e sem tempo, muitos se veem perdidos entre o trabalho, a casa e a tarefa de ajudar os filhos com os conteúdos on-line. 

Aulas-extra

Será que o aluno não poderia ter um conteúdo mais personalizado que complementasse as atividades dadas em sala de aula? Aulas-extras podem ser mais diversificadas (empreendedorismo, educação financeira e meio ambiente), ferramentas digitais possibilitam a interação em grupo e um conteúdo voltado à vida prática poderia ser dado através da educação à distância.

Aulas tira-dúvidas

Aulas tira-dúvidas e de reforço poderiam se valer das ferramentas digitais. Vídeos com respostas a partir de perguntas e dúvidas dos alunos, aulas em tempo real em que o exercício é resolvido ao vivo pelo professor, reuniões em pequenos grupos para discussão de alguma dúvida específica. Estas aulas geralmente no contra-turno e facilitaria muito a vida de muitos pais que não precisariam alterar sua rotina para levar ou buscar seus filhos

Treinamento para professores

 A pandemia reforçou a importância do professor e seu papel fundamental na educação, porém enquanto alguns professores já se adaptaram à linguagem digital   outros ainda buscam uma maneira de repassar o conteúdo pelos vídeos com a mesma qualidade do presencial. A escola precisará preparar seus profissionais e isto pode ser feito também pelo EAD, com a criação de conteúdo específico, baseado na metodologia da instituição formando professores engajados e totalmente familiarizado com as ferramentas digitais.

 

Produção de conteúdos feitos pelos alunos

Já que todos podem assistir aulas em vídeo, porque não proporcionar uma experiência de criação? Trabalhos, reportagens e seminários podem ser feitos pelos alunos utilizando o recurso audiovisual. Isso seria uma enorme revolução na produção acadêmica de seus estudantes.

Para que tudo isso aconteça mantenedores deverão repensar os espaços de suas escolas. 

Criar espaços adequados para a gravação de aulas e conteúdos online. Por exemplo, um pequeno estúdio personalizado, fará com que a experiência virtual do seu aluno seja muito melhor e mais valorizada pelos pais. Isto porque refletirá profissionalismo e dedicação, acabando com a impressão de amadorismo. Além disso, um estúdio adequado ajudará os professores a criarem conteúdos mais criativos e relevantes. 

Pequenos cenários não poderiam ser introduzidos em diversos ambientes da escola? Servem corredores, pátios, refeitório… Estes serão ótimo pano de fundo para a produção de vídeos. Além disso, podem ser ferramentas de marketing da sua instituição através da propagação dos mesmos pelas redes sociais.

A educação digital necessita de ambientes estruturados dentro da escola para esta possa desenvolver o melhor conteúdo possível para seus alunos, pais e professores. 

A adaptação dos espaços a este novo momento pós-pandemia vai demandar conhecimento e agilidade. As escolas que não se adaptarem rapidamente perderão o bonde da inovação e ficarão para trás.

Não deixe de ler nossos outros posts sobre como será a escola pós pandemia e prepare-se para o retorno às atividades.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.