Como montar uma escola infantil em um prédio abandonado

como montar escola infantil

Como montar uma escola infantil em um prédio abandonado

Veja como montar uma escola infantil em espaços cinzentos e sem graça.

Muitas vezes a reforma começa do zero e temos que transformar o imóvel em um conjunto de ambientes lúdicos e feitos especialmente para a diversão das crianças.

Nem sempre é fácil achar um imóvel com boas características para a educação das crianças. Portanto, reformas e transformações são peças-chave na elaboração de um ambiente escolar. Confira como montar uma escola infantil, mesmo que seja em um edifício completamente abandonado.

Neste projeto, realizamos a reforma de um galpão abandonado que se transformou em uma escola infantil. Note como é possível mudar radicalmente os ambientes com transformações simples! Confira as principais mudanças que foram realizadas na obra:

Decoração

As paredes brancas foram transformadas em papéis de parede com padrões florais e adesivos coloridos foram colocados para tornar o ambiente mais divertido e descontraído. Brinquedões e grama sintética foram instalados e o piso modificado para melhor adaptação ao ambiente infantil.

Iluminação

A iluminação da escola foi uma das principais características que transformaram o ambiente.  Desta forma, janelas e luminárias foram instaladas para que o ambiente se tornasse mais iluminado. Aqui também podemos notar que o galpão não possuía muitas repartições internas, era um ambiente muito grande. Após a reforma foram colocadas paredes para que fossem criados novos espaços para o berçário, como a cozinha e as salas de brinquedos.

Segurança

Para compreender como uma escola infantil é importante ressaltar a transformação de um ambiente não acolhedor em um espaço agradável para as crianças, onde não existem riscos de quedas. O piso de concreto foi substituído por um piso que não apresenta nenhum risco às crianças.

Pátio externo

Neste espaço as transformações foram feitas para se criar um pátio externo, onde as crianças podem se divertir e brincar, seja de dia, com a luz do sol, ou de noite, com a instalação de luminárias. Note como a presença das árvores e plantas deixaram o ambiente mais natural e agradável, no lugar de um ambiente escuro e fechado.

Fachada

Podemos notar as mudanças feitas na fachada do berçário. As paredes foram pintadas com cores lúdicas e decoração mais atrativa para crianças. A retirada da garagem, que não estava em bom estado, foi necessária para uma melhor visualização do berçário e criação de vagas para embarque e desembarque das crianças.

Reforma de paredes e janelas

Esse ambiente vazio se transformou em uma confortável sala de estimulação para bebês! Foi realizada a reforma das paredes e a colocação de uma janela de forma que as crianças possam ser monitoradas. Começam a ser estruturadas diversas salas, ao invés de um espaço grande e vazio.

Neste espaço, as janelas foram trocadas para possibilitar maior entrada de luz e as paredes pintadas, transformando completamente o ambiente.

Nessa sala foram instalados bebedouros e piscinas de bolinhas. As cores são sempre adicionadas para tornar o ambiente mais agradável.

Com um projeto de arquitetura bem feito, podemos pensar em como montar uma escola infantil em edifícios abandonados, escuros e fechados. Após a reforma, a escola se tornou criativa, iluminada, arborizada e perfeita para a educação das crianças! Confira aqui.

Se você precisa de ajuda para escolher o novo espaço da sua escola e se sente inseguro em fechar um negócio por achar que o espaço não “tem jeito”, fale conosco.

A equipe do Ateliê Urbano pode te auxiliar na escolha do imóvel ideal para a sua escola.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.