Criando o espaço de estudo em casa

Mae e filho em ambiente de estudo feito em casa

Criando o espaço de estudo em casa

Nestes tempos de pandemia a casa realmente virou abrigo. Se antes acordávamos e apressadamente nos preparávamos para sair, hoje temos que ficar e, em casa, cozinhar, nos exercitarmos, trabalhar e estudar.  Quem tem filhos sabe que criar a rotina de estudos para jovens e crianças em espaços especialmente preparados para isso não é tarefa simples. E o que acontece quando o espaço de estudo em casa não é dos melhores?

Com os filhos em casa e as aulas online, notamos que muitas vezes o espaço de estudo tem sido improvisado. Da mesa da cozinha às vezes se faz a escrivaninha, o sofá vira cadeira, a bandeja de café da manhã serve de apoio para o notebook e a iluminação é só um fio de luz que deixa os olhos cada vez menores. E isto serve também para o nosso espaço de home office.

Se antes esta situação cumpria o seu papel básico agora ela se tornou um grande problema. As muitas horas dentro de casa e as múltiplas funções que esta adquiriu nos tem mostrado o quanto é importante setorizar e separar as diferentes atividades, de modo que tenhamos conforto para realizá-las da melhor maneira possível.

Conversando com as escolas, notamos que muitos alunos têm problemas de concentração e não conseguem desenvolver bem o seu aprendizado em casa por conta da falta de um ambiente corretamente preparado para isso. 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa não é necessário um ambiente enorme para criar um espaço de estudo em casa. Qualquer cantinho bem organizado pode funcionar e ajudar na concentração e no melhor aprendizado em casa.

Então vamos às dicas práticas para te ajudar na criação do seu espaço de estudo personalizado.

menina estudando em casa

1. Escolha o melhor local para seu espaço de estudo

Cada um tem uma maneira diferente de estudar, alguns gostam de música, outros preferem o silêncio, alguns funcionam melhor pela manhã outros a tarde… Independente dos seus gostos pessoais o espaço de estudo precisa ter três características importantíssimas:

  • Boa ventilação: ficar num local muito quente é um prato cheio para a distração e o desconforto. Escolha um cantinho em que você consiga controlar a intensidade da corrente de ar e que propicie sempre um ambiente agradável.
  • Boa iluminação: ela pode até ser artificial, mas não pode faltar. A luz ideal é muito importante no ambiente de estudo, sem ela podemos ter dores de cabeça ou uma sensação de cansaço enorme ao final das atividades. Recomendamos que sejam utilizadas lâmpadas que simulem a luz do dia, assim evitamos o que chamamos de fadiga visual. Uma luminária de mesa é peça importante no auxílio da melhor solução para a iluminação. Agora, se você tiver a iluminação natural a seu dispo, aproveite e não abra mão deste privilégio
  • Escolha um cantinho exclusivo para o estudo: eleja um lugar da casa como sendo o espaço dedicado totalmente ao aprendizado. Este detalhe faz toda a diferença. Não precisa ser nada enorme, pelo contrário, o importante é que ele seja personalizado com tudo o que você precisa para se concentrar.

2. Crie um apoio de trabalho

Pode ser uma bancada feita sob medida, uma mesa antiga que você vai reutilizar, uma escrivaninha ou qualquer outra solução que lhe pareça fácil e eficiente. É fundamental que este plano de trabalho esteja na altura correta e que proporcione o máximo de conforto a quem for utilizá-lo. 

3. Escolha uma boa cadeira

Vimos que muitas empresas têm mandado para a casa de seus funcionários as cadeiras que eles usam no escritório, isto porque geralmente as cadeiras que temos em casa não foram projetadas para que fiquemos muito tempo nelas.

O desenho e o conforto da cadeira influenciam diretamente na produtividade e no nível de cansaço e incomodo que sentimos ao longo do dia. Assim, ter um bom assento garante a postura correta, maior concentração e criatividade no desenvolvimento de qualquer atividade.

4. Tenha uma boa rede de internet

Com o ensino à distância, a demanda pela banda larga da internet aumentou vertiginosamente. Às vezes são quatro ou cinco pessoas da mesma família acessando vídeos, fazendo chamadas ou consultando dados remotos ao mesmo tempo.

Sabemos que aqui no Brasil a internet não é das melhores, entretanto é preciso pesquisar na sua região e escolher aquela que melhor lhe atende e que supra a demanda  de todos da casa.

5. Mantenha a organização

Um ambiente em que conseguimos encontrar tudo facilmente e onde o que precisamos está sempre à mão diminui as distrações e impede que haja tempo perdido com atividades desnecessárias.

Abuse de estantes, nichos, gavetas (ou gaveteiros), organizadores de todos os tipos.Ttudo isso deixa o seu espaço mais bonito e mais fácil de usar.

menino estudando em casa

6. Personalize seu espaço de estudo

Finalmente: deixe o seu espaço de estudo com a sua cara (ou com a cara do seu filho…rs). 

Quando nos sentimos acolhidos pelo espaço temos muito mais prazer em fazer qualquer coisa: cozinhar, costurar, assistir tv e estudar! Se em outros espaços da casa você gosta de ter detalhes que deixam tudo com o seu estilo, então o espaço de estudos não deve ser diferente.

Você pode usar uma cor diferente na parede, criar um quadro de avisos ou um calendário especial… O importante é se sentir bem e estimulado a estudar.

Com o isolamento percebemos todos os defeitos e qualidades do nosso morar.  A casa que antes era um local de passagem entre uma atividade e outra na rua, agora é o lugar onde mais ficamos e que passou a abrigar multifunções.

Este é o momento de entender melhor a sua casa, perceber o que falta e o que cabe nela, o espaço de estudo será mais uma peça do quebra-cabeça que se tornou a organização dos nossos lares nesta nova realidade.

E se você precisar de ajuda pode contar conosco. Certamente será mais fácil encontrar uma solução com uma ajuda especializada.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.