9 fatos que provam que reformar sua fachada pode valorizar sua instituição de ensino

9 fatos que provam que reformar sua fachada pode valorizar sua instituição de ensino

A fachada de escola pode influenciar diretamente na quantidade de alunos, pois passa para o público os ideais e valores da sua escola.

A fachada é um item muito importante quando se trata da identidade da escola. Manter uma fachada de escola desatualizada e suja pode ser muito mais prejudicial à instituição do que se pensa. Ao se fazer uma reforma na fachada, é recomendável que se pense em alguns aspectos que, além de valorizar a sua instituição de ensino, irão transformar a forma como ela é vista.

Este assunto é tão importante que já fizemos um outro post que você pode conferir clicando aqui.

Separamos aqui os 10 fatos que provam que renovar e reformar a sua fachada pode colocar a sua escola num novo patamar:

1. Identidade da instituição e da marca;

Como dissemos anteriormente, a fachada é a identidade da sua escola que você passa para os atuais e futuros clientes. É a primeira e a ultima coisa que irão ver quando forem visitá-la, então é muito decisiva nas opiniões que as pessoas terão sobre a sua instituição de ensino. Pode ser o item que fará com que o aluno ou seus pais decidam ou não em qual escola investir.

 

2. Reflete valores;

A fachada deve refletir seus ideais, valores e a forma como a escola ensina. Se você possui um berçário que tem como valor a segurança e o cuidado, uma escola infantil divertida e lúdica ou até mesmo uma escola de ensino médio jovem e descontraída, todos estes conceitos devem ser passados na sua fachada.

Isso é fator importante na decisão dos pais e influencia diretamente na escolha do local onde seus filhos estarão todos os dias.

3. Segurança;

A fachada é o último limite entre a escola e a rua, é o divisor entre o espaço de acolhimento da instituição e o ambiente externo (que muitas vezes aparece como sendo muito hostil aos pais). Portanto é extremamente importante considerar o aspecto protetor que a fachada deve oferecer contribuindo para a sensação de segurança que a escola deve oferecer.

Hoje em dia as câmeras e muros são muito utilizadas como ferramenta que auxilia na composição deste cenário. Entretanto é importante que sua escola não seja um “bunker”, um lugar inóspito que afaste as pessoas.

Para isso é importante equilibrar as soluções que promovem a segurança com outras que mostrem o acolhimento.

4. Calçada;

A calçada é parte importante da fachada da escola. Sua função é para a passagem do público durante o dia e a noite, ultrapassa os limites particulares da instituição. O passeio público merece cuidados especiais: o piso deve ser antiderrapante, a vegetação utilizada precisa ser adequada e obstáculos devem ser evitados.

5. Iluminação;

Uma fachada de escola deve  ser bem iluminada destacando seus pontos positivos: a identidade e o logo da escola, facilita a circulação das pessoas e torna o ambiente mais seguro.

É importante lembrar que a noite é o horário em que a sua fachada pode se destacar a chamar a atenção de possíveis clientes que estejam circulando pela região e que nunca tenham se dado conta da presença da escola naquele local.

6. Limpeza e manutenção;

Uma fachada deve ser limpa, livre de sujeiras, manchas ou qualquer tipo de poluição visual.

Além da reforma de sua fachada, é ideal que haja uma manutenção constante com limpeza e cuidados frequentes.

Ressaltamos sempre que a fachada é o cartão de visitas da sua instituição e se ela estiver suja e sem cuidados certamente a imagem que você irá passar é a de uma escola que não se preocupa com seus alunos, com funcionários preguiçosos, direção sem atenção e marcada pelo desleixo.

7. Concorrência;

Uma boa fachada faz com que a escola se diferencie da concorrência. Portanto se você tem uma fachada inovadora, que possui algum diferencial e que chama a atenção (para o bem), certamente atrairá muito mais olhares e novos cliente, é claro!

8 . Cuidado e respeito;

Uma fachada bem cuidada transmite a imagem de um cuidado especial com os alunos e funcionários que frequentam a instituição. Demonstra respeito com seus usuário e com a cidade.

9. Estimula maiores cuidados futuros;

Uma fachada bonita e sempre em ordem estimula maiores cuidados. Sua manutenção será mais prezada pelos que frequentam a instituição e pelos pedestres.

Portanto, invista na fachada da sua escola! Ela é, literalmente, a porta de entrada para novos alunos, transmite os valores da sua instituição e pode funcionar como uma excelente ferramenta de marketing.

Deseja reformar a sua fachada? Fale conosco! Será um prazer fazer um projeto que ajude a sua escola a se destacar ainda mais no mercado.
Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.