Sala ambiente na escola: como esses espaços podem estimular os seus alunos

Sala ambiente na escola: como esses espaços podem estimular os seus alunos

Uma sala ambiente muda a dinâmica da escola e os resultados são excelentes. Entenda mais sobre esse formato e saiba como adotá-lo na sua escola.

A cada sinal de troca de aula, os alunos permanecem na mesma sala, aguardando pelo professor da próxima disciplina. É assim que funciona na maior parte das escolas de ensino fundamental do Brasil. Mas essa realidade vem conhecendo outras possibilidades. Isso se deve à utilização das salas ambiente, também chamadas sala ambiente, que aos poucos tornam-se mais conhecidas.

Modelo adotado em algumas escolas brasileiras (com ótimos resultados), as salas ambiente estão mudando a forma como os alunos e professores lidam com diferentes disciplinas. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Explicamos tudo aqui!

Afinal, o que é uma sala ambiente?

Ao contrário de uma sala de aula tradicional, a sala ambiente é pensada especialmente para uma única matéria. Ou seja, seu espaço conta com recursos didáticos e pedagógicos específicos para um determinado fim escolar.

A sala ambiente não considera apenas o quadro negro como ferramenta importante para o professor, mas considera essencial todos os materiais que podem ser utilizados com a finalidade de facilitar a explanação de conteúdos.

Por exemplo, uma sala ambiente de geografia irá contar com mapas, relógios, pinturas de sistema solar nas paredes… Esse cuidado irá facilitar a vida dos professores (que não vão precisar carregar esses materiais a todo momento) e dos alunos, que vão interagir com uma maior diversidade de recursos e materiais.

O que muda com a sala ambiente?

Pensando na rotina escolar, adotar salas ambiente para cada disciplina transforma a maneira de os alunos se movimentarem no ambiente escolar. Nesse contexto são eles, e não os professores, que se deslocam pelas salas após cada sinal indicando uma troca de aula.

O lado positivo é que os alunos precisam ser mais disciplinados e irão gastar mais energia entre uma aula e outra, o que pode melhorar, consideravelmente, a concentração nas aulas.

sala ambiente

Quais são os benefícios da sala ambiente?

Sabemos que cada disciplina oferecida nos ensinos básico e fundamental necessita de materiais e recursos diferentes para que os conteúdos possam ser assimilados pelos alunos da melhor maneira.

A organização de salas ambiente torna a sala de aula mais funcional e, assim, o conteúdo mais atrativo para os alunos. Outro grande benefício é a otimização do tempo da aula, já que todo o material necessário estará à disposição dos alunos e professores a todo momento.

Mas, afinal, quais são esses materiais? A ideia é que cada sala ambiente seja devidamente identificada (com pinturas e placas na porta, por exemplo) e apresente todos os itens essenciais para cada disciplina.

Como exemplo, podemos citar salas de geografia com um conjunto de mapas, fotos e gravuras. Também têm excelentes resultados as salas de ciências com microscópios, substâncias químicas, órgãos e animais conservados em formol.

Em São Paulo é possível ver o modelo aplicado, com sucesso, em algumas escolas do ensino fundamental da rede pública do Estado. Observando essas experiências, percebemos que só na sala de aula o desempenho acaba não sendo satisfatório, já com trabalhos alternativos nas salas ambiente as chances deles brilharem é maior.

sala ambienteMotivos para adotar uma sala ambiente na sua escola

Considerando os benefícios oferecidos pelas salas ambiente, fica ainda mais fácil pensar em motivos para adotar o modelo. Separamos três cenários que se mostram muito favoráveis nessa mudança.

As salas ambiente na escola proporcionam momentos de interação entre os alunos. Tal característica é positiva, a partir do momento que favorece as relações interpessoais. Além disso, esse modelo proporciona ao aluno um maior contato com a aprendizagem. Ou seja, cada estudante participa de forma mais ativa no processo de ensino.
Frente à responsabilidade de se locomoverem de uma sala a outra os alunos se tornam mais autônomos, responsáveis e organizados. A partir daí, é comum que passem a valorizar ainda mais as aulas.

Para os professores, o modelo de salas ambiente na escola possibilita novas maneiras de transmissão de conteúdo. Com os diversos materiais disponíveis em cada ambiente, fica muito fácil tirar dúvidas pontuais e melhorar o aprendizado do aluno. Além disso, essa organização melhora a dinâmica das aulas.
Com uma sala exclusiva, cada disciplina pode ser explorada mais a fundo, criando experiências únicas de aprendizagem. Nesse cenário, os professores possuem maior liberdade de organizar e equipar o espaço de acordo com necessidades específicas. Com o intuito de facilitar o trabalho, os professores podem e devem explorar recursos tecnológicos. Entre eles, a internet e uso de materiais em áudio e vídeo durante cada uma das aulas.

sala ambiente

Como adotar o modelo

O segredo para obter sucesso na implementação das salas ambiente na sua escola pode estar em uma fase importante e, por muitas vezes, deixada de lado: o planejamento. Ele é importante para que as salas ambiente realmente façam diferença na vida dos alunos. O primeiro erro a ser evitado é que elas se tornem meros depósitos de materiais pedagógicos.

A participação dos alunos nesse processo não pode e nem deve ser ignorada. É interessante que eles se sintam envolvidos no projeto desde o primeiro momento. Assim, irão valorizar ainda mais os espaços e se envolver de verdade no dia a dia da escola.

Organização é a chave!

Para que as salas ambiente sejam adotadas é necessário que a escola conte com uma sala de aula disponível para cada disciplina, o que muitas vezes não faz parte da realidade. Esse cenário pode assustar em um primeiro momento, mas é importante ter em mente que com planejamento e organização é possível reordenar o espaço disponível de forma funcional.

Organização e planejamento também são o caminho para resolver um dos maiores receios da escola: a movimentação dos alunos durante as trocas de aula. Com as ações corretas é possível implantar um sistema mais interativo e atrativo aos alunos. Assim, eles irão colaborar de maneira natural.

Gostou do tema e quer saber mais? Então deixe suas dúvidas nos comentários que vamos responder para você. E para ficar sempre atualizado com nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais.

Ateliê Urbano
atelieurbano@atelieurbano.com.br

Unir criatividade, técnica e inovação em seus projetos é o sonho de todo arquiteto, e quando o Ateliê Urbano nasceu em 2003 era esse o nosso objetivo. Hoje nos sentimos realizadas em ver que nosso trabalho nos fez conseguir algo ainda maior do que o objetivo inicial. Hoje realizamos sonhos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.