O primeiro escritório de arquitetura
inteiramente dedicado à educação do Brasil

A educação em que acreditamos é para todos. Para além de adequar os espaços às normas técnicas, promover o real aprendizado passa por abraçar a diversidade e ser capaz de acolher todos os tipos de pessoas, promovendo seu desenvolvimento, conforto e segurança. Em busca desse objetivo, nos deparamos com muitas dúvidas:

  • “Não tenho espaço para uma rampa, mas minha supervisora de ensino exige que eu coloque uma”
  • “Onde devo colocar o elevador para deficientes? ”
  • “Qual o espaço necessário para um banheiro acessível?”
  • “Não sei por onde começar a reforma para me enquadrar na norma de acessibilidade.”
  • “Por que devo me adequar à norma se não tenho alunos portadores de deficiência?”
  • “O imóvel em que minha escola está é bem antigo e me foi exigida a adequação à acessibilidade, entretanto o prazo que me deram é muito pequeno.”

Essas são apenas algumas das situações com as quais já nos deparamos em nossas visitas e, ao adaptar espaços para a acessibilidade, é necessária uma análise cuidadosa caso a caso.

De acordo com a NBR 9050/2015 (norma federal que rege todas as regras sobre acessibilidade em ambientes escolares), todos os ambientes de uso público e comum devem ser acessíveis. Sendo assim, não basta que suas salas e sanitários do andar térreo sejam adaptados, pois em todos os andares deve ser possível a circulação de pessoas portadoras de deficiências.

Esta norma gera pânico em vários gestores e é por isso que indicamos que a adaptação da sua escola seja feita em etapas planejadas, a partir de um plano de adequação de acessibilidade para ambientes escolares. Construir este plano é o primeiro passo para transformar a sua instituição num estabelecimento que respeita e utiliza o desenho universal.

Essas mudanças devem ser vistas como algo positivo, pois tornarão sua instituição de ensino mais inclusiva, preocupada com a comunidade e diferenciada da concorrência, que pode ainda não estar adaptada para oferecer educação de forma igualitária.

Converse com nossos especialistas para montar o seu plano de adequação de acessibilidade. Personalizando para sua realidade e executado de acordo com a sua disponibilidade de tempo e recursos, tornaremos a acessibilidade para ambientes escolares uma preocupação a menos na sua gestão.

Veja também

Veja também