Legislação e Normas Técnicas para Construção de Escolas

Pensando em adequar sua escola a legislação e normas técnicas? Tire suas dúvidas.

Quando começamos a desenvolver projetos de arquitetura escolar, não imaginávamos como esse universo é complexo, detalhado e específico, com uma grande quantidade de leis e normas técnicas para construção de escolas.

Com a experiência, aprofundamos nosso conhecimento sobre estas legislações e, hoje, sabemos que o menor deslize pode ser o detalhe decisivo entre obter a licença de funcionamento ou sofrer com um longo período de espera.

Quem já passou pela experiência de abrir uma escola e sofreu com um projeto de arquitetura que não foi aprovado conhece bem o transtorno causado por essa situação.

O que você precisa saber sobre legislação e normas técnicas para construção de escolas.

Assim que começamos um projeto, seja ele de reforma, ampliação ou construção de um novo edifício, é essencial saber quais alternativas são viáveis, quais os limites da lei e como garantir que a aprovação da obra acontecerá sem contratempos.

Um projeto de arquitetura educacional deve obedecer a critérios de segurança rigorosos referentes às saídas de emergência, largura de escadas e circulações, por exemplo.

O dimensionamento dos espaços é fundamental: é preciso ficar atento à quantificação correta de sanitários, tamanho mínimo de salas de aula em relação ao número de alunos, entre outros.

A adequação à NBR 9050 /2015 é essencial. Esta norma sofreu importantes mudanças em sua última versão e ainda gera muitas dúvidas e inseguranças por parte dos gestores.

Essas e outras leis e normas técnicas para construção de escolas não são de conhecimento obrigatório do dono ou gestor do negócio, mas sim do profissional de arquitetura educacional.

A nossa equipe de especialistas está sempre atualizada para criar projetos que não sejam apenas criativos, mas também tecnicamente precisos, garantindo um processo tranquilo e sem imprevistos para o gestor.

Veja também

Veja também