Construção e Reformas para Escolas

Pensando em construir ou reformar sua escola?
Tire suas dúvidas.

Construção e reformas para escolas é um tema que provoca arrepios em muitos gestores.

Entendemos que lidar com o dia-a-dia da obra não é uma tarefa simples. Imprevistos, barulho, poeira, problemas com mão-de-obra… Nada disso é agradável. A maioria dos gestores simplesmente não têm o tempo necessário para se dedicar a essas demandas.

Construção e Reforma de Escolas

O que fazer então?

O primeiro passo quando falamos sobre construção e reformas para escolas é a execução de um projeto completo de arquitetura. Ao começar uma obra sozinho, o gestor costuma embarcar no famoso “já que”: “já que vamos refazer o banheiro, também vamos mexer nos corredores”, “já que estamos trocando o piso das salas, vamos dar um jeito na recepção” e assim vai…

O problema disso é que o tempo de obra se entende, e com ele vai junto o orçamento, que estoura num piscar de olhos.

Sabemos que as obras em escolas são muito particulares: elas geralmente acontecem durante os curtos períodos de férias, feriados prolongados e finais de semana. Sem a definição precisa dos serviços que serão executados, o tempo se torna insuficiente e é comum o início das aulas no meio da obra, com circulação de estranhos pelo ambiente escolar e reclamações dos alunos e, consequentemente, dos pais.

Com um escopo de trabalho definido a partir de um projeto detalhado, o prazo de obra não estoura, tampouco o orçamento. Assim, fica muito mais fácil controlar os gastos e entender onde os recursos serão aplicados, qual é a ordem dos serviços e quanto tempo cada atividade irá demandar.

O projeto também é a garantia de qualidade dos serviços a serem prestados. Com os desenhos em mãos fica mais fácil orientar e cobrar a equipe de execução, enxergar os erros e corrigi-los em tempo hábil.

Veja também

Veja também