ideias-de-fachadas-escolares

Ideias de Fachadas Escolares que vão fazer você se destacar da concorrência

Estamos num mundo em que a imagem tem impacto direto sobre a decisão de compra dos clientes.

Numa escola essa primeira imagem é tida através da fachada e não se pode perder a chance de impressionar positivamente um potencial cliente.

Entretanto muitas vezes é difícil sair do lugar comum e inovar na fachada sem exagerar. Por isso separamos algumas ideias incríveis de fachadas de escola pelo mundo para você se inspirar.

Escola na Áustria

O primeiro projeto que escolhemos para mostrar aqui é o de uma escola na Áustria projetado pelo escritório Wiesflecker Architecture.

O prédio tem linhas simples e o que chama atenção é a parede de concreto que se assemelha a uma folha de papel amassada.

No projeto de ampliação da escola feito em 2009 o arquiteto criou um novo edifício e na fachada principal ele fez esta brincadeira. A “fachada de papel” fica voltada para rua e chama a atenção de quem passa.

Essa ideia muito simples não poderia remeter melhor ao universo da educação.

Jardim de infância na Eslovênia

É um edifício de estrutura muito simples, pré-fabricado e acabamentos internos de cores neutras localizado no meio de um jardim.

A fachada desta escola tem brises de madeira móveis que fazem com que a fachada seja “mutante”. De um lado os brises tem acabamento em madeira natural e do outro a madeira é pintada com cores variadas. A fachada se transforma de acordo com a posição em que estes brises são colocados.

Uma solução simples que serve para várias situações e cujo efeito é incrível.

Centro de cuidados infantis Giraffe

Este projeto mostra o lado lúdico que uma fachada pode ter.

Localizado na França, este edifício não é uma escola, mas também é dedicado às crianças. Trata-se de um centro de cuidados para crianças onde também existe uma creche.

O inusitado deste projeto se dá pela girafa que foi colocada no bloco da frente do edifício, bem próximo à calçada.

A girafa se torna um posto de atenção e referência dentro do bairro e torna o edifício conhecido no entorno.

Mas preste atenção, como podemos observar todo o restante do prédio é branco, sem muitos detalhes e o único ponto de destaque é a escultura da girafa (que inclusive dá nome ao centro clínico).

Jardim da infância no Japão

Mais um exemplo de como as cores podem ser utilizadas de forma inusitada.

Este projeto de um jardim de infância no Japão projetado pela arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux tem fitas de cores vibrantes que foram colocadas em frente ao fundo branco e transparente do edifício.

Saber usar as cores fez com que elas não pesassem no conjunto. São 22 cores diferentes utilizadas nas fitas das fachadas, mas o conjunto é tão harmônico que nem parecem que são tantas.

Todos os trabalhos de Emmanuelle tem essa característica: o uso de muita cor de uma maneira suave.

Todos estes projetos fogem bastante do padrão de fachadas que estamos acostumados em ver no Brasil. A busca por referências fora do nosso país nos ajuda a ter diferentes ideias e criar fachadas de escolas mais criativas.

Gostou destas ideias?

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como a fachada da sua escola pode melhorar, fale com a gente!

Nubo

Escolas estrangeiras: o que elas podem nos ensinar?

O Ateliê Urbano sempre procura referências fora do Brasil. Estudar escolas estrangeiras nos possibilitam trazer para os nossos clientes soluções inovadoras, que surpreendam e que gerem o famoso efeito “UAU”.

Nestas nossas buscas, encontramos soluções incríveis em arquitetura escolar, e a maioria delas está intimamente ligada às transformações que os métodos de aprendizado têm sofrido na última década. Transformações ligadas principalmente ao avanço da tecnologia e sua entrada na sala de aula.

Você pode estar pensando que estas escolas estrangeiras fizeram modificações drásticas em seus espaços. E que para isso é necessário um investimento financeiro muito alto, fora da realidade das escolas brasileiras. Este post é justamente para te mostrar o contrário.

1- Salas de aula 

O primeiro espaço que tem sofrido grandes alterações dentro das escolas é a sala de aula.

Sim, aquele modelo do professor que fala e do aluno que escuta sem muitos questionamentos, está desaparecendo nas escolas estrangeiras.

E o que isso influi no projeto da sala de aula?

As salas hoje seguem a tendência de um layout mais flexível, onde as mesas possam assumir diferentes configurações.

Os alunos podem trabalhar sozinhos ou em grupos. Muitas escolas estrangeiras investem até em um mobiliário desenhado com exclusividade de modo a atender a esta nova demanda.

Este filme feito na Albemarle County Public School nos Estados Unidos mostra um pouco deste novo conceito de sala de aula.

À primeira vista o ambiente até parece meio caótico, mas ele conversa totalmente com a proposta da escola de deixar os alunos a vontade descobrindo qual o melhor local e forma de trabalho.

É claro que este modelo pode não funcionar em todas as escolas. Entretanto a nossa intenção aqui é mostrar como soluções simples, e móveis encontrados em qualquer escola podem proporcionar este tipo de experiência.

A grande questão é: se a sociedade mudou tanto em tão pouco tempo, porque as nossas salas de aula continuam com o mesmo desenho de 70 ou 80 anos atrás?

2- Pátios

Uma outra área que sofreu uma transformação significativa são os pátios das escolas.

Se antes as áreas externas das escolas tinham como única função a brincadeira (obviamente as brincadeiras são peças-chave no desenvolvimento dos alunos), hoje elas são espaços de investigação e conhecimento, verdadeira extensão das salas de aula.

Cada pedacinho de jardim pode se transformar num laboratório de biologia ou abrigar um projeto de matemática. Os pátios das escolas também são propícios para o ensino de educação ambiental e sustentabilidade.

É possível criar uma cisterna de coleta de água de chuva e até um centro de triagem de resíduos recicláveis, novamente com poucos recursos e muita colaboração.

Todas estas transformações impactam diretamente no crescimento intelectual e emocional dos alunos.

As escolas estrangeiras já descobriram ambientes que promovem a colaboração e a interatividade. E elas acabam por transformar crianças em adultos mais seguros e com mais consciência de seu papel na sociedade.

Os projetos de arquitetura escolar devem olhar para este novo mundo que vem surgindo.

Inovação e criatividade andam juntas. O papel do arquiteto é se utilizar destes dois conceitos para criar escolas que estimulem o aprendizado de seus alunos.

Aqui no Ateliê transformamos toda esta inspiração que encontramos nas escolas fora do Brasil em ideias possíveis para as escolas de nossos clientes. (confira aqui!)

7-creches-escolas-super-interessantes

7 creches e escolas super interessantes

Veja agora as sete escolas e creches super interessantes que se destacam pelo ensino e arquitetura

Aqui no Ateliê sempre buscamos inspirações e referências em projetos bacanas e inovadores de escolas pelo mundo. Essa pesquisa constante é que nos faz acreditar ainda mais no poder da arquitetura no processo de aprendizado.

Selecionamos algumas escolas conhecidas mundialmente que aproximam a pedagogia da arquitetura e do design e que vão trazer um novo olhar para gestores e arquitetos que, como nós, adoram o mundo da educação.

Escole Martenalle Pajol

Em Paris, se destaca por suas diversas cores, texturas e formas dentro e fora da escola. O projeto foi feito pelo escritório Palatre & Leclère que restauraram um prédio de 1940,o resultado é incrível e mostra como um bom projeto escolar pode transformar qualquer espaço.

Ramat Hasharon

Escola localizada em Israel e se destaca por ser um ambiente aconchegante e moderno. todo o mobiliário foi especialmente desenhado para a escola e as cores suaves são parte fundamental da identidade visual dos espaços. Quem disse que escolas de educação infantil tem que que se concentrar nas cores primárias?

Centro Infantil Municipal El Chaparral

Esta escola localizada na Espanha, possui janelas de arco-iris, corredores e salas de aula com luzes multicoloridas que mudam conforme o sol se move. As cores invadem os ambientes de um modo marcante e ao mesmo tempo sutil. Veja algumas fotos incríveis desta escola.

Mama Smile

Creche localizada no Japão composta por mini casinhas com funções diferentes, é como uma pequena cidade para as crianças. Um espaço simples, mas muito aconchegante e que com móveis especiais e exclusivos tem ambientes de brincadeira muito diferentes do que estamos acostumados a ver na maioria das escolas do Brasil. Mais uma vez temos o predomínio de cores suaves.

Vittra School

Escola localizada na Suécia, os móveis são planejados, coloridos e muito confortáveis. A escola possui poucas salas e paredes, o que se tornou uma das ferramentas para o desenvolvimento educacional, o objetivo é criar um local que possibilite a comunicação entre os alunos. “Nós temos uma variedade de espaços e apostamos nisso para potencializar o aprendizado. Acreditamos que pedagogia e design têm que andar juntos”, disse o diretor de pesquisa e desenvolvimento da rede Vittra.

Green School

Construída com uma estrutura toda de bambus- inclusive a lousa- e suas carteiras não são quadradas. Existe uma piscina natural e as refeições são feitas sobre folhas de bananeiras. As crianças também aprendem cuidar de animais e plantações além de artes marciais. Incrível né? Essa escola já recebeu milhares de visitantes desde sua inauguração. Escolas com espaços totalmente voltados para o exterior e para a natureza são bem difíceis de se encontrar nas grandes cidades brasileiras.

Taka-Tuka Land

Está localizada em Berlim. A proposta era de aproveitar a estrutura pré-existente de um jardim para criar uma fachada que desempenhasse pepel interativo. E o mais legal de tudo isso é que o custo da construção foi extremamente baixo porque grande parte do material é reciclável.

O que acharam? Deixe seu comentário com sugestões, ideias e opiniões. Sempre que procuramos escolas super interessantes pelo mundo. A intenção é de mostrar o quanto os ambientes de ensino podem fugir dos padrões convencionais a que estamos acostumados.

Escolher algum espaço específico dentro da escola para utilizar soluções inovadoras, pode transformar a escola convencional em uma escola inovadora.

Se você também quer que a sua escola seja muito melhor entre em contato com nossa equipe, nos mande um e-mail no atelieurbano@atelieurbano.com.br.
Até a próxima!