Quando será a volta às aulas?

Um ano de pandemia. E quando será a volta às aulas?

Quando será a volta às aulas?

Era março de 2020, o Covid havia chegado ao Brasil. Silêncio na rua. Fechamento das escolas. 

As instituições de ensino foram trancadas e, um ano depois, sua reabertura ainda é ensaiada, a passos lentos, cheia de indefinições. Ainda não sabemos exatamente quando teremos uma volta às aulas como sonhamos.

Nosso país continental tem realidades absolutamente distintas e, neste momento, existem cidades que vem retomando as atividades nas escolas lentamente com algum sucesso e cidades que estão em lockdown devido ao grande aumento do número de casos nas ultimas semanas.

Durante todo este último ano acompanhamos discussões prós e contra à retomada das aulas. Em poucas das que acompanhei eu encontrei um consenso. Especialistas em educação, médicos, cientistas, todos tinham opiniões diversas sobre a reabertura das escolas. 

Fica a pergunta: quando deve acontecer à volta às aulas?

Enquanto isso, as escolas faziam o que podiam: implantação do ensino remoto, treinamento de professores pra usar as ferramentas virtuais, malabarismos para fazer com que os pais não cancelassem matrículas, gestão de caixa e adequação de suas instalações para uma possível volta às aulas.

Foi um ano de enormes desafios e algumas escolas sucumbiram. Principalmente as menores, focadas no atendimento a bebês e crianças de até 5 anos. Não aguentaram a inadimplência, a falta de apoio do governo, o rompimento de contratos.

Para nós, é muito triste acompanhar estes sonhos interrompidos. Enquanto aguardavam a volta às aulas, escolas tradicionais com mais de 20 anos de trabalho foram fechadas. Ficou muito difícil sustentar um negócio com a necessidade de tanta tecnologia.

Por acompanhar de perto a rotina de gestores, também sentíamos a angustia das idas e vindas com relação às previsões de retorno. Os prazos para a retomada iam sendo anunciados e adiados num piscar de olhos infinito.

Além disso, também somos mães e foi muito difícil ver nossos filhos tristes por não ter o convívio diário com colegas e professores. 

Ainda não sabemos o impacto que um ano sem escola terá na vida dos estudantes. E olha que aqui falo de uma perspectiva de privilégios, pois posso proporcionar a meus filhos uma escola com ensino remoto ininterrupto, internet de qualidade e professores dedicados. Tudo no conforto do nosso lar. Mas sabemos que isso é para poucos.

O efeito disso só saberemos com o passar do tempo e com o trabalho de especialistas que certamente já estão pesquisando sobre o assunto.

E já podemos viver com segurança?

Como esperado, 2021 chegou. Estamos em março e este aniversário de pandemia é algo que ninguém gostaria de passar. Eu, ingenuamente, acreditava que, um ano do início desta loucura, tudo estaria diferente. Não uma vida sem restrições, mas um dia a dia mais tranquilo, com mais segurança e com todos na escola.

Porém, o cenário é bem diferente do que o meu otimismo idealizou. Mesmo acompanhando a diminuição do número de infectados pelo Covid no mundo, aqui no Brasil a situação ainda é extremamente preocupante e a pandemia se apresenta sem controle.

A verdade é que não temos a menor ideia de quando será o final disso tudo. Se o início da vacinação é um alento, a velocidade da imunização ainda é muito baixa e não nos garante uma vida “mais ou menos normal” num curto prazo.

Portanto, seguimos com a esperança de dias melhores para todos e, em especial, para o segmento da educação.
Aqui, atrás desta tela, tem alguém que torce para que a volta às aulas aconteça o quanto antes.

Diante disso, torço também para que as escolas consigam cumprir todos os protocolos de forma que TODOS se sintam seguros.
Visto que a escola é mais do que um lugar em que se aprende português e matemática, é fácil concluir que educação é assunto sério e precisa ser tratada sempre como prioridade. É espaço de encontro, de descobertas, de trocas, de colaboração, de criação de memórias e de viver.

Espero em breve visitar escolas com salas lotadas, pátios barulhentos, sorrisos esparramados e abraços apertados.

Enquanto isso, seguimos com o nosso trabalho, vamos adaptando as escolas a esta nova realidade, projetando novas escolas para gestores mais preocupados com a saúde de seus espaços e mostrando a alunos que a escola pode, e deve, ser um lugar divertido.

transformacao-colegio-batista

Transformação de Escolas – Colégio Batista

Clientes especiais sempre rendem trabalhos únicos de arquitetura escolar e que nos enchem de satisfação. É o caso do Colégio Batista da Vila Mariana

Como começou?

Nossa história começa em 2008 com uma pequena reforma (acesse nosso e-book GRATUITO sobre reformas nas escolas) que fizemos na Igreja Batista, prédio que fica ao lado do Colégio. Logo em seguida tivemos a primeira intervenção no prédio do Colégio: os novos sanitários do térreo.

Depois fizemos a renovação de todo Santuário, uma obra de cerca de 70 anos e que nunca havia passado por uma reforma. Foi um grande desafio e o resultado ficou incrível!

Como funcionou o processo de regularização?

Em 2012 iniciou-se o processo de regularização junto à Prefeitura de São Paulo de várias partes dos dois prédios (Igreja e Colégio) e que estavam com áreas sem aprovação.

Neste momento surgiu a solicitação de adequação de toda a acessibilidade e criação de rotas de fuga nos dois prédios. Além disso seria feita a reforma de dois pavimentos do colégio que são dedicados à educação infantil e berçário.

Durante quatro anos estivemos envolvidos no projeto de reforma da escola e depois na execução das obras. Foi um trabalho que demandou bastante conhecimento técnico, pesquisa, proximidade com o cliente e atenção aos detalhes.

Sobre a acessibilidade…

Seguindo as premissas dadas pela legislação foram criados dois novos elevadores e duas rampas de acesso (cada um deles em um dos prédios) e uma nova escada que serve como rota de fuga para a Igreja.

Os dois edifícios, apesar de separados visualmente, tem circulações internas e usos comuns e por isso entender muito bem como tudo funciona fez toda a diferença na hora de pensar nas melhores soluções.

Escolhemos a estrutura metálica como método de construção para as novas estruturas que seriam erguidas, com isso economizamos tempo na obra.

Surpresas!

Como toda boa reforma de escola, tivemos algumas surpresas! Uma delas foi a fundação do prédio do Colégio que apareceu quando escavamos o subsolo para colocação de um dos elevadores.

Conseguimos contornar todos os percalços e em 2016 a obra foi concluída.

Toda a nova estrutura construída para atender à legislação de acessibilidade era enorme e queríamos que ela ficasse bonita na fachada e se integrasse totalmente aos dois prédios.

Então tiramos partido das cores para que a fachada da escola ficasse bonita e atrativa. O amarelo e o cinza predominam, mas temos o verde nas torres dos elevadores e a cerâmica vermelha original da fachada do colégio que dão o contraste que queríamos.

Reformas de escola como essa demandam um planejamento muito grande já que a transformação é total e geram grande impacto no dia-a-dia da instituição.

Antes de começar todo o quebra-quebra foram feitas muitas reuniões e pensadas em diferentes alternativas para que toda a comunidade escolar sofresse o mínimo possível.

O projeto foi apresentado aos pais antes do início das obras e durante toda a reforma foram feitas reuniões esporádicas apresentando o andamento das obras e mostrando como o processo foi evoluindo.

Manter as pessoas cientes dos passos que tem sido dados deixa todos mais tranquilos e faz com que se sintam participantes do andamento da reforma.

Hoje o Colégio Batista consegue atender a todas as pessoas, a inclusão é total e ficamos muito felizes em fazer parte desta história.

7-truques-para-renovar-sua-fachada

7 truques para renovar a sua fachada e aumentar (e muito) o seu número de alunos

Todos os dias passamos por dezenas de estabelecimentos comerciais.

Durante os nossos caminhos diários alguns desses estabelecimentos nos chamam a atenção enquanto outros nós nem percebemos que existe.

Com a sua escola funciona do mesmo jeito.

E você já parou para pensar nisso? Você pode imaginar o quanto fachada da escola pode atrair olhares (e alunos) para a sua instituição? (acesse o nosso e-book de como tornar a sua escola mais atraente). E mais, você já se deu conta que a fachada da sua escola pode estar “espantando” novos alunos?

Assim como uma loja, um banco ou um supermercado a fachada da escola deve transmitir uma mensagem, um conceito.

É a primeira impressão que seu cliente em potencial tem de você e é a sua chance de se destacar da concorrência.

Como nem sempre há tempo hábil ou orçamento suficiente para grandes transformações fizemos este post com soluções rápidas e que você pode aplicar agora mesmo.

Com estas 7 dicas você conseguirá dar uma nova cara à sua fachada de forma ágil e com custo reduzido.

  1. Lavagem

Muitas vezes o problema das fachadas de escolas é um só: sujeira. Principalmente em grandes cidades, a fuligem gerada pela poluição deixa tudo meio cinza. Uma boa limpeza utilizando uma máquina de lavagem com alta pressão pode dar uma vida nova a muros e letreiros.

  1. Pintura

Uma nova cor pode mudar totalmente o visual da sua fachada e atrair muito mais olhares. É como mudar a cor do cabelo, a diferença não passa sem ser notada.

É importante escolher uma cor que converse com o seu logo e que faça parte do conceito da escola. Não exagere!

Outro detalhe importante: antes de executar uma nova pintura deixe a parede de base livre de rachaduras e fissuras.

  1. Troca de logotipo

Com a ação constante do sol e da chuva o logotipo da fachada da sua escola pode ficar desbotado, com as cores apagadas e sem graça.

Há ainda a possibilidade de as letras ou desenhos terem se soltado da parede e então o nome da sua escola fica “capenga” com uma sílaba inacabada ou com uma ilustração que falta um pedaço.

Tudo isso denota falta de manutenção e é péssimo para a imagem da sua escola.

Se você se viu nesta situação, está na hora de trocar o logo da sua fachada.

  1. Mudar o logotipo de lugar

Recentemente fizemos a reforma da fachada de uma escola e os gestores queriam que o logotipo ficasse num ponto do muro mais próximo à entrada dos alunos. Entretanto neste lugar havia uma árvore e um poste que prejudicavam a visualização da marca do colégio.

Mostramos através de uma fotomontagem o quanto seria melhor alterar o local do logo e então eles perceberam o quanto ficava difícil enxergar a marca no local que eles queriam.

Encontrar o local da fachada da escola onde o logotipo fica mais visível é um ponto de extrema importância e que pode você se destacar ou sumir frente aos concorrentes.

  1. Iluminação

De nada adianta uma fachada de escola linda que não pode ser vista tanto durante o dia quanto durante a noite.

Ao cair da tarde e durante a noite a fachada de escola bem iluminada se destaca no entorno. Muitas pessoas que estão voltando para casa ou passeando podem ver a sua escola nestes horários e então se interessar em conhece-la.

Este é o tipo de obra rápida que pode ter um efeito incrível na sua fachada.

  1. Jardins

Que tal um pouco de verde na sua fachada?

Não precisa ser uma árvore enorme ou forrar de grama toda a calçada. Falamos aqui de um jardim pequeno que pode trazer mais charme à fachada da escola.

Pense em pequenos canteiros junto ao muro frontal ou colado à guia da calçada com flores e bastante cor.

Vasos também são bem vindos. Hoje há uma infinidade de modelos de vasos, de diversos materiais, formas e tamanhos que podem acolher desde pequenos arbustos até árvores frutíferas.

  1. Crie um mural

Criar um mural de recados, exposição de trabalhos de alunos ou divulgação de festas e datas comemorativas pode ser uma forma de deixar a imagem da sua escola na cabeça de quem circula pelo bairro.

Mostrar na fachada da escola um pouco do que acontece dentro da instituição pode ser uma maneira de seu público conhecer mais do modo como vocês trabalham e de quais as atividades que os alunos desenvolvem.

Esta é uma maneira de atrais atenção pincipalmente de quem circula a pé pela região.

Aplicando estas dicas na fachada da sua escola, certamente você chamará muito mais atenção e conseguirá se destacar frente à concorrência.

Aqui no Ateliê nós adoramos criar fachadas de escolas com soluções criativas e cheias de criatividade.

Se você acredita que uma nova fachada é tudo o que a sua escola precisa e não sabe por onde começar, fale com a gente.

Mande um email para o atelieurbano@atelieurbano.com.br ou ligue pra gente no  11 3872 3701 e vamos conversar.

arquitetura-para-escolas

Arquitetura para escolas: Por que contratar um escritório especializado?

Ser especializado em arquitetura para escolas faz com que nós saibamos quais são as suas necessidade, gestor!

Vamos começar este post com uma história!

Imagine que você esteja convivendo com uma dor no joelho que não cessa. Ela começou com uma pequena pontada, mas com o passar do tempo foi se complicando e agora tem realmente atrapalhado a sua vida. Você já não consegue andar muito e subir uma escada se tornou tarefa dolorosa. No princípio você achou que era uma bobagem e tomou um remédio que tinha em casa. A dor passou e quando voltou já foi mais intensa. Depois você conversou com uma amiga que já teve um problema parecido e ela indicou uma medicação mais forte. Mas o alívio durou pouco e agora você tem que procurar um médico.

Mais do que um médico, você procurou um médico especialista. Aquele que conhece a fundo o seu problema e que sabe quais são as soluções viáveis para o seu caso específico.

Com a arquitetura escolas não é diferente

Assim como o médico especialista, o arquiteto que tem um nicho claro de atuação tem uma formação voltada à solução das dores daquele cliente. E é assim que atua o Ateliê Urbano, escritório de arquitetura para escolas. Desde o momento que decidimos que seríamos um escritório de arquitetura para escolas, começamos a mergulhar em todo o universo da Educação. Sim, porque o nosso trabalho muitas vezes ultrapassa a arquitetura para escolas.

Nós temos o dever de conhecer quais os rumos que toma a educação no Brasil e no exterior e estamos conectados a este tipo de informação o tempo todo. Estudamos linhas pedagógicas, estamos sempre em contato com profissionais da área e inclusive já realizamos eventos para fortalecer a troca de informações entre gestores.

Ser especializado em arquitetura escolar faz com que nós saibamos quais as necessidades de todo que frequentam a instituição

Em um espaço escolar, existem diversos tipos de necessidades e interesses, vindos de diversos agentes: gestores, funcionários, professores, pais e alunos, é claro! Cada um deles vê a escola de uma forma diferente e buscam nela coisas diferentes. É preciso conhecer cada uma destas necessidades e agradar cada uma delas, buscando aproveitar totalmente o potencial de cada escola.

Uma outra característica importante dos projetos de arquitetura de escolas são as várias normas e leis a serem seguidas. Sendo um escritório especializado em arquitetura escolar, nós direcionamos os nossos esforços para entender como toda essa legislação funciona e o que podemos ou não fazer, principalmente quando o assunto são as reformas.

Isso economiza um tempo grande de projeto, pois profissionais que não tem esse conhecimento precisam de um tempo de pesquisa maior e que muitas vezes não existe. Além disso não há o perigo de fazermos um projeto e ele não ser aprovado pelos órgãos competentes porque não há sanitários suficientes, porque as salas de aula são muito pequenas, porque o lactário e o fraldário dividem o mesmo espaço. Possuímos conhecimento sobre acessibilidade, item essencial para que uma escola exerça seu dever inclusivo. Apenas um arquiteto especializado possui conhecimento para realizar todas essas tarefas de uma forma correta e competente.

já fomos contratados para resolver estes erros e sabemos como é desgastante ter que gastar mais tempo e mais dinheiro num conserto de algo que foi mal planejado.

A vantagem de contratar um profissional especializado em determinada área é conhecer mais a fundo aquele mercado. Com o atendimento a escolas dos mais variados portes e em diversas localizações, fomos aprendendo como estes negócios funcionam. Isso auxilia na indicação da melhor solução para o cliente. Já nos deparamos com gestores que estavam em dúvida sobre se deviam abrir uma nova unidade, se deveriam ampliar o seu berçário ou se deveriam pensar numa nova estrutura para introdução do ensino médio. Em todas estas situações o conhecimento do mercado nos deu mais segurança para ajudar na tomada de decisão.

Arquitetura para escolas é a nossa paixão!

Nesta jornada descobrimos que trabalhar com educação é uma responsabilidade muito grande. Mas a nossa maior descoberta foi a de que a arquitetura pensada para o aprender faz parte de um universo muito maior. Fazemos projetos em que o foco é o desenvolvimento humano. Criar espaços deste tipo é um grande privilégio para nós.

Acreditamos que o que sai das nossas pranchetas (ou dos nossos computadores…rs), pode transformar a realidade em que vivemos. Muitas das nossas lembranças da época da escola estão ligadas aos espaços que um dia frequentamos. Muito do nosso aprendizado pode ser estimulado ou diminuído pelos espaços que a escola oferece.

Criamos escolas criativas, inovadoras e que ficam para sempre na memória dos alunos. São espaços felizes e lúdicos, de acolhimento, de amizades e de muito conhecimento. Essa é a parte do nosso trabalho que mais ficamos felizes em entregar. Entretanto sabemos que sem muito trabalho isso é impossível. Estudo e conhecimento sobre educação são a base do nosso trabalho.

Se você precisa de um olhar de um arquiteto especializado em escolas para a sua instituição, entre em contato conosco!

Telefone: (11) 3872-3701

Ou pelo nosso e-mail: atelieurbano@atelieurbano.com.br.

Será um prazer conhecer melhor o seu negócio e explorar seu potencial!

Abraço e até a próxima.

 

photo-1496271198654-e39a8ab61865

Escolas Renomadas e o que você pode aprender com elas

Começar pequeno, pensando grande. Este é um lema que todo empreendedor deveria ter para si. Veja o que você tem a aprender com Escolas Renomadas.

Se estamos falando de escolas não poderia ser diferente. Quantas escolas renomadas começaram como uma pequena associação ou creche? Foram crescendo e se tornaram grandes nomes no mundo da educação.

Mas qual foi o caminho trilhado por estas instituições? Como estas escolas chegaram ao ponto em que estão hoje?

Este processo pode demorar, mas o mais importante é começar do jeito certo. Por isto resolvemos escrever este post mostrando o que as grandes escolas têm em comum e que pode fazer toda a diferença também na sua escola.

Planejamento

escolas renomadas

Esta palavra deve fazer parte do vocabulário diário do seu negócio, deve ser o seu mantra oficial. O planejamento serve para qualquer providência que você vá tomar na sua instituição, desde a troca de uma lâmpada até a contratação de pessoal.

Pode parecer um exagero, mas somente uma escola que encara cada ação bem sucedida como fruto de um plano bem elaborado é que consegue atingir o sucesso.

É o PLANEJAMENTO que faz com que você tenha tempo hábil e e recursos para fazer as mudanças estruturas que a sua escola precisa.

Equipe

escolas renomadas

Esse é o próximo ponto que faz com que as escolas renomadas cresçam seu nome no mercado. Um time bem treinado conhece a fundo os princípios da empresa. É um time com o qual você poderá contar a qualquer hora. Essas são as garantias de uma escola sadia.

Divida com sua equipe os seus planos, as vitórias do dia-a-dia e faça com que todos eles participem de alguma forma do processo de decisão e execução das ações. Reconheça e recompense os melhores, faça deles os mentores dos demais.

Desta forma você não terá mais funcionários, você terá colaboradores engajados e tão envolvidos quanto você no futuro da sua escola.

Marketing

escolas renomadas

 

Se você já se planeja e tem uma equipe comprometida com a sua escola o próximo ponto a se cuidar é o MARKETING. Atualmente você precisa aparecer na hora certa, para as pessoas certas. O marketing vai ajudar você a fazer com que o seu público alvo encontre a sua instituição.

As ferramentas de marketing digital disponíveis são grandes aliadas para quem quer se destacar no mercado e mostrar de forma séria como é o seu trabalho. Entrando em redes sociais e divulgando sua escola para o mundo você conseguirá se destacar das demais, se tornando uma escola renomada.

Aqui você deve tomar cuidado: o marketing da sua empresa deve ser verdadeiro. Deve mostrar o que realmente a sua escola tem para oferecer e porque ela é melhor que a do seu concorrente. A sinceridade e a transparência precisam sempre estar em primeiro lugar.

Projeto Pedagógico

Um PROJETO PEDAGÓGICO sério e bem embasado é o outro ponto que vai fazer com que a sua escola se destaque em frente à concorrência. É um ponto fundamental para ela se tornar uma escola renomada.

Pais estão preocupados sempre com a qualidade de ensino dos seus filhos. É seu dever oferecer a melhor educação possível, sempre. A sua escola é o espaço que pessoas procuram a fim de adquirir conhecimento. A responsabilidade de formar cidadãos mais preparados para o mundo é enorme e se você conseguir mostrar que tem a melhor forma de fazer, certamente ganhará a confiança de muitas pessoas.

Estrutura Física

escolas renomadas

Bem, toda esta preparação não serve de nada se a ESTRUTURA FÍSICA da sua escola não atende ao seu público de forma eficiente.

Se todos os pontos anteriores forem bem executados, certamente a procura pela sua escola será maior. Sua estrutura deverá estar preparada para receber a nova demanda que surgirá. Salas de aula, espaços de recreação, cozinhas, sanitários, área de atendimento aos pais… Cada trecho da escola deve representar seus valores e conversar com a sua proposta pedagógica. Isso se chama Identidade coesa.

Podemos dizer que o que separa as escolas renomadas que se destacam pela qualidade dos serviços é a excelência. Ser excelente não é fácil, mas fica mais fácil atingir este patamar se a busca pelo melhor acontecer desde o nascimento da instituição.

Comece hoje a implantar na sua instituição um processo de gestão de qualidade! Veja como os frutos deste trabalho serão visíveis muito mais rápido do que você imagina.

E se precisar de alguma ajuda nós estamos por aqui. Estamos esperando o seu email no atelieurbano@atelieurbano.com.br com dúvidas, sugestões e comentários.

Abraço e até a próxima.

capa-retrofit-esperanto-baby-bercario-no-tatuape

Um projeto de arquitetura escolar só termina com a obra concluída

O Ateliê Urbano não nasceu como um escritório que faz projetos de arquitetura escolar, isso foi acontecendo com o passar do tempo.

Hoje temos certeza de que as escolhas que nos trouxeram até aqui foram mais do que acertadas e sabemos também que unir arquitetura e educação em projetos de arquitetura escolar é a nossa missão. Muitos dos projetos para escolas que já executamos estão no nosso site, mas lá não colocamos a história detalhada de cada projeto já que optamos por ter um canal de divulgação mais leve e fácil de navegar.

Ficamos pensando que seria bacana pegar um desses projetos e mostrar como foi todo o processo, desde a criação até a implantação final.

Quem nunca contratou um arquiteto pode ficar um pouco perdido e não entender como é o caminho que começa no primeiro croqui e só acaba na entrega da obra. Que tal saber como tudo isso acontece?

Leia este post até o fim e veja como é este processo de transformação, mesmo com todos os seus perrengues!

O projeto de arquitetura escolar que escolhemos foi o projeto de um berçário que fizemos aqui em São Paulo e que nos deixou muito felizes com o resultado final.

projeto

Como tudo começou?

As gestoras nos encontraram pela internet, entraram em contato e então marcamos a primeira reunião.

Neste primeiro encontro elas nos contaram a história da escola, disseram onde seria o novo berçário e porque queriam abri-lo. Entendemos qual era ideia e como o Ateliê poderia ajudar, além das necessidades que precisavam ser supridas com esse projeto.

Muitas vezes nesta primeira conversa algumas ideias já aparecem e anotamos tudo que vai sendo falado.

Elaboração da proposta comercial

Com todos os dados em mãos elaboramos 3 documentos.

O primeiro deles é o briefing do projeto, ou seja, um documento em que colocamos todas as informações coletadas em reunião, as nossas impressões, o conceito que será a dotado no projeto e o que será entregue.

O segundo documento é a proposta para o projeto do berçário. Nela descrevemos quais serão as etapas do projeto, o prazo e o valor para a elaboração de cada uma delas e o que as gestoras receberiam em cada uma destas fases.

Finalmente temos a proposta de acompanhamento de obra, onde explicamos como funciona o trabalho de gerenciamento de obras feito pela nossa equipe e o valor para isso.

Todos estes documentos servem para que o cliente entenda o que ele está comprando, detalhamos ao máximo o que entregaremos e assim todo o processo de contratação é muito transparente.

Apresentação da proposta comercial

Numa segunda reunião nós apresentamos às gestoras a nossa proposta de valor e fechamos o contrato.

Foi muito bom saber que o que propusemos estava totalmente de acordo com o que elas precisavam, mas isso só aconteceu porque OUVIMOS o que elas tinham a nos dizer e soubemos realizar o que estava sendo requisitado.

E assim começamos a parte mais empolgante: o projeto de arquitetura escolar.

Primeiros passos do projeto do berçário

O grande desafio do projeto foi transformar o prédio desativado de uma antiga fábrica de bolsas em um berçário.

Começamos fazendo o levantamento físico e fotográfico do local. Mesmo quando nos são fornecidas plantas do imóvel, nós executamos a medição de todo o prédio. Assim garantimos que todos o projeto será feito com medidas reais! Isso é fundamental.

Em cima das informações que coletamos no local começamos a elaboração do que chamamos de ANTEPROJETO.

Esta é a fase do projeto de arquitetura escolar que consideramos a mais importante, é nela que surge a “alma” do projeto. Neste momento definimos o conceito do projeto de arquitetura escolar, as cores, os móveis, a fachada.

Apresentamos às gestoras as possibilidades de layout e as imagens de como a escola ficaria após as obras. Depois decidimos juntas as alterações e, após a revisão final, o berçário já tinha a sua cara.

Quanto vai custar a obra?

Com o ANTEPROJETO em mãos fizemos um pré-orçamento de obra: uma estimativa de qual seria o valor de investimento a ser feitor na reforma.

De posse deste valor decidimos alterar alguns acabamentos para que o projeto se adequasse ao investimento disponível. Tudo decidido, passamos ao projeto executivo e detalhamento do projeto do berçário.

Projeto executivo e detalhamento

Esta é a fase em que desenvolvemos os desenhos que vão para a obra. Neles indicamos todos os acabamentos que decidimos em conjunto com as gestoras: pisos, luminárias, louças e metais para os sanitários, móveis, etc.

Estes desenhos garantem que a obra aconteça com o mínimo de problemas e dúvidas, agiliza a construção e gera economia de tempo e dinheiro.

Por se tratar de um edifício antigo foi necessário contratar um engenheiro especializado e que fez os projetos de hidráulica e elétrica, inclusive uma nova entrada de energia.

Nesta etapa também fizemos o que chamamos de “compatibilização de projetos”. Isso significa que pegamos o projeto feito pelo engenheiro e colocamos no nosso projeto de arquitetura escolar. Somente depois de que tudo é conferido que todo o pacote é liberado para a execução.

Escolha da equipe de obra

O primeiro passo foi fazer o orçamento da obra. Foram chamadas três equipes que fizeram a visita ao local, receberam todo o pacote de projetos e entregaram suas propostas de execução de obra.

Nós acompanhamos estas equipes nas visitas, tiramos todas as dúvidas e recebemos os orçamentos. Depois conferimos tudo e depois fizemos uma reunião com as gestoras para apresentar cada uma das propostas.

A decisão final foi das diretoras. Elas analisaram a empresa que oferecia o melhor pacote e decidiram qual equipe faria o trabalho.

Começando a transformação

E então passamos para a hora mais esperada: o início do quebra-quebra.

O nosso papel durante a obra foi de fazer o gerenciamento. O que isso significa?

Nós fomos responsáveis por fiscalizar a execução dos trabalhos; fazer o orçamento de materiais; organizar a entrega e a troca dos mesmos, caso necessário; visitar fornecedores com as gestoras e cuidar de toda a parte burocrática da obra (cronograma de obra, planilha de pagamentos, comparativos de fornecedores, etc).

Fazer uma obra é sempre um grande aprendizado e uma grande satisfação. É acompanhar a transformação do espaço e administrar uma série de sentimentos que vão surgindo durante o processo: empolgação, frustração, insegurança, raiva…rs.

É uma montanha russa que adoramos.

E sempre dá tudo certo?

Neste projeto de arquitetura escolar tivemos gestoras que ajudaram muito. Tanto no processo de criação, quanto na execução do projeto. Participaram, mostraram o que gostavam e o que não gostavam, foram muito claras quando o assunto era o valor disponível para o investimento.

O que sempre acontece numa reforma são algumas surpresas que precisamos contornar.

Um belo dia chegamos à obra e descobrimos que havia um tanque de água subterrâneo exatamente no local em que plantaríamos uma árvore no pátio. Na verdade o tanque ocupava praticamente todo o pátio. Tivemos que fazer um canteiro mais alto para plantar a árvore.

Descobrimos também que o telhado tinha problemas e foi necessária a troca de todas as telhas. Esse foi um gasto extra que não estava previsto, mas que foi negociado com o proprietário do imóvel.

Um dos fornecedores atrasou muito a entrega de algumas peças e isso quase acabou com o nosso prazo de entrega. Decidimos então inverter a ordem de alguns serviços para que a obra estivesse pronta na data estipulada.

Imprevistos aconteceram, mas o importante foi a presença da nossa equipe na obra para a resolução rápida dos problemas que foram surgindo. Como disse no começo deste post, a transparência é um valor do qual não abrimos mão. Tudo o que acontece durante uma obra deve ser mostrado ao cliente. O nosso compromisso é com ele e por isso levamos tão a sério o envolvimento dele em todas as fases.

Encerramento do projeto de arquitetura escolar

Depois de 4 meses de muito trabalho, o berçário estava concluído. Foi lindo ver mais uma obra terminada! Um espaço que atendeu totalmente às expectativas e que deixou nossas clientes muito felizes.

Hoje o berçário está funcionando e é um sucesso na região! Virou uma referência no bairro e está em franco crescimento. Temos muito a agradecer à estas queridas gestoras que confiaram o seu negócio ao Ateliê e acreditaram que poderíamos fazer um trabalho especial. Projeto de arquitetura escolar é a nossa principal motivação! Se você também quiser conhecer o nosso processo de trabalho, vamos conversar?

Mande um email para o atelieurbano@atelieurbano.com.br ! Ou entre em contato por telefone no 1138723701

Nos conte a sua história! Será um prazer ajudar no seu negócio.

Até a próxima!

plan-1859394_1920

Por que contratar um arquiteto? Confira 5 bons motivos

No Brasil temos a tradição da autoconstrução. Mas esse costume pode trazer uma série de malefícios na hora de realizar uma obra. Confira por que contratar um arquiteto.

Todo mundo tem aquele amigo que indica um empreiteiro “ótimo” que resolve tudo e dá “um monte de ideias”. Existem uma série de problemas nessa situação: muitas vezes o tal empreiteiro nem sempre tem toda esta experiência; não assume os riscos de que uma obra apresenta, pois atua num mercado informal; fatalmente sua obra irá durar mais tempo e ficará mais cara do que foi pensado inicialmente. Esses são apenas alguns motivos de por que contratar um arquiteto.

Este é um cenário comum e que é reforçado pelo desconhecimento. Muitas vezes as pessoas não entendem muito bem o que faz um arquiteto. Acham que custa muito caro de contratar e ficam na dúvida sobre se é este o profissional mais indicado para resolver os seus problemas.

Pensando em esclarecer todas estas questões fizemos este post com os 5 principais motivos do por que contratar um arquiteto. Vamos a eles:

  1. O arquiteto é um especialista!

Imagine a maior dor de dentes que uma pessoa pode sentir, numa situação dessas qual o profissional que lhe vem à cabeça? Um dentista, claro!

Você sabe que só ele pode dar um fim à dor que não lhe deixa trabalhar e que roubou até o seu sono.

Se você pretende construir ou reformar a situação é exatamente a mesma. Somente um especialista pode lhe indicar as melhores soluções e fazer com que você se sinta seguro.

O arquiteto é o profissional que reúne todas estas características e que consegue aliar a técnica e a estética. Afinal não basta ser bonito, tem que funcionar… Mas também não adianta funcionar e ser horroroso.

As soluções dadas por um bom profissional funcionam e agradam ao olhar. Por que contratar um arquiteto em uma reforma? Pois apenas um arquiteto tem uma visão global que impede que a sua reforma se transforme em um verdadeiro “Frankenstein”.

  1. Por que contratar um arquiteto é sinônimo garantia e segurança?

O arquiteto está habilitado a desenvolver projetos seguindo todas as leis e normas vigentes de acordo com o local em que será feita a obra.

É importante saber também que todo arquiteto profissinoal deverá emitir uma RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). É um documento expedido pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) no qual ficam claros quais os serviços que serão prestados e sobre os quais haverá uma responsabilidade civil caso aconteça algum problema.

A partir do momento que você contrata um arquiteto responsável pela sua obra você tem a garantia de que o trabalho será executado dentro de padrões de segurança e terá toda a documentação que atesta isso.

  1. O arquiteto ajuda você a PLANEJAR

Imagine que você vai comprar um carro. Você pesquisa os modelos que se encaixam na sua meta de investimento, analisa os valores de IPVA e seguros, confere o tamanho do porta-malas, compara os itens de segurança, faz um “test drive” e somente depois você executa a compra.

Todo este processo faz parte de um PLANEJAMENTO voltado a um investimento importante e que é fundamental.

Se o assunto é um projeto ou uma obra o raciocínio deve ser o mesmo. Sem planejamento você se perde nas atividades e na ordem de importância das coisas.

O arquiteto é o profissional que te ajuda neste processo, que se inicia com o projeto. Logo após passa pela quantificação de materiais, criação de um cronograma de obras, contratação de mão de obra, etc, etc. Sem ele a chance de errar na hora da tomada de decisão é muito maior.

  1. O arquiteto gera economia de TEMPO e de DINHEIRO

Com o planejamento sua obra tem um prazo de execução menor.

No exterior, 80% do tempo de uma obra é gasto com o projeto e o planejamento e apenas 20% é gasto com a construção em si. Já no Brasil a situação é inversa.

Qualquer grande investimento demanda um pensamento cuidadoso. São cercados todos os possíveis problemas que possam surgir e agir quando há certeza quanto à melhor solução a ser aplicada.

Hoje, no nosso país, a média de desperdício numa obra pode chegar aos 30% , acarretando em um aumento no custo da produção em torno de 20%.

Pois é, estes números podem ser muito reduzidos com a escolha correta dos materiais, a contratação de mão de obra especializada e o controle das compras. Mais algumas funções que um arquiteto desempenha durante o gerenciamento da sua obra.

É ótimo saber o quanto você vai gastar, como vai pagar os fornecedores e quanto tempo será necessário para que a sua obra esteja concluída, não? Tudo isto pode ser feito através do gerenciamento, com a execução de cronograma de obra, planilha de pagamentos e comparativos de orçamentos entre os fornecedores.

Aqui no Ateliê temos todos estes serviços e trabalhamos junto aos clientes visando o emprego correto dos recursos disponíveis.

  1. O arquiteto fala a língua dos fornecedores

Muitas vezes você vai ao médico e não entende muito bem o que ele está dizendo, já sentiu isso numa obra também?

O arquiteto ajuda na “tradução” da linguagem técnica, explica o passo a passo da obra e facilita a conversa com os fornecedores. Ele é o intérprete do projeto e da obra, com que os clientes saiam da escuridão que é o início de uma obra e encontrem a luz no final do túnel.

Eu sou capaz de apostar que você já se viu numa situação em que esteve totalmente nas mãos do pedreiro ou empreiteiro. Sem saber o que fazer acabou acatando as sugestões dele, e no fim o resultado final não foi o esperado.

Uma equipe técnica de qualidade é capaz de afastar esta insegurança e gerar resultados surpreendentes.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, nós estamos aqui para te ajudar. Envie sua mensagem para atelieurbano@atelierbano.com.br e responderemos com o maior prazer. Ficaremos felizes em te ajudar com as obras também!

Abraço e até a próxima!

Nubo

Escolas estrangeiras: o que elas podem nos ensinar?

O Ateliê Urbano sempre procura referências fora do Brasil. Estudar escolas estrangeiras nos possibilitam trazer para os nossos clientes soluções inovadoras, que surpreendam e que gerem o famoso efeito “UAU”.

Nestas nossas buscas, encontramos soluções incríveis em arquitetura escolar, e a maioria delas está intimamente ligada às transformações que os métodos de aprendizado têm sofrido na última década. Transformações ligadas principalmente ao avanço da tecnologia e sua entrada na sala de aula.

Você pode estar pensando que estas escolas estrangeiras fizeram modificações drásticas em seus espaços. E que para isso é necessário um investimento financeiro muito alto, fora da realidade das escolas brasileiras. Este post é justamente para te mostrar o contrário.

1- Salas de aula 

O primeiro espaço que tem sofrido grandes alterações dentro das escolas é a sala de aula.

Sim, aquele modelo do professor que fala e do aluno que escuta sem muitos questionamentos, está desaparecendo nas escolas estrangeiras.

E o que isso influi no projeto da sala de aula?

As salas hoje seguem a tendência de um layout mais flexível, onde as mesas possam assumir diferentes configurações.

Os alunos podem trabalhar sozinhos ou em grupos. Muitas escolas estrangeiras investem até em um mobiliário desenhado com exclusividade de modo a atender a esta nova demanda.

Este filme feito na Albemarle County Public School nos Estados Unidos mostra um pouco deste novo conceito de sala de aula.

À primeira vista o ambiente até parece meio caótico, mas ele conversa totalmente com a proposta da escola de deixar os alunos a vontade descobrindo qual o melhor local e forma de trabalho.

É claro que este modelo pode não funcionar em todas as escolas. Entretanto a nossa intenção aqui é mostrar como soluções simples, e móveis encontrados em qualquer escola podem proporcionar este tipo de experiência.

A grande questão é: se a sociedade mudou tanto em tão pouco tempo, porque as nossas salas de aula continuam com o mesmo desenho de 70 ou 80 anos atrás?

2- Pátios

Uma outra área que sofreu uma transformação significativa são os pátios das escolas.

Se antes as áreas externas das escolas tinham como única função a brincadeira (obviamente as brincadeiras são peças-chave no desenvolvimento dos alunos), hoje elas são espaços de investigação e conhecimento, verdadeira extensão das salas de aula.

Cada pedacinho de jardim pode se transformar num laboratório de biologia ou abrigar um projeto de matemática. Os pátios das escolas também são propícios para o ensino de educação ambiental e sustentabilidade.

É possível criar uma cisterna de coleta de água de chuva e até um centro de triagem de resíduos recicláveis, novamente com poucos recursos e muita colaboração.

Todas estas transformações impactam diretamente no crescimento intelectual e emocional dos alunos.

As escolas estrangeiras já descobriram ambientes que promovem a colaboração e a interatividade. E elas acabam por transformar crianças em adultos mais seguros e com mais consciência de seu papel na sociedade.

Os projetos de arquitetura escolar devem olhar para este novo mundo que vem surgindo.

Inovação e criatividade andam juntas. O papel do arquiteto é se utilizar destes dois conceitos para criar escolas que estimulem o aprendizado de seus alunos.

Aqui no Ateliê transformamos toda esta inspiração que encontramos nas escolas fora do Brasil em ideias possíveis para as escolas de nossos clientes. (confira aqui!)

Canva - Man Wearing Black Denim Pants With Carrying Hammer on Holster

Passo a passo para realizar obra nas férias de final de ano

E quando chega dezembro vemos o mesmo movimento: as escolas correm para fazer a obra necessária nas férias escolares, seja de manutenção ou reforma, sem projeto e sem planejamento, e a dor de cabeça está garantida!

Sempre reforçamos com nossos clientes a importância de fazer a obra nas férias de maneira pensada. Saber quanto tempo  irá durar e quanto custará é fundamental.
Executar obras informalmente é um hábito no nosso país.  Mas todos sabemos o quanto esta tradição gera prejuízos e dores de cabeça, que poderiam facilmente ser evitados.

Como? Fazendo um projeto!

Quem nunca começou uma obra e de repente se viu dentro de uma confusão interminável com o pó, o barulho e os gastos se estendendo muito mais do que havia sido pensado? Pois é, mas nestes casos PENSAR não é o suficiente. PLANEJAR deve ser a palavra de ordem.

Para que as obras nas férias não se transformem em um pesadelo sem fim, elaboramos um passo a passo que vai facilitar muito a sua vida: Não deixe para a ultima hora!

Este talvez seja o erro mais comum. A correria e as resoluções do dia-a-dia que os gestores enfrentam acabam por empurrar as decisões sobre as obras nas férias para o último momento. Quando menos se espera, dezembro já chegou. Nada foi planejado, muitas vezes nem o escopo dos trabalhos foi decidido. É neste momento que são tomadas as decisões de forma atropelada e os trabalhos são colocados no colo de profissionais que muitas vezes não tem o preparo correto. Para que tudo aconteça como foi imaginado é comum que tenhamos uma verdadeira corrida contra o tempo regada à embates com a equipe de mão-de-obra e dificuldades de execução. Tudo isso pode ser evitado com a definição antecipada dos objetivos da obra: quais os espaços serão modificados e como estes deverão ficar.

Tenha um valor de investimento pré-definido

Começar uma obra nas férias sem ter um orçamento pré-definido é como fazer uma viagem sem saber qual é o destino final: não existe um ponto de chegada! Estabelecer uma meta máxima de gastos é fundamental, não se pode iniciar os trabalhos sem um limite claro. É isto que vai definir o que será possível executar e o que deverá ficar para uma próxima etapa. Lembre-se: nenhuma obra deve prejudicar a saúde financeira do negócio!

Defina um prazo

As escolas têm ficado fechadas por períodos cada vez mais curtos. Pais solicitam escolas funcionando praticamente 365 dias por ano, e as obras nas férias tem tido seus prazos diminuídos sensivelmente. Com este cenário é importante saber exatamente qual o período disponível para as obras, já descontando os feriados desta época.

Escolha fornecedores e prestadores de serviço de confiança

No final do ano muitas empresas entram em férias coletivas, muitas fábricas param sua produção em novembro e a mão-de-obra comumente não está a disposição. Tudo isso colabora para que seja formada a “tempestade perfeita”. Para uma obra nas férias é fundamental fazer a compra de materiais com antecedência, para que todos cheguem a tempo. Muitas vezes há peças que podem demorar até 45 dias para estarem no canteiro (contando desde a sua produção até sua entrega). O segundo ponto crucial é contratar a mão-de-obra que esteja disponível nesta época de festas. Já tivemos clientes que nos procuraram quando a mão de obra que havia sido contratada simplesmente não apareceu! Isso é mais comum do que pensamos e pode acontecer com qualquer um. Busque por profissionais com referência e que sejam indicados, além disso firme um contrato prévio com o estabelecimento de multa caso haja desistência.

Faça um projeto para a obra nas férias

Todos os passos anteriores só terão eficácia com um PROJETO definido. É no projeto em que são colocadas todas as especificações de materiais de acabamentos, luminárias, portas e janelas, mobiliários, etc. É no projeto que encontram-se especificações de peças e materiais, facilitando as compras. Sem falar no desperdício ou excesso de material. Tudo isso significa economia de tempo e dinheiro nas obras das férias!

Qual é o segredo para que esse passo a passo para a realização de obra nas férias funcione?

Contrate um profissional! Um bom profissional fará um projeto que se encaixe no orçamento e no prazo definidos. Além disso, ele poderá indicar fornecedores de confiança para a execução das obras nas férias. Poderá também, fazer o gerenciamento da obra, garantindo que tudo acontecerá de acordo com o planejamento.

A contratação deste profissional deve ser feita com a maior antecedência possível. Se pensarmos em obras de pequeno e médio porte o mês de Setembro é um limite possível. Para obras maiores os planos devem começar antes.

Se você quer executar obras no final do ano e não sabe por onde começar podemos te ajudar.

Entre em contato com a nossa equipe e marque uma reunião para que possamos conhecer o seu caso e montarmos um plano de ação para as suas obras nas férias sejam um sucesso!

escola

5 coisas que estão colocando sua escola em risco

Não dar a devida atenção à manutenção da estrutura escolar pode colocar sua escola em risco.

Gerir uma instituição de ensino não é tarefa fácil. Os cuidados e a atenção são divididos por temas variados: controle e gestão de equipe, dedicação aos alunos, supervisão do andamento da proposta pedagógica e desempenho dos alunos e… manutenção da estrutura física.

Este último item costuma tirar o sono dos gestores. Devido ao fato de englobar assuntos totalmente fora do universo da educação e que precisam de uma mão de obra que muitas vezes não é tão especializada quanto deveria.

Bem, quando falamos em estrutura física em escolas devemos pensar em detalhes (nem sempre tão pequenos) que podem causar graves acidentes e que devem ser olhados sempre com muito carinho.

Para facilitar a vida dos gestores elencamos aqui os 5 principais itens que não podem ser ignorados e que podem colocar a sua escola em risco. Vamos lá:

1. Instalações elétricas.

Muitas vezes nos preocupamos com o que está aparente e esquecemos de atentar ao que fica escondido dentro das paredes. Este é o caso das instalações elétricas.

A cada dia o número de aparelhos elétricos e eletrônicos vem aumentando e sem perceber eles são incorporados às escolas sem que seja feita uma revisão da entrada do quadro elétrico e da carga que o imóvel suporta. Um exemplo bem comum disso são os aparelhos de ar condicionado, que pedem uma instalação especial, e que nem sempre é executada da maneira adequada.

Outra situação muito comum é a locação de um imóvel que visualmente está ótimo, porém, tem fiação antiga ou poucas tomadas. E dá-lhe extensões, os famosos “benjamins” que se proliferam, e essas adaptações podem causar curtos circuitos e princípios de incêndio.

escola risco

Finalmente, é importante atentar para o estado em que se encontra o quadro de entrada. Não adianta ter toda uma fiação nova se a fonte que alimenta tudo isso está ruim, antiga ou não suporta uma sobrecarga.

Uma instalação elétrica moderna e segura é a garantia contra incêndio.

 2. Escadas

Se há uma estrutura que pode se tornar uma armadilha dentro de uma escola são as escadas.

Diversas escolas funcionam em edifícios que foram adaptados para esta função. E as escadas que eram existentes, não sofreram nenhum tipo de intervenção antes de a instituição iniciar seu funcionamento. Com isso, algumas regras básicas para o projeto e construção destas estruturas podem ter sido ignoradas e elas podem estar totalmente fora da norma.

 

Quem nunca subiu uma escada inteira sem dificuldade e tropeçou só no seu último degrau? Ou desceu a escada toda sem qualquer problema e no último degrau acabou pisando em falso?

Estas duas situações são muito comuns.contecem porque o primeiro ou o último degrau da escada foram feitos com uma altura diferente dos demais a fim de compensar um cálculo equivocado.

À primeira vista isso pode parecer uma bobagem, afinal é apenas uma questão de hábito. Quando passamos a utilizar aquele caminho todo os dias o nosso cérebro acaba por se “acostumar” e se adapta àquela escada.

Agora pense numa situação de pânico, em que é necessária a evacuação rápida do edifício. Certamente esta “bobagem” se transforma num problema enorme e que pode colocar muitas vidas em risco.

Outro detalhe muito importante nas escadas são os corrimãos. É muito comum encontrarmos corrimãos cujos desenhos não obedecem à norma NBR 9050 (a norma de acessibilidade). É muito importante que os corrimãos sejam de duas alturas, estejam em todas as escadas e rampas e sigam fielmente o desenho colocado na norma.

 

Novamente, se pensarmos numa situação de risco, os corrimãos devem oferecer segurança à pessoas com diferentes estaturas e diferentes condições de locomoção, de forma que todas consigam sair do prédio com calma.

Os trechos finais dos corrimãos devem ultrapassar em 30 cm o último degrau, e suas extremidades devem ficar bem próximas à parede, impedindo que numa situação de correria e pânico roupa e bolsas fiquem presas, e evitando acidentes graves.

Com estas dicas em mãos, dê uma olhada mais cuidadosa nos corrimãos da sua escola e veja se são necessárias alterações. Faça isso o quanto antes e fique tranquilo.

3. Pisos

Quando falamos de pisos beleza é fundamental… mas segurança também.

Muitas escolas funcionam em prédios alugados, e é comum escutarmos que o custo para a troca dos pisos é muito alto e que fica complicado mudar o que já existe.

A troca de piso realmente pode implicar em uma obra chata, a qual a sua instituição não tem prazo nem verba disponíveis, pode atrapalhar a sua vida e te causar um transtorno pelo qual você não quer passar.

Então aqui eu coloco uma questão. O que é mais caro? Fazer a troca do piso para algo que seja seguro e diminua sensivelmente o risco de acidentes? Ou encarar uma multa pesada provocada por um processo movido por um pai cujo filho caiu e se machucou?

Isso é mais comum do que se imagina.

Se pensarmos em todos os ambientes da escola, aqueles que necessitam de maior atenção quanto à escolha correta dos pisos são as áreas frias. Os sanitários, vestiários, cozinhas, áreas de serviço, etc. E também as áreas externas: acessos, pátios, quadras, etc. Isto se dá por que são os que apresentam mais risco aos alunos e à escola.

Pelo menos nestas áreas não dá para economizar. Esqueça aqueles pisos que ficam em pilhas enormes do lado de fora dos home centers naquela promoção incrível do final de semana!

E como escolher o piso correto?

O que determina se o piso é ou não antiderrapante é o seu coeficiente de atrito. A ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas) tem uma norma exclusiva para pisos, a NBR 13.817/1997. Nela estão todas as especificações possíveis e imagináveis sobre os revestimentos.

Já que estamos aqui para facilitar a sua vida, segue abaixo uma tabela que indica quais são os coeficientes de atrito exigidos para cada ambiente.

escola risco

Estes coeficientes estão indicados nas embalagens dos produtos. É fundamental que você se informe antes de fazer a compra e investir no produto errado.

Acidentes acontecem, é claro, anda mais quando falamos de crianças e adolescentes. O importante é que eles podem ser evitados. Basta termos um olhar mais cuidadoso e prestarmos atenção aos materiais que escolhemos para revestimento de pisos das escolas.

4. Falta de acessibilidade

Há algum tempo uma gestora nos contou uma história que vale a pena reproduzir aqui.

Ela tem uma escola de educação infantil aqui em São Paulo que não era adaptada ao uso para todas as pessoas, ou seja, não seguia a NBR 9050/2015. A escola já tinha muitos anos e nenhuma supervisora havia solicitado alterações no espaço, então ela foi levando.

Um dia ela recebeu a visita de um pai de aluno portador de necessidades de especiais, que se locomovia com o auxílio de uma cadeira de rodas. Ele simplesmente não conseguiu conhecer a escola. Ficou extremamente indignado com a situação e comunicou o Ministério Público sobre o ocorrido. Este, moveu uma ação conta a instituição.

Ele nem chegou a matricular seu filho na escola, entretanto o processo avançou. Além de todas as modificações físicas exigidas por lei, ela também teve que pagar uma multa muito pesada estabelecida pela justiça.

Se a escola dela não tivesse numa situação financeira controlada e ela não tivesse recursos, hoje a escola não existiria mais, simplesmente teria fechado as portas.

escola em risco

Não se adaptar à NBR 9050/2015 pode fechar a sua escola. Além de se colocar fora do mundo da inclusão e da educação para todos. Veja como ter uma escola acessível.

5. Forros

Forros e telhados geralmente só chamam a atenção quando há um vazamento. De repente cai aquela chuvarada de verão e tudo fica alagado. Só então vem à lembrança aquela manutenção que foi deixada para depois.

Mas os problemas com estas estruturas podem acontecer em qualquer época do ano.

Forros de estuque são comuns em casas antigas. Quanto maior a idade do imóvel maior é o risco de desabamento deste tipo de forro. Se forem notadas rachaduras e um aumento da quantidade de pó no ambiente é preciso ligar o sinal de alerta. É preciso agir com rapidez e substituir o estuque por outro tipo de forro.

Os forros de gesso são bem mais resistentes, desde que sejam bem instalados. Seu maior problema é sua baixa resistência à infiltração de água. Goteiras e vazamentos do telhado causam danos irreparáveis à este tipo de forro.

Os forros modulares de isopor são bem comuns em escolas. Entretanto, não são recomendados por conta da sua baixa resistência ao fogo.

5. Telhados

Nos telhados, os maiores perigos são estruturas deterioradas, sejam elas de madeira ou de metal. Enquanto as estruturas de madeira sofrem com a ação de cupins as estruturas metálicas podem oxidar com a presença de água.

 

As telhas quebradas ou deslocadas também são uma outra questão na manutenção dos telhados. Basta uma pequena falha na cobertura para que a água se infiltre e provoque danos em equipamentos e na instalação elétrica.

Finalmente o entupimento de calhas e coletores é mais uma dor de cabeça comum em escolas. Isso ocorre principalmente naquelas que tem muito verde em volta.

Todos estes problemas ficam “ocultos” e na correria do dia-a-dia nem sempre são lembrados. A melhor maneira de evitar todos estes contratempos e o surgimento de problemas maiores e que causem acidentes mais graves é a manutenção preventiva.

É preciso inspecionar os telhados, calhas, condutores e forros pelo menos a cada 6 meses. Desta forma as medidas necessárias podem ser tomadas com antecedência.

Estes são os 5 principais itens que podem colocar a sua escola (e consequentemente seus frequentadores) em risco.

Evitá-los é simples: manutenção, escolha dos materiais corretos e atendimento às normas e leis de segurança vigentes.

Sabemos que manter uma escola em ordem e funcionando como deve ser não é uma tarefa simples. Por isso, estamos à disposição para ajudá-lo no que for necessário.

Se você tiver qualquer dúvida pode nos enviar um email no atelieurbano@atelieurbano.com.br.

Nossa equipe está a postos para responder!